Você quer gerar mais tráfego para o seu site e, assim, aumentar o potencial para conquistar novos clientes? Sabe que o SEO marketing é importante para concretizar esse objetivo? Ótimo, então, você está no caminho certo! Sendo assim, já pensou em adotar algumas ferramentas de SEO?

As ferramentas certas podem tornar sua estratégia muito mais eficiente. Neste post, você vai descobrir as melhores alternativas disponíveis. Acompanhe!

Como as ferramentas de SEO podem auxiliar sua estratégia?

Não adianta nada mostrar a você uma lista completa com ferramentas para SEO se você não entender como elas podem realmente auxiliar sua estratégia. Então, vamos dar um passo para trás para responder a essa questão.

O fato de você buscar ler este artigo demonstra que sabe que a otimização SEO pode colocar seu site no topo das buscas e levar mais pessoas até ele. A questão é que muitas empresas fazem essa otimização baseando-se em impressões e palpites; às vezes, dá certo, às vezes, não. Por isso, a subida até o primeiro lugar nos resultados acaba por demorar um pouco.

Com as ferramentas de SEO, você tem o apoio dos dados. Suas decisões para a otimização de sites não são meras especulações. Por isso, a estratégia fica mais eficiente e, claro, os resultados aparecem mais rápido.

Quais as ferramentas para pesquisa de palavras-chave?

A primeira categoria é composta de ferramentas de SEO para pesquisar as palavras-chave que você deve usar no seu site, permitindo identificar aquelas que combinam maior volume de buscas e menor concorrência.

1. Keyword Planner – AdWords

O Keyword Planner do AdWords é uma das ferramentas SEO Google. Sendo mantida pelo maior buscador do planeta, não pode ser ruim, não é mesmo? As estimativas de volume de buscas que ela apresenta para cada palavra-chave são, provavelmente, as mais precisas. Outra vantagem é que, quando você insere uma palavra-chave, ela sugere várias outras relacionadas.

Para completar, é possível usar sua pesquisa de palavras-chave do Keyword Planner como base para anunciar no Google. Ou seja, não é apenas uma ferramenta para SEO, mas para SEM (Search Engine Marketing).

2. Übersuggest

O Übersuggest é um planejador de palavras-chave gratuito, desenvolvido pelo time do Neil Patel, um dos maiores especialistas em Marketing Digital do mundo. Uma das funcionalidades mais interessantes dessa ferramenta é que você pode pesquisar pelo domínio dos seus principais concorrentes e ela faz uma análise de site, apontando quais palavras-chave estão obtendo os melhores resultados.

Sim, o Google Trends é mais uma das ferramentas SEO Google. Porém, ele é diferente: o que ele faz é mostrar quais foram as tendências de busca de uma certa palavra-chave ao longo do tempo. Assim, é possível descobrir quais estão em alta e quais estão caindo.

Porém, tão importante quanto identificar as tendências crescentes é reconhecer aquelas palavras-chave que mantêm um volume de buscas estável ao longo do tempo. É com elas que você pode produzir conteúdo evergreen, isto é, um conteúdo que está sempre em demanda e continua atraindo visitantes mesmo anos após ser publicado.

4. SEMRUSH

Não poderíamos encerrar esta seção sem mencionar o SEMRUSH, provavelmente a ferramenta mais completa dentre as que mencionamos. Na pesquisa de palavras-chave, ele apresenta listas estendidas de variações, para aumentar a visibilidade do seu conteúdo. Além disso, ainda permite identificar alternativas de cauda longa, que têm menos volume de buscas, mas também enfrentam uma concorrência menor.

Quais são as ferramentas para análise On Page?

O SEO On Page é composto de otimizações feitas na sua própria página. No entanto, talvez você nem saiba que essas otimizações são possíveis ou necessárias. Por isso, é ótimo contar com uma ferramenta que faz a análise de site e aponta as melhorias que você deve realizar.

5. Screaming Frog

Screaming Frog é uma empresa de SEO do Reino Unido. Entre outras medidas, ela fornece um software chamado SEO Spider. Ele faz uma audição completa de SEO no site que você determinar, extraindo dados importantes, como os links quebrados. Com essas informações, você pode resolver problemas ocultos que estejam prejudicando a otimização SEO da sua página.

6. Google Search Console

As ferramentas SEO Google não param de aparecer em nossa lista. O Google Search Console é uma das favoritas de todo especialista em SEO. Basta instalar um código do Google no código-fonte do seu site, para que o Search Console comece a monitorar todos os aspectos do SEO On Page. Entre outras coisas, os relatórios apontam as páginas que não foram indexadas pelo Google, os links internos e a usabilidade do site em dispositivos móveis.

Quais são as ferramentas para análise Off Page?

Assim como existem aspectos do SEO que dependem de ações feitas no seu próprio site, também existem aspectos que dependem de ações externas. É o que chamamos de SEO Off Page. Entenda quais são as ferramentas relacionadas!

7. Majestic SEO

O Majestic SEO analisa os backlinks, isto é, os links externos que levam até o seu site. É possível descobrir quantos backlinks existem para uma certa página e qual é a qualidade deles. Você pode até receber um e-mail de alerta com os principais e novos a cada 15 dias.

8. Ahrefs

Outra ferramenta para acompanhar os backlinks é o Ahrefs, que promete atualizar o index de links a cada 15 minutos. Ele também faz a análise com dois indicadores próprios, classificação do domínio e classificação da URL, para determinar a força dos backlinks.

Quais são as ferramentas para monitorar posições?

No final das contas, depois de tantos esforços de otimização SEO, você vai querer resultados: posicionar-se bem nas buscas orgânicas. Para saber se atingiu esses resultados, é preciso contar com ferramentas de SEO para monitorar suas posições no Google e em outros buscadores.

9. Google Analytics

Sim, mais uma das ferramentas SEO Google. O Google Analytics mostra, entre muitos outros fatores, quais são as palavras-chave que estão levando visitantes ao seu site. Naturalmente, as palavras-chave que são maiores geradoras de tráfego são aquelas em que você está bem ranqueado; por outro lado, as que geram menos tráfego são aquelas em que seu site ainda tem baixa visibilidade. É uma maneira indireta de monitorar posições nas buscas.

10. SEMRUSH

O SEMRUSH volta à nossa lista porque ele também tem uma função específica para monitorar suas posições. O mais interessante é que você pode fazer uma comparação entre o seu ranking e o ranking dos seus principais concorrentes para as mesmas palavras-chave e descobrir quem está ganhando mais destaque no radar dos consumidores.

11. Pro Rank Tracker

Diferentemente das outras duas ferramentas de SEO nessa categoria, o Pro Rank Tracker é dedicado exclusivamente a monitorar posições. Com isso, ele também consegue ser mais eficiente nessa atividade.

Um exemplo é que você consegue descobrir, até mesmo, o ranking do seu site para palavras-chave nas quais você não estava tentando se posicionar. É uma excelente maneira de identificar oportunidades que estavam passando despercebidas. Outra função interessante é o agendamento de relatórios, que são feitos automaticamente na data definida e salvos no seu Google Drive ou Dropbox.

Esta é a nossa lista de ferramentas de SEO que podem fazer toda a diferença para o sucesso da sua estratégia. O próximo passo é com você: avalie as características de cada uma e escolha aquelas que são melhores para sua empresa.

Antes de ir embora, que tal aprender mais sobre Search Engine Optimization? Confira nosso post completo sobre o que é SEO!