A tecnologia está mudando a forma de fazer marketing. Para muitas empresas, os avanços tecnológicos e digitais foram peça-chave para o crescimento e o investimento nas áreas de marketing e vendas.

Pensando nisso, surgiram as ferramentas de automação de marketing, que auxiliam equipes e empresários a tornarem processos burocráticos e manuais tarefas simples, rápidas, práticas e personalizadas. Quer saber o que é um software de automação, como ele funciona, como escolher a melhor opção para o seu negócio e qual a importância de realizar esse investimento? Continue a leitura!

O que é e para que serve um software de automação de marketing?

O software de automação é uma ferramenta que auxilia na execução de tarefas do dia a dia. A ferramenta permite que você automatize alguns processos da empresa de forma simples e rápida. Com a configuração correta, algumas ações de comunicação acontecem automaticamente, evitando que muito tempo seja gasto nessas pequenas tarefas e permitindo que a sua equipe tenha mais tempo em mãos para ser estratégica.

As ferramentas de automação de marketing também permitem que você crie ações mais direcionadas de forma simples e rápida.

Um grande exemplo desse benefício são as segmentações de leads. Vamos supor que você utilize um software de automação e queira se comunicar com o seu público de forma precisa: a própria plataforma armazena informações sobre os clientes nas categorias pré-definidas pela sua empresa, o que facilita a segmentação com base nos seus interesses — região, faixa etária, produtos ou serviços contratados etc.

Como escolher o melhor software para automação?

As ferramentas de automação de marketing ganharam cada vez mais visibilidade e, por isso, existem diversas opções disponíveis no mercado. Para escolher a melhor, confira, a seguir, alguns tópicos que precisam ser considerados.

Defina seu objetivo

O primeiro parâmetro que você precisa ter é seu objetivo claro. Analise a sua empresa e o que você espera de um software de automação.

Com o crescimento do mercado, surgiram várias soluções diferenciadas, com focos distintos e que, portanto, precisam desse objetivo claro para serem contratadas.

Durante a criação do seu planejamento, defina seu objetivo e determine para quais atividades você precisará de uma ferramenta de automação de marketing. Essa informação o norteará durante toda a busca por um bom software.

Considere a usabilidade

A usabilidade é um dos fatores mais importantes ao contratar um software de automação. Imagine que você contratou uma ferramenta e, infelizmente, não consegue realizar todas as suas tarefas porque a plataforma é confusa, muito trabalhosa e acaba por tornar as ações ainda mais onerosas.

Por isso, analise a usabilidade e, sempre que possível, faça um teste grátis. Esse teste o ajudará a navegar pela ferramenta, conhecer sua interface e descobrir se ela é capaz de atender às suas necessidades sem que você tenha dificuldade para utilizá-la.

Observe o suporte

Além da funcionalidade da ferramenta de automação de marketing, também é preciso considerar como funciona o suporte de atendimento dessas empresas.

Veja feedbacks, faça testes gratuitos, navegue pela plataforma e acesse o site para identificar os canais de comunicação, as informações disponíveis e tudo o que você precisar durante a utilização do software. Um bom suporte é fundamental para que você tenha segurança e tranquilidade durante a execução das tarefas no dia a dia.

Integre com o Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia que, se realizada junto à utilização de uma ferramenta de automação, pode trazer excelentes resultados para as empresas. Ao escolher a sua ferramenta, verifique se ela apresenta funcionalidades ou suporte para integração com outras plataformas que oferecem todos os serviços de que você precisa.

No caso do Inbound Marketing, é interessante contratar uma ferramenta que permita: gestão de leads, automação de e-mail marketing, segmentação, verificação de lead score, criação de landing pages, CRM etc.

Verifique se os templates são responsivos

O software de automação comumente apresentará opções de serviços, como criação de landing pages ou e-mails. Nessas funcionalidades, você certamente encontrará alguns templates disponíveis para melhorar a sua execução e tornar as tarefas muito mais simples e rápidas.

Por isso, confira se esses templates são responsivos e se eles atendem a todas as necessidades que você terá. A responsividade é fundamental para garantir que os usuários tenham uma boa experiência ao acessarem o material, independentemente do eletrônico utilizado (computadores, celulares, tablets etc.).

Veja as atualizações

Para analisar uma boa ferramenta, é preciso acompanhar sua evolução. Veja quais atualizações aconteceram no último ano e como a plataforma foi alterada e modernizada para atender às necessidades e demandas dos seus clientes. Você poderá encontrar informações como essas nos sites, blogs e redes sociais das empresas.

É bom estar em contato com esse tipo de conteúdo porque ele mostra o comprometimento da empresa com os clientes, por meio da criação de soluções diferenciadas e adaptações que garantirão o melhor uso do software de automação.

Considere o custo-benefício

E, claro, é preciso que você considere o custo-benefício de cada ferramenta para escolher aquela que realmente atenderá às suas necessidades estratégicas e, ao mesmo tempo, caberá dentro do orçamento definido pela empresa.

Veja se a plataforma dispõe de todas as funcionalidades de que você precisa ou se vale a pena investir em plataformas diferentes que possam ser integradas. Analise todas as possibilidades para descobrir o que será mais interessante para a sua empresa, considerando a parte financeira e a praticidade para o dia a dia.

Lembre-se de que a escolha do software de automação precisa ser feita considerando como suas funcionalidades auxiliarão no dia a dia da companhia, reduzindo o tempo gasto em tarefas manuais e dando à equipe mais tempo e espaço para ser estratégica.

Por que contratar um software de automação?

Se você investe em comunicação online, contratar uma ferramenta de automação de marketing pode ajudá-lo de várias maneiras.

Uma empresa que não trabalha com um software de otimização terá que dedicar muito tempo para realizar algumas tarefas, como:

  • segmentação dos leads;
  • lead scoring;
  • disparo de e-mail para bases segmentadas;
  • análise do público;
  • criação de landing pages;
  • análise de resultados;
  • criação de templates de e-mail e landing pages;
  • relacionamento com o cliente etc.

Um software de automação pode trazer muitas vantagens para as empresas. Independentemente do segmento ou do porte do negócio, é possível contratar, utilizar e colher excelentes frutos com esse investimento. Com a ferramenta correta para a automação de marketing, sua empresa conquistará uma equipe mais estratégica, produtiva e com resultados cada vez melhores.

Quer aprender mais sobre o tema? Confira nosso artigo com 7 dicas incríveis para utilizar o fluxo de nutrição de leads na estratégia.