Você já se deparou com uma propaganda que parecia ter tomado conta da internet? Esse tipo de campanha de marketing digital é muito comentada pelo público e acaba gerando um impacto, na maioria das vezes positivo, para a marca. Mas na tentativa de viralizar, muitas empresas acabam confusas entre o que é buzz marketing e o que é marketing viral.

Pensando nisso, neste artigo vamos explicar o que são essas estratégias, quais as principais diferenças entre elas e como é possível implantá-las no seu negócio. Quer saber mais? Continue a leitura e confira!

O que é buzz marketing?

O buzz marketing é uma estratégia de marketing que tem como objetivo gerar comentário, opiniões e discussões sobre uma determinada marca. Em tradução livre, essa expressão significa criar estímulo, animação ou o famoso “burburinho”.

O foco nessa estratégia é chamar a atenção e gerar identificação em um determinado público, espalhando a mensagem certa, na hora certa, para as pessoas certas. Assim, é estimulado o compartilhamento espontâneo da sua marca para potenciais clientes.

Diferente da publicidade tradicional, o buzz marketing não tem o objetivo direto de vender algum produto ou serviço, e sim de se tornar assunto entre o seu público-alvo nas redes e gerar mais notoriedade e força para a sua marca no mercado.

O que é marketing viral?

O marketing viral é uma estratégia focada na criação de uma mensagem ou campanha que seja “viralizável”. Ou seja, um conteúdo atraente, chamativo e que tenha potencial para ser espalhado rapidamente com o compartilhamento espontâneo dos usuários na web.

Geralmente uma campanha de marketing viral é feita com imagens, textos ou vídeos para as redes sociais. Quando feita de forma correta e cuidadosa, ela tem um enorme potencial para fortalecer a imagem da sua marca e até mesmo gerar divulgação com novos públicos.

Independentemente do formato usado, o importante é que o conteúdo seja interessante o suficiente para que as pessoas desejem compartilhar com seus amigos. Assim, os usuários trabalham como um divulgador gratuito e espontâneo. Mas atenção, uma mensagem mal recebida pelo público pode se transformar em uma verdadeira crise de marca. Por isso, fique atento com o que divulga nas suas redes sociais!

Quais são as principais diferenças entre eles?

Embora pareçam iguais e sejam muitas vezes confundidos, o buzz marketing e o marketing viral tem focos e formas de trabalho bem diferentes. Enquanto o primeiro está preocupado com a qualidade na divulgação e segmentação do público atingido, o seguindo preza pela quantidade de pessoas que serão alcançadas.

Uma estratégia de marketing viral busca propagar uma mensagem rapidamente, de forma espontânea e para um grande número de usuários. Por outro lado, o buzz marketing trabalha com uma proposta mais específica e busca gerar um debate sobre uma determinada marca ou produto.

E os resultados alcançados com as duas estratégias também são diferentes. Enquanto no buzz marketing espera-se agregar valor para a imagem de uma marca, em uma campanha de marketing viral de sucesso geralmente o retorno positivo está relacionado com o acesso do maior número de pessoas em pouco tempo.

Quando e como usar cada um?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o funcionamento das estratégias de buzz marketing e marketing viral, deve estar se perguntando como elas funcionam na prática, não é mesmo? E para que não restem mais dúvidas, a seguir explicamos um pouco sobre como cada uma pode ser aplicada na sua empresa. Confira!

Buzz marketing

Construir uma boa e eficiente campanha de buzz no ambiente digital não é uma tarefa tão simples, mas os resultados compensam. Existem algumas técnicas específicas que podem fazer essa estratégia funcionar, como a criação de expectativas, o uso de influenciadores digitais, a distribuição de brindes, entre outros.

Você já parou para observar que os lançamentos da Apple envolvem uma enorme expectativa e comentários sobre os novos produtos? E que quando chegam ao mercado a marca vende milhões logo nos primeiros dias? Isso acontece porque essa gigante da tecnologia investe muito em buzz marketing.

Mesmo que a sua marca não seja tão conhecida como a Apple, ainda é possível criar suspense e expectativa nos seus produtos e serviços. Aposte em mensagens e dicas que sugiram o lançamento de novidades, faça mistério e aumente as chances de causar um grande impacto no seu público.

Criar parcerias com influenciadores também pode ser uma excelente forma de investir em uma ação de buzz marketing. Isso porque as personalidades da internet podem ajudar a levar a sua marca para o centro das discussões, alcançando as pessoas certas com credibilidade.

Distribuir amostras, brindes e realizar degustações também é uma maneira muito eficiente de fazer as pessoas falarem sobre a sua marca. E isso vale desde presentear com um produto físico até oferecer um teste grátis dos seus serviços.

Marketing viral

Indo por um caminho diferente, para realizar uma campanha de marketing viral é preciso pensar, principalmente, em conteúdos que sejam capazes de viralizar de maneira rápida e positiva. Nesse caso, não adianta focar a marca ou seus produtos em si, e sim uma forma de cativar o público.

Em 2011, a propaganda dos Pôneis Malditos, da Nissan, viralizou de uma forma que conquistou até mesmo o público que não tinha o menor interesse em comprar carros. A música do comercial tomou conta das redes sociais, e a empresa ganhou uma enorme notoriedade no mercado.

Outro comercial que viralizou foi o clipe produzido pela Vivo com uma repaginada no casal Eduardo e Mônica, da banda Legião Urbana. A campanha foi divulgada na época do lançamento do filme "Faroeste Caboclo", da mesma banda, e foi vista milhões de vezes no Youtube.

Mas, antes de sair por aí fazendo campanhas de marketing viral, é importante ter sempre em mente que nada viraliza sozinho. Tudo depende do engajamento dos usuários e é impossível prever se o seu conteúdo vai ser um sucesso ou não. A dica é investir em um material bem bacana e torcer para que a aprovação aconteça de forma espontânea e natural.

Bem bacana, não é mesmo? E agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre buzz marketing e marketing viral, confira o nosso próximo artigo e descubra 8 maneiras incríveis de engajar a audiência do seu público com conteúdo.