O Facebook é a maior rede social do Brasil. Com suas novas atualizações pensadas para empresas, a plataforma permite levar produtos e serviços a novos clientes de forma otimizada, gerando excelentes resultados para a sua estratégia. Mas, afinal, você sabe como anunciar no Facebook?

Embora esse recurso não seja exatamente uma novidade, ainda existem muitos gestores que não sabem anunciar de forma correta e, por isso, acabam se frustrando com as redes sociais ou, até mesmo, desperdiçando tempo e dinheiro investidos.

Pensando nisso, a seguir, nós apresentamos as principais dicas que podem orientá-lo na hora de criar anúncios realmente eficientes no Facebook. Confira e inspire-se!

Estabeleça seu objetivo

Antes de pensar em abrir a ferramenta de anúncios ou até começar a criar uma campanha, é preciso focar no planejamento da sua estratégia. Isso significa estabelecer metas e objetivos que vão ajudar a orientar todo o formato e o conteúdo.

Por que criar uma campanha no Facebook? Que resultados a sua empresa pretende alcançar? Essas perguntas precisam ser respondidas de forma objetiva, levando em consideração que a etapa de definição e planejamento é de extrema importância para que seu anúncio gere os resultados esperados.

Defina o público-alvo

Assim como em qualquer ação de marketing digital, na hora de anunciar no Facebook, é preciso trabalhar na definição de um público-alvo.

Uma das grandes vantagens do anúncio nessas redes é que ele não permite o lançamento de uma campanha sem a criação desse público.

Mas, atenção: de nada adianta colocar informações aleatórias nas configurações do seu anúncio.

Entender o perfil real do seu público a partir de dados demográficos e interesses pessoais vai ajudá-lo a segmentar as campanhas de forma realmente otimizada, evitando atingir as pessoas erradas.

Um público mal definido vai impactar diretamente nos resultados do seu anúncio no Facebook, influenciando no engajamento com as postagens e nas taxas de conversão, podendo, até mesmo, gerar um retorno oposto ao desejado.

Invista no conteúdo do anúncio

Se você quer evitar ser ignorado diante de um turbilhão de informações que estão presentes nas redes sociais, uma boa dica é: deixe o conteúdo do seu anúncio irresistível!

Não basta ajustar a configuração da sua campanha perfeitamente se ela não tem material suficientemente relevante para chamar a atenção do seu público.

Para não ser mais um na multidão, é preciso investir em um conteúdo atrativo e de qualidade.

Se levarmos em consideração que as redes sociais são, em sua maioria, visuais, é importante focar em determinados formatos, como fotos e vídeos, para se destacar. Além disso, lembre-se de pensar em um texto certeiro: curto, claro e chamativo.

Estipule um orçamento

Como em tudo no marketing, o orçamento é parte importante do seu anúncio no Facebook. Para começar a anunciar, a plataforma estipula um valor mínimo de R$ 1 por dia, mas os valores usados nas suas ações podem variar de acordo com os seus objetivos e recursos disponíveis.

Uma das vantagens de anunciar no Facebook é que você não vai ter surpresas nas cobranças.

Após definir o seu orçamento, ainda no planejamento, você configura o gerenciador de anúncios, e sua campanha é toda trabalhada a partir dos valores e dos dias de divulgação estipulados.

Para quem está começando a anunciar agora, uma boa dica é começar com pequenos valores, mesmo que sua empresa tenha um orçamento maior para o marketing digital.

Investindo aos poucos, sem pressa, você consegue entender a variação dos anúncios e aumentar os valores gradativamente, com mais segurança.

Faça testes

Da mesma forma que no investimento de orçamento, é preciso ir com calma em toda a criação do seu anúncio no Facebook.

Os testes são importantes para mensurar os resultados e aprender mais sobre a lógica de funcionamento das campanhas nas redes sociais.

Em vez de fazer um anúncio de R$ 500 com 10 dias de duração, faça 2 ou 3 anúncios diferentes, com valores menores, e avalie o desempenho de cada um deles.

A partir disso, você pode editar ou parar os anúncios, melhorando sua estratégia até que ela atinja o nível esperado.

Quando fizer testes de anúncios, faça uma planilha, avalie a taxa de cliques e acompanhe os resultados. Uma boa dica é, a partir desses números, começar a trabalhar com uma meta mínima de desempenho para os próximos anúncios.

Utilize todos os recursos disponíveis

Muito além das configurações principais, que citamos acima, o Facebook disponibiliza diversos recursos que ajudam a potencializar as suas campanhas.

Use isso a seu favor, crie ações mais completas e não deixe de conhecer e explorar todas as opções que o gerenciador de anúncios oferece para você.

Alguns recursos, como o Pixel de Conversão e o Custom Audience, ajudam a entender o impacto e o direcionamento das suas campanhas para o site do seu negócio, além de trabalharem focados em uma base de usuários que já visitaram a sua página em algum momento.

Além disso, ainda é possível explorar outros recursos, como tempo de exibição do anúncio, tipo de cobrança realizada etc.

Acompanhe os resultados

Depois de planejar, gerenciar o seu anúncio e colocá-lo no ar, chegou a hora de mensurar os resultados obtidos. Embora seja muitas vezes menosprezada, essa etapa é muito importante para entender e avaliar a eficiência das suas ações e investimentos. Por isso, acompanhe tudo!

Ao acompanhar indicadores, como o custo por clique, o alcance e o engajamento, você consegue fazer todos os ajustes e as melhorias necessárias, para otimizar cada vez mais os seus anúncios.

Isso porque, a partir desses dados, é possível avaliar se seu conteúdo está adequado, ou não, aos objetivos e ao público proposto.

Viu só? Com algumas dicas simples e muito planejamento, é possível criar uma campanha de anúncios no Facebook realmente eficiente, com resultados reais.

Mas lembre-se de que, para alcançar um retorno positivo, é importante acompanhar cada etapa das suas ações e manter-se atento às estratégias mais adequadas para o seu negócio.

Gostou do nosso conteúdo? Então, que tal ajudar outras pessoas a criarem campanhas de sucesso? Compartilhe este post em suas redes sociais e mostre para os seus amigos as principais dicas de como anunciar no Facebook!