Nos últimos anos, o Instagram se consolidou como uma importante rede social. Hoje, mais de 1 bilhão de pessoas já utiliza essa mídia. Impressionante, não é? Isso faz com que cada vez mais empresas queiram entender como anunciar no Instagram para atrair essa multidão.

Se você também faz parte do grupo de profissionais que desejam aproveitar as melhores vantagens da rede social queridinha do momento, continue conosco. Neste artigo, traremos 6 dicas indispensáveis para que você possa anunciar no Instagram e obter bons resultados. Vamos lá?!

1. Vincule sua conta do Instagram ao Facebook

Instagram e Facebook fazem parte da mesma empresa e, por isso, você pode controlar os anúncios de ambas as redes em um só lugar: no Gerenciador de Negócios do Facebook.

O primeiro passo de como anunciar no Instagram é justamente ter um perfil de negócios na rede e vinculá-lo ao Facebook. Para isso, crie uma conta no Gerenciador de Negócios, caso ainda não tenha. Depois, na parte de configurações básicas, associe a página de Facebook da sua empresa. Por fim, é só configurar sua conta do Instagram.

Fazendo o processo no celular

Tudo isso também pode ser feito pelo celular. É só clicar no símbolo de configurações (três pontinhos no Android ou engrenagem no iPhone) e, depois, selecionar "Mudar para o perfil comercial".

Depois de transformar seu perfil em uma conta de negócios, vá novamente a "Configurações", mais especificamente na parte de "Contas vinculadas". Selecione "Facebook" e faça o login normalmente. Pronto! Agora, você já pode ir ao Gerenciador de Negócios sempre que quiser anunciar.

2. Escolha seu objetivo de maneira estratégica

Uma das grandes vantagens de anunciar no Instagram é que o próprio Gerenciador de Negócios conduz você, passo a passo, para criar os anúncios. O primeiro passo é definir o objetivo da campanha. Para isso, pense: o que eu quero com o anúncio? Algumas das opções incluem: reconhecimento de marca, tráfego para o site, alcance, conversões, instalações de aplicativo, visualizações de vídeo, mensagens e geração de cadastro.

Nesse momento, é muito importante pensar de maneira estratégica. Evite se guiar por métricas de vaidade, como as curtidas, e foque em objetivos que realmente trarão crescimento para sua empresa.

3. Defina com clareza sua audiência

A próxima etapa é definir quem será impactado pelo seu anúncio, isto é, que tipo de pessoa compõe o seu público-alvo. O Instagram oferece inúmeras opções de segmentação, como localização, gênero, idade, interesses, forma de interação, profissão, hábitos etc.

Na parte “Conexões” das opções avançadas, você tem a oportunidade de selecionar públicos que já curtiram sua página e que estão mais engajados com a marca. De qualquer modo, é fundamental que o público do anúncio esteja alinhado com a sua persona. Se você ainda não tem uma, pode aproveitar e já criar a sua.

Quando se trata de público, vale a pena abrir mão da quantidade para focar na qualidade. Pessoas alinhadas com o perfil do seu cliente ideal vão responder muito melhor ao anúncio, gerando mais resultados.

4. Estabeleça corretamente seu orçamento

Chegamos à parte que todo anunciante quer saber: o custo do anúncio. Um dos pontos interessantes do Instagram é que você investe aquilo que quer, conforme a disponibilidade da sua empresa.

Nessa etapa, você pode optar por um orçamento diário (você define um valor máximo para gastar por dia) ou vitalício (você coloca o montante total e os gastos serão conforme os resultados, até parar a campanha).

Conforme você faz mudanças no público e no orçamento, o próprio Gerenciador de Negócios vai mostrando a estimativa de resultados diários e do alcance do anúncio. É interessante ficar de olho nesse ponto (as estimativas normalmente aparecem no canto direito).

5. Elabore a estrutura criativa do seu anúncio

Essa é a parte em que você verá o seu anúncio ganhar vida! Vamos explicar em duas etapas para você tirar o melhor de cada item, ok?

Formato

Você pode elaborar anúncios de diferentes formatos. São eles: foto única, vídeo único, carrossel (sequência de fotos), apresentação multimídia (semelhante ao carrossel, com a diferença de que as imagens passam sozinhas), formulário de leads (coleta de dados e geração de cadastros) ou Stories.

Qual o melhor? Depende do seu objetivo e da sua criatividade. Se você não tem muita experiência no assunto, pode começar com uma foto única ou com os Stories, por exemplo. Se já tem um vídeo produzido com legenda, por que não utilizá-lo? Teste diferentes opções ao longo do tempo e veja o que funciona para a sua marca.

Para as imagens, opte por arquivos .jpg ou .png de, no máximo, 30MB. Já os vídeos devem ter até 4GB e estar em formato .mp4, .mov ou .gif. Mas atenção: um estudo da Hubspot mostrou que os vídeos com mais engajamento têm, em média, 26 segundos. Então, evite postar algo muito longo.

Legenda

Alguns formatos de anúncios aceitam um texto de até 125 caracteres que acompanha a imagem ou vídeo. O ideal, aqui, é ir direto ao ponto, garantindo que o usuário capte sua mensagem.

6. Acompanhe os resultados

De nada adianta criar um anúncio que você acha lindo e criativo se não ficar de olho nos números. Afinal, quem vai dizer se as suas publicações estão corretas são os próprios resultados delas, certo?

Nossa sugestão é que você acompanhe as métricas constantemente (pode ser todos os dias). Fique de olho em fatores estratégicos, como o custo por clique ou o custo por resultado.

Além disso, não se cobre para acertar tudo de primeira. O mais comum é que você aprenda com os números e, assim, vá melhorando as campanhas aos poucos. Esse é um processo natural e deve ser visto como parte do trabalho.

E então, gostou das dicas de como anunciar no Instagram? Essa é uma rede social que oferece muitas oportunidades para as empresas. Como você viu, são diversos formatos que podem ser utilizados, potencializando o uso criativo dos recursos. Agora, cabe a você seguir os passos que mostramos aqui e realizar seus próprios testes.

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