Criar perfis nas redes sociais significa ampliar o alcance de suas ações de marketing, no caso, digital. Se a conhecida propaganda da rede de postos diz que brasileiro é apaixonado por carro, as estatísticas dizem que também somos por internet.

O fervor é ainda maior em redes sociais, com presença esmagadora da população. Só no Facebook, de acordo com o portal Statista, são mais de 130 milhões de usuários, portanto, mais da metade da população — hoje, em torno de 209 milhões de pessoas.

Com tanta gente assim publicando, opinando e comprando, sua empresa não pode ficar de fora, concorda? Assim sendo, acompanhe este post e veja como fazer para garantir presença, como escolher as redes de acordo com seu perfil empresarial e como socializar ainda mais! Vamos lá!

Facebook

Na rede social mais popular do mundo, você poderá começar de duas formas. Na primeira, partindo do zero, você criará uma nova página por meio do seu perfil pessoal. Existe, ainda, uma segunda alternativa, em que é possível transformar um perfil em página. Vamos, no entanto, à primeira forma:

  • acesse a opção “Criar” na parte superior direita da tela quando estiver em seu perfil;
  • escolha “Negócio ou marca”;
  • dê um nome e escolha uma categoria, que deverá aparecer assim que você digitar os primeiros caracteres. Clique no botão “Continuar”;
  • adicione uma foto de perfil e de capa.

Sua página estará pronta e, agora, caberá a você fazer dela sua vitrine de negócios. Publique conteúdos regularmente, crie campanhas de anúncios e interaja com seu público. Essa é a fórmula básica, entretanto, existem muitas estratégias que você poderá usar. Escolha a mais adequada, tenha paciência e os resultados virão.

Agora, se você pretende aproveitar a quantidade de amigos no seu Facebook para começar uma página já com muitas curtidas, deverá acessar a página de migração. Clique em “Começar”, siga os passos e aproveite todos os recursos que só uma fanpage pode oferecer.

Instagram

Uma vez criada a página no Facebook, sua empresa poderá explorar também um perfil comercial no Instagram. Primeiro, faça o download do aplicativo, para Android ou iOS e, então, nas “Configurações” do seu Instagram, escolha “Adicionar conta”.

Se preferir, crie um perfil na página inicial do aplicativo, utilizando um novo endereço de e-mail. Ainda nas configurações, selecione “Mudar para um perfil comercial”, faça o login no Facebook e clique em “Ok”.

WhatsApp Business

App de conversação mais utilizado do mundo, o WhatsApp também pertence à holding que controla o Facebook, assim como o Instagram. Para empresas, a versão Business é a melhor alternativa, já que conta com recursos similares aos das fanpages.

O processo é parecido com o de instalação de outros aplicativos. Acesse o Google Play, para baixar para Android, ou a Apple Store, se seu aparelho for um iPhone. Para usuários de iPhone, porém, o WhatsApp Business acabou de ser lançado em versão de testes, em amostras liberadas gradualmente no site da Apple.

Concluídos o download e a instalação, não deixe de inserir uma imagem de perfil que passe profissionalismo. Afinal, esse será seu canal de comunicação com clientes e parceiros. Além de criar perfis nas redes sociais, você terá que caprichar na descrição e, ao longo do tempo, ter atenção ao acompanhar as estatísticas.

LinkedIn

Para empresas que vendem para outras empresas (B2B), o LinkedIn é a rede mais indicada. Você precisará ter um perfil pessoal e acessar “Soluções” no canto superior direito da tela.

Role a barra de navegação para baixo, clique em “Crie uma company page” e siga as instruções na tela. Vale sempre relembrar que uma página empresarial deve transmitir confiança e profissionalismo — regra que deve ser seguida à risca nessa plataforma.

Outras redes sociais

Considere, ainda, redes sociais em crescimento, como o Pinterest, que privilegia publicações com imagens estilizadas, e o Snapchat, tido como concorrente do Instagram.

Viu como criar perfis nas redes sociais é algo simples? Contudo, esse é só o início, já que seus resultados em marketing dependerão da publicação regular de conteúdo e do atendimento às pessoas que fizerem contato.

De qualquer forma, se você ainda tem dúvidas sobre o que fazer, deixe um comentário, pois teremos prazer em responder às suas perguntas e a ajudá-lo a fazer bons negócios!