O marketing digital é uma tendência em todo o país e pelo mundo afora. Empresas de pequeno, médio e grande porte já notaram a necessidade de investir nessa área e, por isso, os profissionais especializados são cada vez mais procurados.

Para quem não sabe ainda como iniciar uma carreira em marketing digital, mas quer dar os primeiros passos nessa direção, é preciso ficar de olho em tudo que acontece no mercado, como:

  • as áreas englobadas pelo mundo digital;
  • como o consumidor se comporta nessas plataformas;
  • as formações mais adequadas para o profissional de marketing digital;
  • quais as características necessárias para ter sucesso na carreira;
  • as diversas áreas do marketing;
  • e muito mais.

Pensando nisso, criamos um conteúdo completo, com tudo que você precisa saber para fazer a diferença e se destacar no mercado, aumentando a sua visibilidade e levando resultados incríveis para as empresas em que trabalhará. Siga conosco e aproveite a leitura!

O que é o marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de estratégias de marketing e comunicação que são conduzidas dentro das plataformas online.

O objetivo dessas estratégias é atrair clientes a partir da internet, por meio de ferramentas de relacionamento como redes sociais e email marketing, conteúdos de blogs e e-books, anúncios nas plataformas digitais e muito mais.

À medida que os consumidores foram migrando para as plataformas online, surgiu a necessidade de as empresas estarem presentes nesses ambientes. Com isso, o investimento em marketing digital ganhou força, e se tornou obrigatório para os empreendedores que querem ter sucesso e aumentar a rentabilidade do negócio, mês a mês.

1. Entenda a importância dele para as empresas

A comunicação é um fator de extrema importância para as empresas. Independentemente do porte, é preciso ter estratégias para encontrar seu público, comercializar produtos e serviços e, mais do que isso, se relacionar com essas pessoas.

Por isso, o marketing digital se tornou tão popular. Ele auxilia em todas as demandas das empresas, ao melhorar a relação com o consumidor, aumentar a presença da empresa no mercado e garantir uma comunicação eficaz, rápida gestão de crise e melhor conhecimento de mercado, por intermédio da análise de dados e coleta de informações nessas plataformas.

2. Confira a evolução dele ao longo do tempo

A evolução do marketing para o marketing digital se deu com a necessidade de se comunicar com os clientes que estavam migrando para as plataformas online. Aos poucos, as empresas perceberam a necessidade de aproveitar essa oportunidade e buscar formas bilaterais de se comunicar com esse público, como por meio das redes sociais.

Com o tempo, surgiram as lojas online, para comercializar produtos que, até então, estavam disponíveis apenas nos pontos de venda.

Tempos depois, veio a necessidade de se relacionar com essas pessoas. O aumento da concorrência fez com que as empresas atentassem para uma comunicação mais consultiva e direta com seu público, para fidelizar e trabalhar bem essas pessoas em todo o momento da jornada de compra.

Uma coisa levou à outra e, hoje, existem várias estratégias de marketing digital disponíveis para investimento. Há também diversas ferramentas gratuitas e pagas de automação de marketing, que permitem que você automatize alguns processos e otimize seu tempo estrategicamente, melhorando os resultados e as taxas de conversão — principalmente, em vendas.

3. Conheça as segmentações do marketing digital

Conforme o marketing foi mudando, surgiram diversos segmentos envolvendo as estratégias digitais. A propósito, nem todas as ações precisam acontecer ao mesmo tempo.

O ideal, nesse momento, é identificar quais são as ferramentas e ações mais indicadas para o seu tipo de negócio, entender quem é o seu público, como ele se comporta e, com base nisso, descobrir que soluções são as mais adequadas para a sua realidade.

Algumas das estratégias de marketing digital são:

  • marketing de relacionamento;
  • email marketing;
  • social media;
  • marketing de conteúdo;
  • Inbound Marketing;
  • mídia paga;
  • CRO;
  • SEO.

Por que trabalhar com marketing de digital?

O marketing digital, como citamos anteriormente, foi se tornando mais atrativo com o passar do tempo. Empresas de pequeno, médio e grande porte perceberam que, sem esse investimento, é impossível ter competitividade no mercado.

Mas por que essas estratégias se tornaram tão interessantes e decisivas para a sobrevivência de um negócio? Quais foram os fatores determinantes para o sucesso do marketing digital e como ele pode ajudar as empresas a crescerem cada vez mais? A gente responde a seguir!

1. Conhecimento do público

O primeiro fator que influencia a popularidade do marketing digital é o conhecimento do público. As ferramentas permitem que você trace perfis muito mais realistas sobre quem são seus consumidores, por meio de um bom estudo de personas.

Entender o seu público com tanta clareza ajudará a elaborar estratégias muito mais certeiras durante o processo de comunicação, o que abre ainda mais portas para a melhora da comunicação, do relacionamento e o aumento das vendas.

Para definir as personas, é preciso identificar quem é o seu consumidor ideal. Com isso em mente, é hora de criar nomes e dar a eles características que refletem o seu público, identificando, por exemplo:

  • como são as rotinas dessas pessoas;
  • como trabalham;
  • o que precisam;
  • quais são suas maiores dificuldades;
  • quais canais de comunicação consomem;
  • com base nos pontos anteriores, de que forma sua empresa pode ajudar essas pessoas.

2. Construção do funil de vendas

O estudo de personas permite a você traçar todo o caminho dos consumidores para a compra de um produto. É aí que entra o funil de vendas.

O funil de vendas no marketing é um atrativo muito comum para as empresas. No marketing digital, é possível desenhar corretamente todo o fluxo do consumidor, desde o momento em que ele descobre que tem uma necessidade até a hora da compra propriamente dita.

Com esse funil, a empresa consegue criar as ações mais adequadas para cada momento do consumidor, trabalhando a argumentação correta em cada etapa para deixar o possível novo cliente mais próximo do momento de compra.

Esse relacionamento adequado permite que o consumidor tenha cada vez mais confiança em uma empresa, o que aumenta as chances de venda e melhora a retenção dos consumidores.

3. Possibilidade de mensuração

Ao contrário do marketing tradicional, a mensuração dos resultados no marketing digital é muito mais efetiva. É possível acompanhar a evolução de todas as ações de marketing em tempo real, descobrindo, portanto, quais estratégias dão mais resultados e quais precisam ser revistas.

Para manter uma rotina de mensuração, é preciso definir as métricas do marketing que ajudarão a descobrir se você está mais próximo do seu objetivo e acompanhá-las com frequência.

O cruzamento das informações também permite que você entenda melhor o comportamento dos seus usuários, melhorando a compreensão de mercado e os seus resultados à medida que as otimizações são feitas.

4. Relacionamento com o cliente

Investir em marketing digital possibilita ainda que você se aproxime do seu cliente e mantenha um bom relacionamento com essas pessoas.

O relacionamento com o cliente se tornou uma necessidade, devido ao aumento da competitividade no mercado. Hoje, existem muitas empresas semelhantes, com soluções também parecidas, competindo pela atenção do mesmo público.

Por isso, se comunicar de forma próxima e ganhar a confiança dessas pessoas é algo decisivo para garantir a visibilidade da sua empresa e a recorrência nas vendas.

5. Possibilidade de automação

Uma outra vantagem marcante das estratégias digitais é a automação de marketing. Com as ferramentas adequadas, é possível automatizar alguns processos, otimizando o tempo de trabalho e a produtividade da equipe de comunicação.

As ferramentas de automação de marketing também permitem que você crie uma comunicação muito mais personalizada e segmentada, aumentando ainda mais a confiança e interesse dos possíveis clientes pelo seu negócio.

6. Integração entre marketing e vendas

A integração dos times de venda e marketing, chamada vendarketing, é mais um dos grandes atrativos do marketing digital. Com ferramentas de automação, CRMs e um conhecimento profundo do seu público, é possível unir os setores que, alinhados, conseguem levar resultados mais expressivos para o seu negócio.

O trabalho dessas duas equipes é complementar e, se for conduzido dessa forma, é possível aumentar o conhecimento de mercado do seu negócio, bem como reforçar o diferencial competitivo.

Quais as características do profissional de marketing digital?

Saber como iniciar uma carreira em marketing digital exige o desenvolvimento de algumas habilidades. O profissional de sucesso precisa ser proativo, curioso, analítico, bom com pessoas e, em alguns casos, ser bom em matemática.

Separamos algumas das características mais comuns dos profissionais de sucesso para que você se desenvolva além do currículo. Veja só!

1. Proatividade

O profissional de marketing precisa ser proativo. Sem dúvidas, buscar o conhecimento em outras fontes é fundamental para otimizar as rotinas de trabalho.

Se você quer se destacar, o ideal é ter a proatividade de buscar por informações além do senso comum, o que significa acompanhar profissionais de outros países, estudar estratégias diversas e colocar os novos conhecimentos em prática, para testar os resultados e descobrir novas formas de se comunicar com sucesso, convertendo ainda mais.

2. Facilidade para analisar dados

Começar a trabalhar com marketing digital significa ter cada vez mais dados para analisar. Com a possibilidade de mensurar os resultados em tempo real, é preciso ter uma rotina de análise rápida e estratégica dos dados coletados diariamente pelas ferramentas especializadas.

Com essas informações, é possível aumentar o seu conhecimento de mercado, entender diariamente como o seu público está se comportando, analisar possíveis sazonalidades e, com base nisso, criar um plano de ação diferenciado para lidar com cada um dos momentos pelos quais sua empresa passa anualmente.

3. Busca constante por conhecimento

A busca constante por conhecimento é outro passo igualmente essencial. O mercado muda diariamente e, com ele, os hábitos de consumo do público. Por isso, quanto mais você estuda, analisa e conhece o mercado em que a empresa está inserida, maiores as chances de você conseguir entregar resultados incríveis.

Além do mais, dentro do próprio marketing digital, novas tendências surgem a todo momento. Acompanhar empresas estrangeiras, blogs renomados e profissionais da área é fundamental para aumentar o seu rendimento e se transformar em um profissional de sucesso.

4. Boa gestão de pessoas

Ser capaz de fazer uma boa gestão de pessoas também é uma habilidade fundamental para o profissional de marketing digital, e é considerada em dois momentos distintos.

No primeiro deles, é a capacidade de se colocar no lugar dos clientes e, com isso, analisar informações, estruturar estratégias e se comunicar da melhor maneira possível com essas pessoas.

No caso de uma gestão de crise, por exemplo, saber lidar com pessoas é uma excelente maneira de resolver os problemas e não deixar que esses momentos prejudiquem a imagem da sua empresa no mercado. Por outro lado, para aqueles que almejam posições de gerência e gestão de equipe, essa é uma habilidade fundamental.

Como a área é complexa, certamente, um time de marketing contará com muitas pessoas envolvidas no processo, o que exigirá um bom jogo de cintura para lidar com os colaboradores e motivá-los diariamente.

5. Ser bom em lógica e matemática

Ao contrário do que muitas pessoas pensam sobre a área de comunicação, o marketing digital é uma área cheia de dados. Como explicamos anteriormente, analisar os dados de forma estratégica é decisivo para alcançar bons resultados.

Junto a isso, pessoas que escolheram seguir a carreira em marketing com foco em áreas como mídia paga, por exemplo, precisam ser boas em lógica e ter um raciocínio rápido de matemática, para identificar numericamente os resultados que estão sendo alcançados e redirecionar o orçamento para aquelas ações que estão muito mais vantajosas.

Quais as qualificações necessárias?

Você deve estar se perguntando: “com todas essas informações, como me tornar um profissional de marketing digital?”. Separamos a seguir algumas das qualificações necessárias para ser um profissional da área.

Existem vários campos de atuação, no entanto, para ser um profissional completo, independentemente da sua especialização, é interessante ter conhecimento de algumas particularidades de cada um deles. Confira quais são!

1. Redes Sociais

Trabalhar com marketing digital exige o conhecimento de redes sociais. Mesmo que não seja a sua área de atuação, é preciso se lembrar de que essas plataformas são canais de comunicação diretos com o consumidor, nos quais eles esboçam suas opiniões sobre seus produtos, serviços, sua empresa e a concorrência.

Para ter insights estratégicos e conhecer progressivamente os seus consumidores e mercado, é preciso saber usar essas ferramentas, analisar o que está sendo dito e trabalhar um pensamento estratégico para usar essas informações da melhor forma possível.

2. Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento também é fundamental. Como citado anteriormente, é fundamental manter um bom relacionamento com os consumidores.

Essa ação pode ser feita por meio de redes sociais, email marketing, marketing de conteúdo, pós-venda, e muito mais. O importante, nesse momento, é conhecer seu cliente e saber o que ele precisa para oferecer as informações e os suportes necessários, na hora certa e no momento correto.

3. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tem ganhado cada vez mais adeptos. Trata-se de uma estratégia focada na criação de conteúdos relevantes, que educarão o mercado e aumentarão as taxas de conversão da sua empresa, mês a mês. Nesses conteúdos, é fundamental responder às maiores dúvidas e questionamentos do seu consumidor.

O conhecimento de SEO também é obrigatório: é preciso saber quais são as palavras-chave mais interessantes para o seu negócio, aprender a analisar os resultados e as posições que suas páginas se encontram nos resultados de busca e, claro, analisar a concorrência.

4. Mídia paga

A mídia paga também é uma qualificação interessante para as pessoas que querem trabalhar com marketing digital. Trata-se da área que veicula anúncios tanto nas redes sociais (Facebook Ads, por exemplo) quanto no Google (Google Ads).

Esses anúncios são pagos e, normalmente, estão direcionados às pessoas que já estão no momento de compra, buscando por soluções específicas para os seus problemas.

5. Métricas e testes

Um profissional de marketing de sucesso, sem dúvidas, é capaz de analisar e cruzar as métricas estrategicamente.

Essas métricas ajudarão você a entender como está o progresso das ações de marketing realizadas na sua empresa e, com essas informações em mãos, realizar testes para encontrar as melhores alternativas para aumentar os resultados e deixar sua empresa mais próxima das metas e objetivos traçados.

6. Conhecimento da língua inglesa

Ter conhecimento da língua inglesa também é uma necessidade para quem quer se destacar no mercado. Isso porque grande parte das influências em marketing digital e ferramentas disponíveis nessa área estão em inglês.

Isso significa que, se você quiser sair na frente, trazer novas tendências para o país e alcançar os melhores resultados com seus clientes, é preciso buscar informações de outros países.

Como iniciar uma carreira em marketing digital?

Agora que você sabe o que faz um profissional de marketing digital, quais as qualidades necessárias e possíveis áreas de atuação, é hora de entender como entrar nesse mercado e se destacar profissionalmente. Vamos lá?

1. Faça cursos

Além dos cursos superiores, existem outros vários tipos de certificação disponíveis no mercado, tanto online quanto presencialmente. Descubra qual é a sua área de interesse e invista em conteúdos específicos para aumentar seu conhecimento e construir uma carreira sólida.

2. Frequente palestras

As palestras são uma excelente maneira de conhecer pessoas, acompanhar novas perspectivas e ter insights para a sua vida profissional.

Por isso, fique de olho nos eventos realizados na sua cidade e também em webinars. Outro passo importante é acompanhar profissionais da área nas redes sociais e se informar sobre quando haverá eventos online e presencialmente para aprender ainda mais com essas pessoas.

E não se esqueça: o sucesso profissional não está em quantas palestras você foi, e sim em quanto do que você aprendeu nesses eventos realmente é colocado em prática e faz a diferença.

3. Faça estágio

Principalmente para quem ainda está na graduação, o estágio é uma excelente maneira de abrir as portas para a carreira em marketing digital.

Mesmo que, no primeiro momento, você não consiga uma vaga na sua área exata de interesse, é fundamental ingressar em uma empresa em que existe a possibilidade de conviver com outros profissionais do seu setor.

Em alguns casos, é possível trocar de área internamente, ou, então, desenvolver um projeto com base nos seus interesses dentro da empresa, fazendo com que você acumule experiência e crie um portfólio focado na sua área de atuação.

4. Crie um networking

Uma das formas mais comuns de entrar no mercado de comunicação é fazer um bom networking. Seguindo as orientações anteriores, converse com pessoas nos cursos, palestras e possíveis seminários que você possa vir a frequentar.

Analise também os perfis de pessoas especialistas do mercado nas redes sociais e converse com elas, interagindo nas publicações, tirando dúvidas e participando efetivamente. Acredite: o networking é uma excelente maneira de melhorar suas habilidades profissionais, aumentar seu reconhecimento e conquistar boas oportunidades de trabalho na área.

5. Peça indicação a professores e colegas

Para quem está na graduação ou em algum outro curso superior, é interessante manter uma boa relação com professores e colegas e, se possível, pedir indicação para essas pessoas. Mostre seu interesse, habilidades, cursos e qualificações, e peça indicação para vagas nessas áreas.

6. Especialize-se

São várias as áreas de atuação dentro do marketing digital. Para conseguir oferecer um serviço diferenciado e que ajude a conseguir boas oportunidades de negócio, é preciso se especializar.

Conhecer um pouco sobre cada área é importante, uma vez que muitas ações caminham juntas. No entanto, busque uma especialização que faça mais sentido para você, dentro das suas habilidades e interesses — e seja o melhor nessa área!

Iniciar de forma correta a sua carreira em marketing digital exige estudo e conhecimento de mercado. Como explicamos ao longo do conteúdo, são várias as áreas de atuação desse profissional e, por isso, é preciso que você identifique em quais delas se sairá melhor, onde estão seus maiores interesses e como trabalhar da melhor forma possível.

Ao saber como iniciar uma carreira em marketing digital, ou seja, com uma boa formação, uma rotina de estudos e disposição, você poderá fazer a diferença no mercado.

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