Investir em e-mails dentro da empresa é uma estratégia sensacional. Mas, dentre tantas possibilidades, como encontrar uma base de e-mails interessante para o disparo?

A melhor solução para criar uma estratégia de e-mail marketing de sucesso dentro do seu negócio é construir uma lista de e-mails de qualidade para trabalhar no dia a dia. Criar sua própria base é a melhor maneira de realizar uma comunicação mais eficaz, diferenciada e muito promissora.

Quer saber como fazer um mailing capaz de alcançar cada vez mais pessoas e tornar seu negócio muito mais rentável e lucrativo? Continue a leitura.

O que é um mailing?

O mailing nada mais é do que um banco de dados, com informações relevantes sobre o seu público. Dentre esses dados, temos o nome do cliente, endereço de e-mail e alguns detalhes que nortearão a comunicação com essas pessoas, como interesses, experiência com a empresa, produtos e serviços comprados etc.

Quanto mais completo for o seu mailing, maiores as chances de realizar uma comunicação muito mais assertiva e segmentada junto aos seus clientes e prospects.

Como fazer um mailing de sucesso?

Para saber como fazer um mailing de sucesso, é preciso levantar quais são as informações mais relevantes para a sua empresa e as estratégias que você está traçando com o seu time de comunicação.

Colete nome e e-mail dos clientes

Os primeiros passos fundamentais para um bom mailing é coletar nome e e-mail dos consumidores e prospects.

O nome é necessário para gerar uma comunicação mais pessoal, possibilitando personalizar detalhes dentro do conteúdo do e-mail, título do material e muito mais.

E, claro, o e-mail será o canal de comunicação realizado em toda a sua estratégia de mailing. Por isso, é preciso garantir que você conquiste essa informação, e a use com sabedoria.

Registre os interesses dessas pessoas

Um detalhe que faz muita diferença para criar um mailing de sucesso é entender quem é a sua persona e quais são seus interesses.

Dentro de uma mesma empresa podem existir diversos perfis de clientes distintos. Por isso, o ideal é conversar com cada um deles, acompanhar seu processo de compra, suas dúvidas, seus interesses e, com base nisso, definir quais são os conteúdos e abordagens mais interessantes para cada um deles.

Aproveite o momento da venda

O momento da venda pode ser uma excelente oportunidade para absorver mais informações sobre o seu público.

Nesse momento, é interessante que você oriente os vendedores do seu negócio a conversar com os prospects, conquistar a confiança dessas pessoas e coletar dados básicos para o mailing, como nome e e-mail.

No caso de clientes que já estão cadastrados, é interessante acessar a plataforma de CRM ou uma planilha organizadora e anotar as informações coletadas durante esse processo, como produtos e serviços de interesse.

Faça segmentação de leads

Para fazer uma comunicação diferenciada e muito efetiva, a segmentação de leads é fundamental.

Quando a sua base de e-mails é completa, com informações relevantes para a sua empresa, é possível segmentar em grupos, de acordo com os interesses, e criar e-mails muito mais direcionados para as pessoas certas.

Mantenha o cadastro sempre atualizado

Ter um cadastro de clientes sempre atualizado é muito importante. Nesse caso, unimos essa tarefa com o aproveitamento do momento de venda.

Se o cliente já estiver cadastrado na sua base, é preciso criar o hábito de sempre atualizar aquele cadastro de acordo com as novidades: quais serviços foram contratados, quais produtos foram comprados, principais dúvidas, objeções de compra e experiências com a empresa.

Quais são os benefícios de um mailing bem organizado?

Agora que já falamos sobre como fazer um mailing de sucesso, é hora de explicar a importância de manter essa lista de e-mails bem organizada e completa.

Todas essas estratégias possuem um imenso potencial para a sua empresa. O importante é se atentar aos detalhes e criar rotinas para a sua equipe.

Aumenta o engajamento do público

O primeiro grande benefício é o aumento do engajamento do público. Um público bem engajado é capaz de se lembrar da sua empresa durante o dia a dia, o que pode melhorar a percepção de marca e aumentar as oportunidades de venda.

Isso aumenta também o alcance da sua empresa, uma vez que os assuntos trabalhados com a sua audiência chegarão a cada vez mais pessoas, por meio do compartilhamento da informação com os amigos ou de comentários a respeito desse tema.

Aumenta as vendas

Assim como a melhora do engajamento, um bom mailing auxilia também no aumento das vendas.

Quando você cria uma estratégia de e-mail segmentada, é possível oferecer às pessoas corretas os produtos e serviços corretos, aumentando as chances de despertar a necessidade naquela pessoa.

Conheça o seu público, descubra quais são seus interesses, analise os argumentos de venda mais interessantes para cada um desses grupos e otimize suas estratégias.

Aumenta a fidelização de clientes

A fidelização de clientes aumenta, e isso significa uma empresa muito mais lucrativa e rentável.

Quando um cliente está fiel, ele mantém a frequência de compras, indica a sua empresa para outras pessoas e defende a sua marca nos mais diversos contextos.

Para que a fidelização dos clientes seja alcançada, é preciso criar conteúdos relevantes, ter produtos de qualidade e, principalmente, investir em um bom atendimento e bom relacionamento com essas pessoas.

Permite a criação de campanhas personalizadas

Como dito anteriormente, a segmentação de leads é uma das melhores estratégias dentro da sua campanha de e-mail marketing.

Quando utilizamos a segmentação, é possível criar campanhas personalizadas e muito mais direcionadas, aumentando o engajamento com a sua marca, tornando sua empresa uma referência e, claro, despertando cada vez mais o interesse do consumidor.

Saber como fazer um mailing de sucesso é fundamental para manter a sustentabilidade da sua empresa, pois ter um bom relacionamento com o cliente é a melhor forma de aumentar a rentabilidade do seu negócio e garantir que os lucros sejam cada vez maiores.

Quer aprender mais sobre mailing e descobrir como fazer disparos da melhor forma possível? Confira nosso conteúdo 7 ferramentas de e-mail marketing que você precisa conhecer e usar.