Ao criar o seu plano de marketing, quais informações não podem faltar? Quando pensamos em estratégias de e-mail marketing capazes de transformar a realidade das empresas, não podemos nos esquecer da criação de um bom copywriting.

O e-mail marketing copywriting é uma estratégia que norteará a sua empresa, aumentando a credibilidade no contato com os clientes e, claro, garantindo o aumento das vendas. Quer entender mais sobre o que são esses termos, quais os benefícios do copywriting e quais são as práticas mais interessantes? Continue a leitura!

O que é copywriting?

O copywriting é uma estratégia focada na escrita de bons conteúdos, com a intenção de aumentar a motivação dos leitores e influenciá-los a tomar as decisões que você tem em mente.

Usada em diversas ações de marketing, essa estratégia é capaz de interagir com o consumidor em todos os estágios da jornada de compra, aumentando a retenção de leads e as taxas de conversão da empresa.

O e-mail marketing copywriting não é diferente. Nele, é preciso desenvolver bons conteúdos, contando uma história e oferecendo soluções precisas para as necessidades dos consumidores.

Com as ferramentas de automação adequadas, é possível otimizar ainda mais esse processo, garantindo que as taxas de conversão sejam cada vez maiores e que a sua equipe tenha mais tempo para ser mais estratégica e mais precisa.

Quais são as práticas mais interessantes de e-mail marketing copywriting?

Assim como todas as estratégias de marketing, o copywriting também dispõe de uma lista de melhores práticas, capazes de otimizar cada vez mais os resultados da sua empresa!

1. Personalize

A primeira dica é personalizar, o máximo possível, sua comunicação. Por mais que as personas tenham necessidades semelhantes e estejam envolvidas na mesma jornada de compra, cada uma delas apresenta um perfil e exigências distintas.

Um profissional capacitado é capaz de identificar as mensagens dos consumidores, entendendo quais são as especificidades de cada um e quais são as formas mais interessantes de se comunicar com cada um deles.

Quando for trabalhar o e-mail marketing copywriting, certifique-se de que está escrevendo para uma pessoa que você já conhece e com quem tem uma conexão. Ignore aquelas tendências de escrita que focam em uma audiência geral — o segredo é manter uma linguagem próxima, consultiva e conectada com seus clientes.

Um exemplo interessante dessa aplicação é a chamada do e-mail. O ideal seria utilizar as ferramentas de automação para personalizar todas as informações possíveis, tornando o e-mail cada vez mais pessoal.

Se formos considerar a chamada dentro das mensagens, o que você acredita que é mais instigante para o leitor: “olá, cliente” ou “olá, Mariana”? Quanto mais pessoal sua comunicação puder ser, melhor!

2. Seja direto

Para ter um disparo de e-mail marketing com bons resultados, é preciso ter uma comunicação direta.

Encontre formas objetivas, trabalhando os pontos-chave da comunicação, para passar a informação correta com o menor número possível de palavras, evitando que o conteúdo excessivo possa confundir o seu usuário e reduzir as chances de conversão.

3. Resolva um problema

A sua mensagem precisa resolver um problema. Evite apresentar apenas as características dos seus produtos. Mostre para a sua audiência como ela pode resolver os problemas, quais são seus benefícios e por que você é melhor que a concorrência.

Crie um copy persuasivo, com uma boa argumentação de vendas, capaz de levar ao cliente a solução de que ele precisa naquele momento.

4. Utilize técnicas psicológicas

As técnicas psicológicas são muito comuns no processo de criação de e-mail marketing copywriting, pois ajudam a engajar a audiência.

Um dos gatilhos mentais mais utilizados é o famoso FOMO — fear of missing out — conhecido como um fator que estimula a ação por impulso, uma vez que o usuário está envolvido em uma tendência e tem medo de perder o timing. As promoções com prazos limitados costumam casar bem com esse tipo de técnica.

Outra estratégia pensada com base na psicologia humana é a chamada prova social. Nesse momento, o usuário quer se tornar parte de um grupo e, por isso, acaba optando por adquirir determinados produtos e serviços, com base nas pessoas que admira.

5. Siga práticas de CTAs

Um dos segredos de conversão no e-mail marketing copywriting é o CTA. Conhecido como call-to-action, esse detalhe presente nas mensagens de e-mail induzirá o leitor a tomar a decisão que o levará para a conversão preestabelecida pela sua empresa.

São exemplos práticos de CTAs:

  • baixe o e-book;
  • resgate seu cupom de 20% de desconto;
  • compre agora;
  • fale com um representante;
  • preencha o formulário etc.

Quais são os erros de e-mail marketing copywriting que podem prejudicar sua empresa?

Todas as estratégias de marketing são passíveis de erros. Alguns deles se repetem entre diversas empresas, dos mais diversos portes. Para que você não caia nas armadilhas do copywriting, é preciso atentar a alguns detalhes:

  • nunca crie textos ruins. O seu texto é um dos pilares mais importantes para a conversão. Garanta a coerência, uma gramática correta e uma linguagem adequada;
  • se a sua empresa não tem credibilidade, a criação de um bom texto raramente dará todo o resultado potencial do seu produto. Por isso, não se esqueça de criar uma rotina de trabalho para melhorar a credibilidade da sua empresa no mercado;
  • dose a quantidade de informações nos conteúdos, para garantir que o consumidor consiga interpretar a informação corretamente, sem distrações e confusões no processo;
  • evite o abuso de jargões. Apesar de eles ajudarem a gerar identificação com os leitores, o excesso pode ser prejudicial e diminuir a credibilidade da empresa durante a comunicação;
  • não se esqueça de falar sobre a sua solução de forma completa. Algumas empresas falam muito sobre os produtos e esquecem-se de apresentar seus maiores benefícios e diferenciais, perdendo, assim, oportunidades de venda.

O e-mail marketing copywriting é uma estratégia voltada para a criação de um bom argumento de vendas, que seja completo, direto, bem elaborado, com senso de urgência e um objetivo bem estabelecido.

Se as estratégias forem executadas com sabedoria, será possível conquistar bons resultados e transformar a realidade da sua empresa.

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