O investimento em comunicação deixou de ser uma ação opcional para se tornar uma obrigação para empresários que querem uma empresa próspera e sustentável. Para conseguir executar as ações da melhor maneira possível, criar um plano de marketing é o primeiro passo rumo ao sucesso.

Independentemente do tamanho da sua empresa, este cuidado é necessário: você precisa se comunicar com seus clientes e mostrar que seus produtos e serviços são a melhor alternativa para eles.

Quer aprender mais sobre o que esse plano e como esse planejamento pode ajudá-lo a tornar seu negócio muito mais rentável por meio de ações relevantes de marketing? Continue a leitura!

O que é o plano de marketing?

O plano de marketing é o planejamento das ações de marketing que serão realizadas na sua empresa, focando sempre em um objetivo específico. Dessa forma, se a sua empresa quer aumentar o alcance de marca pelos próximos seis meses, por exemplo, esse plano conterá todas as ações e estratégias que serão utilizadas diariamente para conquistar esse objetivo, tornando-o cada vez mais factível.

É possível criar, por exemplo, um plano de marketing para a divulgação de um novo produto ou serviço, para a aquisição de novos clientes, para o aumento das visitas orgânicas no seu site e muito mais.

De modo geral, o plano de marketing será uma ferramenta de gestão das ações de marketing realizadas na sua empresa, em que é possível identificar o que está sendo feito, o que já aconteceu e quais serão os próximos passos.

Afinal, para que serve um plano de marketing?

O plano de marketing tem várias funções e, por isso, é tão importante para as empresas. Um dos benefícios mais marcantes é a possibilidade de executar tarefas com o máximo de precisão e foco ao longo das semanas. Quando você desenha o seu objetivo e quais caminhos trilhar até conquistá-lo, todas as ações de marketing tomadas daí em diante têm um foco muito transparente, fazendo com que a equipe esteja totalmente alinhada com o objetivo maior e tornando o trabalho cada vez mais preciso.

O plano de marketing também permite especificar o orçamento total da campanha, ajudando a prever os gastos, mês a mês, com aquela ação.

É possível, também, ao definir o objetivo de marketing, identificar quais serão as metas e métricas a serem acompanhadas mensalmente, para garantir que o objetivo fique cada vez mais alcançável.

O que não pode faltar no plano de marketing?

Para criar um plano de marketing capaz de trazer todos os resultados esperados, é preciso ter atenção a alguns detalhes:

Definição de metas

O primeiro deles é a definição de metas. Quando você tem um objetivo geral de marketing (como o lançamento de um produto ou serviço, o aumento das vendas ou a elevação da fidelização de clientes), é possível criar as metas que precisam ser alcançadas periodicamente para tornar esse objetivo mais factível.

Estabelecimento de métricas

Com as metas definidas, é hora de descobrir quais serão as métricas que ajudarão a acompanhar o desempenho da sua estratégia de marketing.

Descubra quais são os indicadores de performance que mais se relacionam com as metas estipuladas pela empresa e acompanhe esses números religiosamente, fazendo um levantamento periódico do que está dando certo e do que precisa ser revisto.

Formação de prazos e rotinas bem definidos

Com metas e métricas em mãos, é hora de cuidar dos prazos e das rotinas da sua empresa. Para os prazos, defina datas factíveis, mas que não prejudiquem o caminhar da estratégia. Se os prazos estiverem apertados, é preciso conscientizar a equipe para que melhore seu desempenho nesse período.

As rotinas também precisam estar bem definidas para que tudo funcione corretamente, inclusive a de mensuração. Certifique-se de que todos esses detalhes estão sendo considerados no seu plano de marketing.

Quais são os 3 passos para elaborar um plano de marketing?

Para elaborar o plano de marketing da sua empresa, é preciso definir o objetivo de marketing e fazer muita pesquisa! Em toda fase de planejamento, no processo de comunicação, a pesquisa é o ponto-chave para garantir que o trabalho seja bem executado. Entenda o passo a passo do processo:

1. Elaboração de pesquisa de mercado

O primeiro passo para elaborar um plano de marketing é realizar uma pesquisa de mercado. Nesse momento, você precisa conhecer todos os fatores, sejam eles externos, sejam eles internos, que influenciam diariamente no seu mercado e na sua relação com o consumidor.

Descubra qual é a opinião do mercado a respeito do seu produto, analise seu segmento, descubra quais são as oportunidades e os desafios que você está enfrentando e como tirar dessas informações algo valioso que realmente pode ajudar a melhorar o rendimento do seu negócio.

Apesar de parecer um passo muito óbvio, muitas empresas não fazem ideia da realidade do mercado em que estão inseridas. Por isso, para fazer um lançamento de sucesso e melhorar os números do seu empreendimento, é preciso conhecer o território e saber exatamente o que, como e quando falar com o seu público.

2. Pesquisa de concorrentes

Pesquisar os concorrentes também é muito importante. Ao contrário do que muitos pensam, analisar o que vem sendo feito é uma forma de aprender o que está dando certo e o que está dando errado, permitindo que você consiga estruturar ações de marketing que o ajudarão a reforçar o diferencial competitivo da sua empresa.

Além disso, acompanhar a concorrência ajuda a entender como está o mercado, com base no nível das outras empresas e, a partir daí, ter insights estratégicos para as suas ações de marketing.

3. Desenho de personas

Definir as personas é fundamental. As personas são perfis semi-fictícios dos seus clientes potenciais e desempenham um papel muito importante no plano de ações.

Com as personas definidas, é possível:

  • descobrir quais canais de comunicação o seu público usa;
  • identificar o padrão de linguagem mais adequado para o seu público;
  • descobrir quais palavras-chave são mais interessantes para o seu negócio;
  • descobrir quais são as dores e maiores necessidades do seu público.

Com essas informações em mãos, é possível criar um plano de marketing muito mais preciso e estratégico. O plano de marketing é, portanto, um material de apoio fundamental para a sua empresa. Sempre que houver um objetivo de marketing, esse planejamento precisa ser considerado, para garantir que as ações realizadas realmente levarão ao resultado esperado.

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