O desenvolvimento da internet e das novas tecnologias fez com que o mundo se tornasse digital. Os profissionais que querem se manter atualizados e em constante evolução empresarial precisam estar atentos às novas tendências, como é o caso de quem é especialista em marketing digital.

Essa área tem ganhado proporções cada vez maiores à medida que as empresas percebem a sua real importância por meio de resultados e ganhos significativos. Além disso, o ramo do empreendedorismo também conta com o auxílio do marketing digital para evoluir e inspirar milhares de pessoas no mercado.

Neste post, vamos mostrar 15 perfis de influencers em marketing digital para você conhecer e se inspirar. Acompanhe e aproveite a leitura!

Qual a influência das redes sociais?

Você consegue imaginar a sua vida sem as redes sociais? Para grande parte da população, é um exercício inimaginável. Isso porque as mídias digitais ocupam um espaço quase integral na vida das pessoas.

Em todo momento, seja no ambiente de trabalho, em festas, na rua, em casa ou em momentos de lazer, estamos com um celular na mão, interagindo nessas redes.

Mas qual a real influência delas? Há quem diga que as redes sociais aproximam as pessoas, mas outras acreditam que as afastam. A verdade é que é fundamental saber o momento e o modo de usá-las.

Com o desenvolvimento das novas tecnologias, o surgimento de novos influenciadores digitais cresceu absurdamente. Atualmente, milhares de pessoas têm um enorme número de seguidores ao redor do mundo.

É sempre importante manter as suas redes sociais atualizadas com informações que sejam realmente relevantes sobre você.

Tendo em mente que todos os seus canais podem impactar diretamente a sua vida profissional, fique atento ao teor dos conteúdos compartilhados e evite uma grande quantidade de informações que deveriam ser pessoais e confidenciais.

Por que seguir os perfis de especialistas?

A internet tem um poder muito grande sobre as pessoas. Nos últimos anos, centenas de empreendedores, empresários e especialistas em marketing perceberam que as redes sociais podem ser uma grande ferramenta para aumentar as vendas, prospectar novos clientes em seus negócios, fidelizar consumidores antigos e melhorar o atendimento.

O marketing de conteúdo surgiu como uma tendência do marketing digital que muitas pessoas ainda não sabem como funciona.

É fundamental seguir perfis de especialistas nessas áreas para entender o que eles fazem, quais as dicas positivas e negativas que eles podem dar, e como você pode absorver aquele conteúdo de qualidade e transferir para o seu próprio negócio ou empresa.

Porém, é preciso ter muita atenção com os perfis das pessoas que se dizem especialistas de algo, mas só querem ganhar fama e dinheiro em cima de você.

Por isso, é essencial seguir inicialmente os especialistas mais famosos, com conteúdos bem avaliados no mercado e, em seguida, ir conhecendo os perfis das pessoas que eles indicarem. É muito importante ter referências de quem está no topo do mercado.

Quais os perfis que todo mundo deveria conhecer?

O marketing digital é uma área em constante evolução. Para entrar de cabeça nesse segmento e adquirir os melhores ensinamentos, é fundamental conhecer e seguir os melhores perfis de especialistas. Conheça 15 profissionais de marketing digital que todo mundo deveria conhecer.

1. Érico Rocha

Erico Rocha é considerado por muitos um guru que ajuda as pequenas empresas a venderem mais pela internet. De acordo com a InfoMoney, ele é o principal especialista de marketing digital para pequenos negócios online do Brasil.

Com foco em empreendedorismo digital, seu canal no YouTube tem mais de 770 mil inscritos e suas publicações no Facebook alcançam mais de 7 milhões de pessoas, segundo a própria rede social.

Sem dúvidas, o Erico Rocha é um dos perfis que todo mundo deveria conhecer para entender ainda mais sobre marketing digital, vendas online e empreendedorismo. Ele foi um dos criadores da “Fórmula de Lançamento”, que é um conjunto de técnicas que ensinam a vender na internet e a ofertar produtos após a construção de um relacionamento com seus clientes.

Diariamente, ele divulga conteúdos pelo Facebook e promove o marketing nas redes sociais, como o Instagram, onde tem um perfil verificado com mais de 800 mil seguidores.

Com vídeos muito didáticos e uma grande experiência de vida, Erico tem muito a colaborar com todos os profissionais.

2. Samuel Pereira

Também conhecido como Samuca, Samuel Pereira é uma das grandes referências quando o assunto é empreendedorismo.

O empresário de 30 anos é fundador do “Segredos da Audiência Ao Vivo”, um dos maiores eventos de marketing digital e o maior de tráfego e audiência na internet. Seu canal no YouTube tem mais de 150 mil inscritos e seu Instagram conta com mais de 240 mil seguidores.

Samuca é coautor do livro “Negócios Digitais” e autor de “Atenção! O Maior Ativo do Mundo”, que ficou em 1º lugar na Loja do Kindle da Amazon.

Ele já treinou mais de 8 mil pessoas, compartilhando seus ensinamentos sobre tráfego e audiência na internet, além de ter criado mais de 60 blogs e sites com os quais atingiu a marca de 200 milhões de visualizações nas páginas.

3. Neil Patel

Quando o assunto é empreendedorismo digital, o nome de Neil Patel surge como uma das principais referências no assunto em todo o mundo. Filho de indianos, ele nasceu em Londres, na Inglaterra, e se mudou com a família na infância para a Califórnia, nos Estados Unidos.

Aos 33 anos, o milionário é dono de serviços e softwares para marketing digital, como o “Crazy Egg”, “Kissmetrics”, “Hello Bar” e “Quick Sprout”.

Você quer aprender novas estratégias de marketing digital e gerar mais tráfego e vendas para um site? Se a resposta for sim, seguir o conteúdo do Neil Patel no YouTube é quase uma obrigação.

Ele foi considerado pela ONU como um dos 100 maiores empreendedores com menos de 35 anos e já fez empresas como Amazon, General Motors e HP lucrarem bastante com seus serviços.

4. Victor Damásio

Victor Damásio é um especialista em marketing digital e empreendedorismo. Ele auxilia seus clientes a alcançarem e ultrapassarem o marco de 7 dígitos de faturamento com programas e serviços online. Seus cursos online são recheados de conteúdos importantes para o empreendedor colocar um infoproduto no ar e lucrar com suas vendas.

Victor também é responsável por diversas turmas, com as quais compartilha suas experiências e ensinamentos por meio de uma mentoria.

Há grupos para empreendedores que já têm clientes, produto e experiência, e há turmas para profissionais que querem começar um negócio do zero e precisam de dicas para encontrar um rumo no mercado.

5. Camila Porto

Camila é uma das grandes referências do mercado quando o assunto é Facebook Marketing. A especialista é responsável por auxiliar as pessoas para que utilizem todo o potencial da internet e do marketing digital no próprio negócio ou na carreira, criando uma vida com propósito e grandes realizações.

Formada em comunicação social pela PUC-PR e especialista em marketing, Camila proporciona conteúdos muito interessantes sobre como fazer uma publicidade de maneira correta no Facebook.

A empreendedora, que trabalha no mercado de infoprodutos, também é a autora do livro “Facebook Marketing: Tudo que Você Precisa Saber para Gerar Negócios na Maior Rede Social do Mundo”.

6. João Paulo Martins

João Paulo é um dos mais novos da nossa lista de especialistas em redes sociais e marketing digital. O jovem engenheiro formado pela Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro, ganhou destaque no mundo do empreendedorismo como um dos fundadores da “Hashtag Treinamentos”.

A empresa começou como um curso presencial de Excel e evoluiu para uma das referências online do assunto.

João Hashtag, apelido pelo qual é conhecido por grandes nomes do mercado, percebeu que poderia influenciar positivamente as pessoas na internet e passou a produzir conteúdos em seu canal no YouTube e, principalmente, no Instagram.

Em seus stories na rede social, compartilha ensinamentos sobre tráfego e audiência. Além disso, também ministra um curso online sobre infoprodutos e vendas.

7. Luciano Larrossa

Luciano é um grande especialista em marketing no Facebook e empreendedorismo. Autor do livro “Facebook para Negócios”, ele também disponibiliza muitos conteúdos interessantes por meio de e-books e cursos sobre gestão de mídias sociais, ensinando como alavancar as vendas no seu negócio e prospectar novos clientes na rede.

Luciano é uma grande referência no mercado de marketing digital e mídias sociais. Criador do site Escola Freelancer, no qual compartilha conteúdos sobre a área com as pessoas, ele também oferece cursos online.

Um dos exemplos mais famosos é o curso de transmissão ao vivo para negócios, onde ensina como as empresas podem se desenvolver nesse tipo de meio de comunicação e prospectar novos contatos.

8. Ana Tex

Formada na Fundação Getúlio Vargas, na ICMS, da Austrália, e especialista em marketing, Ana Tex é uma das principais profissionais quando o assunto é a utilização do Instagram para negócios.

A empreendedora compartilha conteúdos em seus canais de comunicação sobre gestão, marketing nas redes sociais, e ministra dois cursos: “InstaNegócios” e “Hashtex”.

Caso você seja um pequeno ou médio empreendedor e queira um auxílio para aumentar a visibilidade da sua empresa e as vendas no seu negócio, é essencial acompanhar os conteúdos da Ana.

Seu perfil no Instagram tem mais de 320 mil seguidores e seus stories diários são repletos de dicas e ensinamentos sobre esses assuntos.

9. Paulo Faustino

Paulo Faustino é uma das referências no mundo do marketing digital e um perfil que todos deveriam conhecer. Além de um ótimo palestrante do setor, o empreendedor também é professor de pós-graduação em Negócios Digitais.

Um de seus grandes objetivos é proporcionar conteúdo relevante para que as empresas aumentem suas conversões e vendas online.

Ele é um dos cofundadores do evento “Afiliados Brasil” e de uma série de empreendimentos digitais em diversos setores, como os de calçados e relógios de luxo.

Paulo é presença certa em grandes feiras de marketing digital no Brasil e compartilha dicas, oferece consultorias e expõe suas experiências em seu blog e redes sociais.

10. Martha Gabriel

Martha Gabriel é uma especialista em marketing digital no ramo da educação e tecnologia. Com diversos prêmios e indicações, ela ficou no Top 100 professores mais experts em tecnologia no mundo (35º lugar), segundo a Online Universities. Martha também já foi considerada um dos 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro, de acordo com a Revista ProXXIma.

A professora escreveu quatro livros, como o best seller “Marketing na Era Digital“, já deu mais de 50 palestras no exterior e recebeu três vezes o prêmio de melhor palestrante de congressos nos EUA. Martha oferece um conteúdo muito interessante sobre marketing digital e sua relação direta com a educação e novas tecnologias.

11. Jessé Rodrigues

Jessé é um profissional de marketing digital que atua nesse mercado há, pelo menos, 15 anos.

Uma de suas principais responsabilidades é fazer com que pequenas e médias empresas entendam cada vez mais sobre automação de vendas online. Ele já teve passagens profissionais por empresas como Terra Networks, Reweb, Grupo RBS e Dell Computadores.

Além de ser professor de cursos de MBA em escolas como ESPM, Senac, UNISINOS, UCS e Unochapecó, Jessé Rodrigues também é o fundador da Escola do Marketing Digital. Esse curso 100% online proporciona ensinamentos sobre a área com uma metodologia inovadora, professores qualificados e um ambiente colaborativo e de networking.

12. Ramon Tessmann

Ramon Tessmann é um perfil que todo empreendedor precisa conhecer. Ele é um profissional de destaque certificado pelo Google desde 2010 e tem mais de 12 anos de experiência no ramo do marketing digital. Autor dos livros “Let’s Elevate” e “Arrase nas Redes Sociais”, pela Editora Dracaena, também é um dos best-sellers da Cia dos Livros.

Ramon é o fundador da Elevation, empresa responsável por disponibilizar diversos cursos e infoprodutos de alto nível para empreendedores, empresários, estudantes e profissionais que queiram adquirir novos conhecimentos.

Além disso, é o fundador da agência Blueberry, da escola virtual “Aprenda Piano”, do portal “O Artigo” e dos programas de treinamento “Facebook Pro” e “Transforme sua Rotina”.

13. Pedro Caramez

O LinkedIn é uma das redes sociais mais importantes para criar um networking profissional e conhecer detalhadamente os perfis de diversas empresas. E é justamente esse canal de comunicação o foco de Pedro Caramez.

Palestrante e professor, ele tem como principal objetivo auxiliar as pessoas a se tornarem bem-sucedidas no LinkedIn e a construírem um perfil atrativo.

Nesse sentido, Pedro Caramez é responsável por ministrar palestras para diversos profissionais e representantes de empresas sobre como construir a sua imagem na rede social.

Além disso, ele também proporciona ensinamentos em outras áreas, como Recursos Humanos e vendas entre empresas (B2B). Por meio das redes sociais, pretende mostrar a importância do recrutamento digital e Social Selling.

14. Rand Fishkin

Rand Fishkin é considerado um dos grandes especialistas em SEO (Search Engine Optimization) no mundo. Ele é o fundador da Moz, empresa referência nesse assunto e uma das mais conhecidas por profissionais da área.

Além de um grande produtor de conteúdo de qualidade sobre esse tema na internet, Rand é referência quando o assunto é liderar pessoas e empreender.

O empreendedor é, sem dúvida, um dos perfis que todo mundo deve conhecer no mundo do marketing digital. Rand também é coautor de dois livros sobre SEO e cofundador do “Inbound.org”.

Caso você queira aprender lições sobre como aumentar a visibilidade da sua empresa e melhorar o rankeamento do seu site, não deixe de pesquisar sobre Fishkin.

15.  Dave Chaffey

Quando se trata de referências do marketing digital, não podemos deixar de falar sobre Dave Chaffey. Desde meados de 1994, esse profissional difunde seus conhecimentos e ideias, e é responsável por consultorias e formação de diversos especialistas na área.

Ele também é o fundador de um dos maiores sites sobre marketing digital: o “Smart Insights”.

Os conteúdos de Chaffey são leituras obrigatórias em diversos cursos sobre esse setor no exterior.

Desde a década de 90, ele auxilia inúmeras empresas para que melhorem o ROI e aconselha diversos profissionais e diretores da área. Em 1997, ministrou sua primeira palestra na Chartered Institute of Marketing. Criou seu primeiro site em 1998 e escreveu seu primeiro livro sobre marketing digital em 2000.

Como se tornar um especialista em marketing digital?

Com o desenvolvimento da internet e novas tecnologias, a área de marketing digital se tornou decisiva para pequenas, médias e grandes empresas.

É preciso ter em mente que, assim como qualquer outro segmento, para se tornar um especialista em algo, você vai precisar de muito foco, estudos, disposição e paciência para aprender e adquirir novos conhecimentos. Veja agora algumas dicas de como se especializar!

Aprenda com especialistas do mercado

Antes de tudo, é essencial que você busque informações e aprendizados por meio de especialistas já atuantes no mercado.

O profissional de marketing digital nem sempre é formado em comunicação ou marketing, por exemplo. Há especialistas com formações em diferentes universidades e cursos, mas que se dedicaram e investiram em uma carreira nesse segmento

Caso você queira começar a se tornar um especialista em marketing digital, há vários passos que podem ser seguidos e que vão lhe auxiliar. Busque aprender com nomes que são referências nessa área.

Especialistas no mercado podem dar dicas, indicar um caminho mais fácil para você atingir o seu objetivo e conquistar as suas metas profissionais.

Busque um curso de pós-graduação

Começar uma pós-graduação em marketing não é um caminho obrigatório, mas ajuda bastante a ter uma base de novos ensinamentos teóricos e práticos na área.

Diversas universidades oferecem esse tipo de curso de qualidade. Pesquise as melhores instituições de ensino e as classificações dos cursos para que você consiga absorver o máximo de conhecimento.

A pós-graduação em marketing nas universidades nem sempre tem um preço de mensalidade acessível a todos, mas é um investimento que vai agregar muito valor à sua vida profissional e ao seu currículo.

Instituições conceituadas oferecem cursos que proporcionam conteúdos de qualidade sobre marketing em redes sociais, SEO, infoprodutos e marketing de conteúdo.

Invista seu tempo em cursos

Ao mesmo tempo em que ter uma formação em marketing digital é muito importante, fazer cursos também tem é algo bem positivo.

Diversos cursos online ou presenciais dão a oportunidade de você conversar particularmente ou com turmas reduzidas com grandes especialistas do mercado, podendo absorver tudo o que eles têm a oferecer.

Grande parte dos profissionais de marketing digital conceituados são responsáveis por ministrar cursos online ou mentorias para auxiliar as pessoas na gestão dos seus negócios.

Muitos deles criam turmas sobre empreendedorismo, com novas técnicas e estratégias de vendas para pequenas, médias e grandes empresas.

Participe de eventos sobre marketing digital

Em diversos lugares do Brasil e do mundo, é comum a realização de eventos focados em marketing digital.

Para se tornar um especialista na área, é fundamental que você marque presença nesses locais para que possa absorver todos os conhecimentos dos palestrantes e profissionais que contam as suas experiências de vida nos eventos.

Além de adquirir conhecimentos, essas feiras são ótimos lugares para conhecer pessoas que já atuam no mercado e criar uma lista de contatos profissionais.

Esse networking é muito importante para conseguir novas oportunidades de trabalho, conversar sobre estratégias de marketing digital para os seus negócios, entre outras possibilidades.

Escolha uma especialidade

Todas as pessoas precisam buscar conhecimentos constantemente, independentemente se são aprendizes ou experientes em algum segmento. No marketing digital, é fundamental escolher alguma área específica para atuar como especialista.

Há vários perfis que se encaixam na atuação dos profissionais de marketing e que possibilitam a você buscar aprendizados mais profundos.

Um dos perfis mais comuns é o dos especialistas em SEO. Nesse caso, a pessoa fica responsável por montar as estratégias de otimização e rankeamento dos sites. Há o social media, que é o profissional encarregado de fazer a gestão das redes sociais dos negócios ou produtos, entre outras áreas de atuação.

O marketing digital é um segmento muito amplo e que abrange diversos setores. Assim como em grande parte das áreas, para se tornar um especialista, é preciso muito foco, estudo, paciência, organização e planejamento.

Além de fazer cursos online ou presenciais com profissionais que atuam na área, não deixe de frequentar grandes eventos sobre o segmento, procure conhecer referências e crie um networking. E, em especial, jamais deixe de estudar e desenvolver seus conhecimentos como especialista em marketing digital.

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