O desenvolvimento da internet e das novas tecnologias proporcionaram a melhoria da relação entre os clientes e a empresa. Diversos métodos auxiliam na retenção de novos consumidores, possibilitam uma alta conversão e têm um baixo custo, como é o caso da estratégia de e-mail marketing.

Muitas empresas não utilizam mais o e-mail marketing por achar uma estratégia ultrapassada. Estão erradas! Porém, para que dê certo e atinja os objetivos do seu negócio, é preciso muita organização e planejamento.

Neste post vamos mostrar um passo a passo para você aprender a montar uma estratégia de e-mail marketing. Confira!

Monte sua lista de e-mail

Um dos primeiros passos para uma boa estratégia de e-mail marketing é montar uma lista de e-mail. Faça um planejamento com as metas e os objetivos que você deseja alcançar, seja aumentar as vendas, divulgar promoções, fazer uma ação de fidelização, captar novos clientes, entre outros. Em seguida, monte uma lista com os contatos que se encaixam no perfil dessas ações.

É fundamental que a sua empresa não compre os contatos dessa lista. Diversos negócios que pretendem usar a estratégia de e-mail marketing acabam comprando, já que é uma maneira mais fácil de se conseguir contatos.

Porém, na maioria das vezes, eles não estão nem um pouco interessados no seu negócio. Invista em networking e outros métodos para montar sua lista de e-mails.

Crie a mensagem

O e-mail marketing de um negócio serve como uma estratégia voltada para uma campanha de divulgação de algo. Por isso, é essencial que a empresa responsável pelo envio crie uma mensagem chamativa e que atraia a atenção dos destinatários. Ninguém gosta de receber um e-mail com um texto denso e cansativo na sua caixa de entrada.

Procure utilizar artes com cores vivas, que tenham a marca da empresa estampada e clara para as pessoas. Crie um conteúdo específico e com uma linguagem adequada para o seu público-alvo.

Evite mensagens com caráter apelativo e que possam afastar as pessoas do seu negócio. Faça uma arte com pelo menos uma ou duas imagens que sejam características da sua empresa.

Uma dica muito importante durante a criação da mensagem do seu e-mail marketing é não esquecer jamais das informações básicas, como endereço, telefone e nome da empresa.

É preciso criar uma identidade desse e-mail para que todos saibam quem é o remetente. Além disso, caso tenha um site corporativo, coloque o endereço na mensagem e deixe uma brecha para que a pessoa responda.

Escolha uma boa ferramenta

Algumas empresas conseguem administrar sozinhas os próprios contatos, sem o auxílio de nenhuma ferramenta. Mas, caso o seu negócio tenha uma lista de e-mails muito extensa, é fundamental ter a ajuda de uma boa ferramenta para que os envios ocorram de maneira organizada e com sucesso. Alguns programas são capazes de enviar para até 5 mil contatos ao mesmo tempo.

Caso a sua empresa tenha uma lista com mais de 100 contatos, é muito importante contar com um serviço de e-mail marketing.

Com essas ferramentas, é possível otimizar toda a operação, personalizar seus envios e disparar e-mail dentro de uma estrutura de funil de vendas. O RD Station, Mailchimp, Infunsionsoft e Litmus são algumas dessas ferramentas que podem auxiliar o seu negócio.

Capriche no design

Um e-mail marketing bem-feito não é definido apenas por uma boa mensagem. Caprichar no design e na arte que serão usados é fundamental para atrair a atenção dos destinatários.

Mantenha a coerência na identidade visual da empresa responsável pela mensagem, mas não deixe de investir em cores que sejam atrativas e imagens que tenham a ver com o seu objetivo.

Além disso, reforçarmos ser essencial que o design do seu e-mail deixe algumas informações claras, como os telefones para contato, endereços e nome da empresa.

Outra parte importante e que deve estar bem visível é o call-to-action (CTA), que é o botão responsável por fazer a ligação das pessoas com o seu site, suas redes sociais ou qualquer outra ação que você queira. Busque incluir CTAs que utilizem a linguagem adequada ao seu público.

Defina o nome do remetente

Em diversos processos que buscam as melhores práticas nessas estratégias, foi confirmado que as pessoas preferem receber mensagens diretamente das pessoas e não de e-mails corporativos.

Por isso, utilize o remetente com o seu nome pessoal sempre que tiver a oportunidade. Tente substituir o [email protected] pelo [email protected] nos e-mails.

Essa estratégia de melhores práticas serve para aproximar ainda mais o remetente do destinatário e gerar uma empatia. Isso torna a experiência da pessoa que recebe o e-mail ainda melhor, e ela adquire mais confiança na empresa que está enviando a mensagem. Utilizar nomes de pessoas nos remetentes influencia nas taxas de abertura e nos cliques.

Segmente o público

Para que uma estratégia de e-mail marketing atinja seus objetivos, é fundamental que você segmente corretamente o público. Analise o perfil dos seus clientes e os separe em nichos diferentes.

Cada grupo deve ser voltado para uma certa meta, seja aumentar as vendas, participar de algum sorteio, fidelizar os consumidores, divulgar algum novo produto, entre outras ações.

Fazendo essa segmentação, é possível se comunicar de maneira personalizada com o seu público. Por mais que o seu negócio tenha uma grande lista com vários contatos, nem sempre todos eles vão ter um mesmo objetivo dentro da sua empresa.

Ao segmentar seus consumidores corretamente, a chance de atingir o sucesso com menos disparos é muito maior.

Realize testes

Como dissemos no início, para que a sua estratégia de e-mail marketing dê certo, é preciso muita organização e planejamento. Mesmo assim, é essencial que a sua empresa realize testes para ver se você está fazendo corretamente a segmentação do público, se o design está agradando os destinatários ou se a mensagem está sendo clara e objetiva para todos.

Os testes em e-mail marketing são divididos em diversas métricas. Elas analisam o volume de aberturas que as suas campanhas estão tendo, se as pessoas estão clicando nas suas mensagens e se encaminhando ao seu site ou redes sociais e os números gerais de conversão que eles estão obtendo.

Muitas empresas consideram, de maneira errada, a estratégia de e-mail marketing ultrapassada e sem resultados diretos. É fundamental que os negócios não abandonem essa maneira de se comunicar com as pessoas, pois é uma das estratégias mais eficientes.

Busque se organizar e se planejar para montar a sua lista de e-mails, capriche no design das suas mensagens, invista em uma boa ferramenta e realize testes constantemente.

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