Fundo de funil é o último estágio do funil de vendas, quando leads gerados ao longo do processo de venda tornam-se oportunidades de fechar negócio. Também conhecido como BoFu (bottom of the funnel), o funil de vendas é a etapa de decisão, essencial para concretização das vendas e conquista de clientes.

Como último momento na jornada de compra dos clientes, é nessa hora que os leads qualificados, ou seja, aqueles já interessados em encontrar uma solução para seus problemas específicos, decidem pelo produto ou serviço que melhor os atendem.

Para que a escolha seja pelo produto ou serviço da sua empresa, todo o processo de construção do funil deve construir a autoridade e o interesse necessários a fim de transformar uma MQL em cliente. Confira com mais detalhes neste artigo!

Estágios do funil de vendas

O funil de vendas é a estratégia de marketing de conteúdo responsável por organizar em etapas toda a jornada do cliente, começando pelo seu primeiro contato com a empresa até a concretização da venda. Para que isso aconteça, existem 3 estágios do funil:

1. Topo de funil

O topo de funil diz respeito ao aprendizado e à descoberta, e é também conhecido como ToFu (top of the funnel). É aqui que o cliente em potencial entende ter um problema a ser resolvido, por meio de conteúdos ricos produzidos pela sua empresa. Nesse estágio é possível a conversão de leads de qualidade, por meio do recolhimento de dados como telefone, e-mail, nome e profissão dos seus visitantes.

2. Meio de funil

O MoFu (middle of the funnel) ou meio de funil é voltado para os seus leads. O foco deve ser em qualificá-los para que estejam aptos e interessados em fechar negócio. Assim, é hora de apresentar modos de solucionar as necessidades do lead, com conteúdos mais focados nas especificidades do problema. A ideia é que eles se sintam prontos para fechar negócio logo na próxima etapa do funil.

3. Fundo de funil

Depois de toda a construção do seu funil de vendas na sua estratégia de produção de conteúdo, essa é a hora de fechar negócio e fazer valer todo o trabalho investido nos seus leads. O fundo de funil, ou BoFu (bottom of the funnel), transforma cada lead na oportunidade perfeita de realizar uma nova venda, afinal, os clientes em potencial já descobriram seu problema, foram educados sobre ele e agora buscam soluções eficientes.

Assim, você já pode apresentar os seus serviços e abordá-los com o time de vendas. Isso porque uma relação de confiança foi criada ao longo de todo esse processo. Ao invés de já abordar o cliente em potencial com ofertas, você demonstrou autoridade no assunto, ofereceu conteúdo de qualidade e transmitiu respeito pelo tempo de decisão do cliente em potencial.

Esta etapa termina quando a compra é realizada e o cliente em potencial torna-se um cliente de fato.

Melhores conteúdos para o fundo de funil

Enquanto nos conteúdos de topo e meio de funil você precisa mostrar autoridade e conhecimento nos assuntos, bem como construir abordagens ricas e aprofundadas, no fundo de funil é hora de ser mais direto.

O seu lead já foi preparado para ser abordado com ofertas, desde que esse não seja o principal objetivo do conteúdo. Nesse caso, existem alguns formatos que melhor se encaixam ao fundo de funil.

Experimente conteúdos com interação direta, como webinars, que permitem que o lead converse e tire dúvidas em tempo real. Assim, ele comprova que o seu negócio é uma boa escolha para solucionar seu problema. E-books são ótimas opções tanto para gerar leads quanto para explicitar de maneira aprofundada todos os benefícios que a sua empresa e seus produtos são capazes de oferecer.

Você pode ainda oferecer avaliações gratuitas, demonstrações do produto ou serviço e promoções. E lembre-se de sempre trazer um CTA (call to action) que engaje o lead a finalizar a compra, como convidá-lo a entrar em contato ou experimentar o seu serviço.

Como você deve ter percebido, o fundo de funil é a etapa que valida todo o seu processo de funil de vendas. Porém, de nada adianta concentrar esforços apenas no fundo de funil, já que o seu lead deverá chegar nele realmente preparado e seguro para fechar negócio! Assim, ao dar às outras etapas a devida atenção, é no estágio de decisão que o lead vira cliente e o seu negócio cresce.

Agora que você entendeu melhor o que é fundo de funil e como trabalhá-lo, que tal compartilhar este artigo nas redes sociais e iniciar uma conversa sobre o assunto com amigos e pares de trabalho?