Com a mudança nos padrões de consumo, o investimento em redes sociais se tornou necessário. Com ele, é possível criar estratégias de comunicação junto ao público, melhorar o relacionamento com suas personas e garantir o aumento do alcance do seu negócio.

Por isso, investir em Instagram para empresas se tornou uma tendência, com conteúdos diversos em uma plataforma diferenciada e cheia de potencial. Quer aprender mais sobre isso? Continue a leitura!

Como o Instagram para empresas funciona?

O Instagram apresenta dois formatos de perfis: pessoais e comerciais. Porém, no caso dos perfis comerciais — nosso foco —, é possível criar anúncios e habilitar novas funcionalidades, como o compartilhamento de links por meio dos stories e a criação de anúncios.

Para as empresas, usar essa ferramenta é uma excelente maneira de conhecer mais o seu público, comunicar-se com ele e reforçar o seu diferencial competitivo.

Quais são os benefícios para as empresas?

Estar presente nas redes sociais é necessário. Hoje, grande parte dos clientes busca informações nas plataformas digitais, além de se comunicar com as empresas também por meio dessas ferramentas.

Por isso, o investimento no Instagram para empresas se torna necessário — é possível colher diversos frutos da utilização desse recurso, caso o trabalho seja bem-feito.

Melhora o relacionamento com o cliente

As redes sociais desempenham um papel fundamental no relacionamento com o cliente. Ao contrário da comunicação de anos atrás, hoje, essas plataformas permitem um diálogo bilateral, no qual seus clientes e prospects conseguem se comunicar diretamente com a sua empresa, dando feedbacks, tirando dúvidas, fazendo sugestões e muito mais.

Nesse contexto, o Instagram é uma excelente ferramenta para melhorar o relacionamento com o cliente, pois permite a comunicação por meio de mensagens diretas e comentários, por exemplo.

Torna-se um canal de comunicação com o seu público

Sem dúvidas, o Instagram para empresas permite que você trabalhe um canal de comunicação diferenciado e promissor junto ao seu público.

Nele, é possível criar conteúdos nos mais diversos formatos, como imagens e vídeos para feed, conteúdos para os stories e, agora, conteúdos para o IGTV, uma espécie de canal no Instagram em que é possível publicar materiais maiores e mais completos, para educar e atrair o seu público.

Atrai novas pessoas

A ferramenta também pode auxiliar na atração de novas pessoas para a sua empresa. Com a produção de conteúdos de qualidade, você pode ser encontrado por novos clientes potenciais — sua publicação pode aparecer no “discovery”, dentro da plataforma, ou ser compartilhada pelos seus seguidores ou pessoas que gostaram do conteúdo.

O Instagram também permite que você crie anúncios dentro da plataforma, fazendo com que, por meio de uma segmentação bem estruturada, você consiga atrair ainda mais pessoas para conhecer a sua empresa, seus produtos e seus serviços.

Aumenta a relevância da sua marca

Um outro benefício marcante do investimento no Instagram é o aumento da relevância e do alcance do seu negócio.

Se você trabalha com conteúdos de qualidade, capazes de educar o mercado, é possível que a sua empresa se torne uma referência no assunto para os clientes. Pessoas que buscam por esse tipo de conteúdo podem encontrar sua empresa, acompanhá-la, aprenderem com suas publicações e, com base nisso, enxergarem sua empresa como a melhor opção no mercado.

Como usar o Instagram para empresas?

Agora que você conhece os benefícios dessa ferramenta, é preciso aprender quais são as melhores práticas para aproveitar todas as funcionalidades do Instagram para empresas.

Seja criativo

O primeiro passo é ser criativo. Existem milhares de perfis na plataforma e, por isso, você precisa criar conteúdos que sejam capazes de se diferenciar dentre tantos outros. Para isso, é preciso que você conheça a sua persona, descubra quem são os seus consumidores e de que tipo de conteúdo eles gostam.

Com base nisso, crie materiais criativos e informativos, nos diversos formatos permitidos pela ferramenta, capazes de chamar a atenção e destacar-se dentre tantas opções de conteúdo.

Utilize todas as funcionalidades do aplicativo

O Instagram apresenta diversas funcionalidades diferentes. Nessa ferramenta, é possível criar conteúdos em forma de imagem, legendas completas, vídeos para o feed, vídeos para os stories, post de texto para os stories e até vídeos maiores, criando uma espécie de canal de conteúdo dentro do próprio IGTV.

Além disso, a possibilidade de fazer anúncios também é excelente — ela ajuda a patrocinar posts e alcançar cada vez mais pessoas para o seu negócio.

Utilize hashtags

As hashtags ajudam cada vez mais pessoas a encontrarem seu conteúdo. Com elas, é possível filtrar os posts por assunto.

Supondo que a sua empresa comercializa bicicletas, as hashtags sobre bicicletas ajudam o seu público a encontrar seus conteúdos, que aparecerão dentro dessa categoria.

Estimular o diálogo é fundamental. Quanto mais as pessoas interagirem com o seu conteúdo, melhores serão seus resultados na plataforma. Por isso, é muito importante que você crie conteúdos que estimulem o diálogo dentro das suas publicações.

Ao criar legendas e materiais, peça para que seus seguidores deixem comentários contando suas histórias, respondendo a alguma pergunta que foi realizada etc. Tudo isso ajudará a aumentar o engajamento e o alcance das suas publicações.

Responda aos comentários

Quando você estimula o diálogo, como explicado anteriormente, os usuários tendem a deixar muito mais comentários nas suas publicações. Quando esses comentários são feitos, é fundamental que você foque em respondê-los e em criar um diálogo bilateral.

Não deixe nenhum comentário sem resposta. E, claro, sempre responda com o máximo de agilidade possível, fazendo com que as dúvidas e indagações do seu público não fiquem sem retorno por muito tempo. Quanto mais ágil, melhor!

Crie publicações em diversos formatos

Como explicamos, existem vários formatos de conteúdos dentro do Instagram. Para aproveitar tudo o que a plataforma oferece, é preciso criar materiais em todas essas possibilidades, alcançando seu público com conteúdos completos, em formatos distintos.

Garanta um conteúdo de qualidade

Um conteúdo de qualidade é fundamental. Como foi dito, ser criativo é uma das estratégias mais importantes durante a produção de conteúdo. No entanto, só a criatividade não basta, logo, é preciso que o material seja de qualidade, informativo e educativo, que esteja de acordo com as necessidades do seu público e que seja capaz de gerar cada vez mais valor para as pessoas que estão fazendo a leitura.

Por isso, crie um planejamento de conteúdo, elabore um calendário e promova conteúdos completos e de qualidade, garantindo que seu leitor ficará entretido e satisfeito com o material.

Ter um perfil nas redes sociais não basta. É preciso que você seja capaz de desenvolver estratégias completas, sempre com o foco no cliente e na qualidade do conteúdo.

Por isso, o Instagram para empresas se tornou uma excelente plataforma, promovendo conteúdos de diversos formatos, com a possibilidade de diálogo com o seu público e, claro, com a melhora do relacionamento e das vendas.

Quer aprender mais sobre redes sociais e como utilizá-las da melhor forma possível? Confira nosso artigo "Saiba como fazer o gerenciamento de redes sociais de sua empresa".