Com o avanço da tecnologia, existem diversas ferramentas capazes de automatizar as atividades de marketing dentro de uma empresa.

Sendo assim, claro que, com tantos recursos, é interessante integrar sistemas no marketing, garantindo uma otimização do tempo de trabalho braçal e permitindo que as equipes possam trabalhar estrategicamente.

Visto isso, é preciso entender quais são as formas mais estratégicas de fazer essa integração e garantir que a sua empresa usufrua de todos os benefícios de integrar sistemas. Quer aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que significa integrar sistemas no marketing?

Integrar sistemas significa colocar as diversas ferramentas de marketing para trabalharem em conjunto. Essa estratégia permite que o seu time comercial e de marketing, por exemplo, não precise acessar diariamente várias ferramentas e fazer o cruzamento dos dados manualmente. É possível criar um ambiente tecnológico em que esse processo aconteça automaticamente.

A integração traz mais segurança para a equipe, reduz o tempo gasto em ações manuais e permite que você tenha times muito mais estratégicos e focados em tarefas realmente importantes para a empresa.

O CRM como ferramenta estratégica

O CRM se tornou uma das ferramentas mais estratégicas para as organizações. Isso porque, antes, uma ferramenta que era vista apenas como uma plataforma de armazenamento de informações de clientes, agora, pode trazer incríveis benefícios.

Se os dados estiverem organizados de forma estratégica, completos e integrados com outras ferramentas, é possível entender o comportamento do consumidor, melhorar seu entendimento de mercado, aumentar sua precisão ao definir as personas da sua empresa e, claro, estabelecer estratégias muito mais relevantes e precisas para melhorar os números do seu negócio.

Como a empresa pode melhorar seus resultados por meio dessa integração?

É muito comum, ao criarmos um planejamento de marketing, inserirmos a necessidade de contratar diversas ferramentas para auxiliar no dia a dia.

A integração dessas plataformas é capaz de trazer benefícios marcantes para as empresas nas mais diversas áreas: inteligência de mercado, relacionamento com o cliente, otimização de tempo, aumento das vendas e muito mais.

Aumento da produtividade

Melhorar a produtividade da equipe é, sem dúvidas, um dos principais objetivos dos gestores. Quando analisamos as possibilidades de integrar sistemas dentro dos setores de marketing e comercial, conseguimos melhorar consideravelmente as horas de trabalho dos colaboradores.

Isso acontece porque, quando os sistemas trabalham de forma automatizada, é possível que a equipe que, até então, gastava muito tempo em tarefas braçais e pouco estratégicas tenha, agora, tempo suficiente para melhorar sua produtividade, entregando cada vez mais valor tanto para a empresa quanto para os clientes.

Qualificação automática

A qualificação de leads feita manualmente é muito onerosa. Nessa atividade, é preciso que o colaborador cruze uma série de dados para analisar se aquelas pessoas representam realmente oportunidades de negócio ou não.

Com a integração de sistemas junto ao CRM, é possível que essa qualificação seja feita de forma automática: são definidos os parâmetros para um cliente que está pronto para a abordagem comercial e, a partir daí, as ferramentas fazem a parte “braçal” — analisam os dados de cada um deles de acordo com as especificações ali cadastradas e, de forma automática, precisa e inteligente, entregam uma lista das maiores oportunidades de venda para a sua equipe de vendas.

Maior segurança de dados

A integração realizada com cuidado é capaz de garantir maior segurança dos dados. Isso acontece porque, comumente, essas plataformas são capazes de gerir os dados de forma segura, evitando a perda por invasões nos computadores, vírus e até a própria desorganização das informações.

Dessa forma, integrar sistemas significa proteger os dados internamente, permitindo também que eles sejam acessados de qualquer lugar, a qualquer momento, por pessoas autorizadas.

Facilidade ao compartilhar informações

Ao integrar sistemas e inserir um bom CRM, é possível compartilhar as informações de forma mais simples e rápida entre as equipes e os profissionais responsáveis.

O time de marketing, por exemplo, terá acesso às informações mais relevantes para transformar a sua forma de se comunicar com os clientes.

Do outro lado, o time de vendas também terá informações, materiais e conteúdos suficientes para mudar a abordagem de vendas, mexendo também nos argumentos utilizados no momento de fechar uma compra.

É possível descobrir quais são as maiores objeções de compras, os problemas mais comumente enfrentados pelos clientes e, com base nisso, trabalhar o momento de venda de forma muito mais estratégica e diferenciada, aumentando as taxas de conversão.

Aumento das vendas

O aumento das vendas é um dos benefícios da integração de sistemas, que, além de permitir maior lucratividade, também permite maior conhecimento de mercado.

É possível entender, com essa integração junto ao CRM, quem está comprando na sua empresa, quais produtos e serviços costumam ser mais aceitos por cada tipo de cliente e muito mais.

Essas informações são valiosas e permitem uma melhora constante dos resultados do seu negócio, fazendo com que, mês a mês, os números continuem crescendo e tornando a organização cada vez mais lucrativa.

Maior controle

A integração de sistemas também permite que você tenha maior controle. Isso significa que a rotina de acompanhamento de métricas, números, informações e resultados se torna muito mais otimizada e prática, permitindo que uma visita ao dashboard possibilite que você compreenda tudo o que está acontecendo no dia a dia do seu negócio.

Além disso, claro, a melhora do controle significa também mais tempo e insights estratégicos para aumentar a rentabilidade da sua empresa.

Integrar sistemas de marketing ao CRM é uma excelente maneira de trabalhar de forma mais estratégica.

Quando você conecta os dados e faz uso das diversas ferramentas de automação, é possível melhorar os resultados da sua empresa, aumentando as taxas de conversão, seu entendimento de mercado e seu relacionamento com o cliente.

Assim como a integração de sistemas, o alinhamento de equipes também é responsável pela melhora da performance e pelo aumento dos lucros dentro de uma empresa.

Quer aprender ainda mais sobre como melhorar os números do seu negócio? Leia nosso artigo "Vendarketing: o alinhamento de dois times para o sucesso da empresa" e aprofunde seus conhecimentos!