Embora não seja exatamente uma novidade, o conceito de Machine Learning é uma das principais tendências do marketing digital atualmente e a expectativa é que essa atuação seja cada vez maior. As estratégias de SEO, por exemplo, estão sendo diretamente afetadas por esse novo modelo de negócios e é preciso estar atento para não ficar para trás.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, apresentamos o conceito de Machine Learning, explicando de que forma ele está revolucionando o SEO pelo mundo. Continue com a gente e confira!

O que é Machine Learning?

Como o próprio termo sugere em sua tradução, Machine Learning é um subcampo da Inteligência Artificial que trabalha com a ideia de máquinas que têm capacidade de aprender sozinhas, a partir da exposição a um grande volume de dados.

Embora a ideia de robôs que aprendem sozinhos possa parecer uma coisa de filme de ficção científica, essas máquinas já estão no mercado e funcionam por meio de algoritmos e big data. Ao identificarem padrões de dados, elas criam conexões entre eles e, assim, aprendem a executar diferentes tarefas de forma totalmente inteligente e sem a interferência humana.

Uma das grandes vantagens de contar com um sistema de Machine Learning é que, diferentemente dos seres humanos, as máquinas podem interagir com uma enorme quantidade de informações, o que pode beneficiar uma empresa em diversos aspectos e setores.

No marketing digital, por exemplo, o Machine Learning pode criar uma estratégia poderosa. Isso porque uma análise de informações rápida pode fazer com que as empresas tenham uma presença online cada vez mais eficiente. Além disso, a prospecção de clientes pode ter uma abordagem cada vez mais personalizada.

Quais são as principais mudanças que o Machine Learning está trazendo para o SEO?

Muito além de facilitar processos, o Machine Learning vai além quando o assunto é tecnologia. Não é de hoje que o Google usa essa ferramenta para conseguir entregar sempre o melhor resultado em suas buscas e isso já está impactando diretamente o trabalho de SEO.

E para que você entenda exatamente o que estamos falando, a seguir vamos listar as principais mudanças que o Machine Learning está proporcionando para o SEO. Confira!

Machine Learning para recomendação

Embora o aprendizado de máquina usado pelo Google não seja exatamente Inteligência Artificial, a expectativa é que esses dois conceitos estejam cada vez mais interligados na busca por resultados perfeitos.

E é a partir de buscas já consolidadas que o Machine Learning faz recomendações de resultados para pesquisas que tenham alguma relação. Ou seja, o trabalho de SEO não vai ter um alcance apenas para termos ou palavras-chaves específicas. Seu conteúdo também vai ser recomendado para outros usuários.

Busca por voz

A busca por voz é uma ferramenta que está cada vez mais em alta no mercado e sua expansão se deve também ao trabalho de Machine Learning. Afinal, quem nunca recorreu ao recurso para fazer uma pesquisa rápida pelo celular?

As máquinas são programadas para identificarem as palavras buscadas e, a partir disso, entregar o melhor resultado com base no SEO.

Rankeamento

Quando falamos em rankeamento, o uso de palavras-chaves repetidamente ao longo de um texto não funciona mais. Buscadores como o Google são semânticos e, graças ao aprendizado das máquinas, vasculham o conteúdo para entender se o que está sendo dito é relevante ou não.

Para melhorar o SEO do seu conteúdo com a chegada do Machine Learning é preciso ir além das palavras-chave e começar a trabalhar com termos semanticamente parecidos, que vão ser capazes de enriquecer seu conteúdo e gerar valor para o usuário.

Adequação de frases nas buscas

Essa mudança atinge, principalmente, os termos que são digitados de forma errada nos buscadores. A partir do aprendizado das máquinas que conduzem as pesquisas, o Google consegue pegar uma frase aparentemente sem sentido ou com erros de digitação e entregar resultados exatos para os usuários.

Para adaptar o seu SEO, é preciso monitorar e entender o comportamento dos consumidores, identificando frases ou termos difíceis que podem atrapalhar o público-alvo de encontrar o seu conteúdo.

Close variants

O conceito de close variant está relacionado com a disposição de uma frase em uma busca. Embora similares, a ordem de uma única palavra pode modificar todo o sentido de uma frase e a Machine Learning do Google consegue entender isso perfeitamente.

Como adaptar as suas estratégias?

Mesmo que você já tenha uma presença online bem estabelecida, investir em ferramentas como o Machine Learning é essencial para entender de maneira rápida o comportamento do seu consumidor, identificar erros e encontrar as melhores formas de atingir os seus potenciais clientes.

E quando falamos sobre estratégias de SEO, a adaptação das suas ações de acordo com a realidade do Machine Learning se torna essencial. Além de oferecer um serviço cada vez mais personalizado, que gere identificação com o público, o aprendizado das máquinas vai ajudar você a vencer os algoritmos e ser visto pelos usuários certos, na hora certa.

É preciso, antes de tudo, entender as necessidades e comportamentos do seu público e as novas formas de trabalho de SEO a partir da realidade do Machine Learning. Com essas informações em mãos, será mais fácil identificar quais são as adaptações necessárias para cada uma das suas estratégias, seja no conteúdo de um blog ou nos termos de busca usados.

Mas, para isso, é muito importante contar com uma empresa especializada no assunto. Assim, você vai ter toda a orientação sobre as ferramentas e técnicas mais adequadas para a realidade e os objetivos específicos do seu negócio.

Incrível, não é mesmo? Seja por meio do Machine Learning ou do SEO, a tecnologia já está transformando a forma das marcas se relacionarem com o seu público e é preciso estar sempre atento para entender e aplicar as melhores estratégias para o crescimento da sua empresa.

Agora que você já sabe mais sobre Machine Learning e suas aplicações nas estratégias digitais, confira o nosso próximo post e conheça 12 técnicas de SEO para otimizar a estratégia do seu blog.