As redes sociais dominaram o cenário da internet e hoje já são um dos principais canais de divulgação das marcas. Mas, afinal, você sabe como fazer marketing no Instagram ou por que essa plataforma é tão importante para a estratégia digital da sua marca?

Antes de mais nada, é importante ter sempre em mente que uma estratégia de marketing bem-feita é essencial para o sucesso das suas ações e posicionamento online da sua marca — e o Instagram está diretamente ligado a esse processo.

Pensando nisso, neste artigo apresentamos 8 dicas de marketing no Instagram que vão ajudar a alavancar o seu negócio. Continue a leitura e confira!

1. Tenha objetivos claros

O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing é ter objetivos claros e metas bem definidas. Por que trabalhar com o Instagram? Quem é seu público? Quem você quer atingir? Quais são os resultados que você pretende alcançar?

Cada uma dessas perguntas vai ajudar a traçar um planejamento e, a partir disso, definir as melhores estratégias a serem trabalhadas. No marketing digital, nada é por acaso, e você precisa levar isso em consideração em cada etapa do seu processo de comunicação com o público.

Faça pesquisas no próprio Instagram, observe seu público, converse com clientes pessoalmente. Não importa o método usado, o essencial é saber o que você está fazendo, para quem e por quê.

2. Migre para um perfil comercial

Você não pode esperar alcançar resultados profissionais se nem ao menos usa uma conta apropriada para isso, não é mesmo? Portanto, antes de fazer qualquer ação, é preciso migrar o perfil da sua marca para uma conta comercial.

Fazer essa mudança é mais simples do que se imagina. É só ir até o menu de configurações, clicar em “Conta” e, depois, em “Mudar para conta comercial”. Após fazer isso, você automaticamente terá acesso a alguns benefícios exclusivos, como a criação de anúncios e posts patrocinados sem precisar recorrer às ferramentas do Facebook.

3. Use anúncios patrocinados

E por falar em anúncios e postagens patrocinadas, eles são essenciais para o sucesso da sua estratégia de marketing no Instagram. Isso porque o engajamento orgânico mostra o seu conteúdo para, em média, apenas 15% dos usuários que seguem sua marca.

Para começar a ser visto, chamar a atenção e engajar todo esse público restante, o impulsionamento vai ser o seu principal aliado. Afinal, de nada adianta criar um conteúdo incrível se ninguém está vendo, não é mesmo?

Na hora de criar um post patrocinado, é preciso estar atento. Existem diversas formas de segmentar o seu público e essa configuração não deve ser feita de forma aleatória. Idade, localização e interesses devem ser escolhidos estrategicamente de acordo com o objetivo de cada ação.

Além disso, ainda é possível definir o orçamento investido, a forma de pagamento e o prazo de duração de cada anúncio realizado.

4. Invista em conteúdo exclusivo

Após realizar os impulsionamentos na sua página, somente um conteúdo relevante e de qualidade é capaz de manter o interesse dos usuários na sua marca. E você não vai querer ficar investindo em posts patrocinados o tempo todo, não é mesmo?

Um conteúdo exclusivo e que faça sentido para o seu público-alvo é a única ferramenta capaz de engajar, conquistar e gerar autoridade para a sua marca. Por isso, não perca essa oportunidade de ouro!

Encontre os formatos favoritos dos seus seguidores e deixe a criatividade falar. Como o Instagram é uma rede social totalmente visual, fotos e vídeos são os mais indicados, mas você ainda pode surpreender ao criar legendas originais que acompanhem as postagens.

5. Use hashtags

Sim! As hashtags são um dos recursos mais bacanas do Instagram e você precisa usá-las a favor da sua marca. Segundo estudos, um post com hashtags tem 12% a mais de engajamento do que aqueles que não têm.

Para alcançar bons resultados, o ideal é usar tags que tenham alguma relação com os seus produtos ou serviços ou até mesmo criar uma própria para a sua marca. Assim, além de aumentar a visibilidade das suas postagens, ainda é possível acompanhar o que seus seguidores falam sobre você.

6. Interaja sempre

Embora você esteja usando o Instagram como uma plataforma de marketing, ele ainda é uma rede social como outra qualquer. Isso significa que os seus seguidores querem atenção e que a interação com eles deve ser especialmente valorizada.

Saiba conversar com o seu público, responda a todos os comentários nas postagens e, principalmente, não deixe ninguém sem resposta nos chats. As redes sociais são feitas para interagir e aproximar pessoas. Use isso a seu favor!

7. Use o Instagram Stories

Outra ferramenta muito válida que a sua empresa pode — e deve! — explorar no Instagram são os Stories. Esse espaço armazena publicações curtas que somem em 24 horas e possibilita estreitar ainda mais os laços com seu público e seguidores.

Uma boa forma de usar esse recurso é tirar dúvidas e mostrar os bastidores do seu trabalho, curiosidades sobre a empresa e o dia a dia dos funcionários. Além disso, essa também é uma excelente oportunidade para redirecionar o público para novos conteúdos com links diretos.

8. Aproveite os recursos gratuitos

Os perfis de negócios do Instagram ainda contam com ferramentas de análises exclusivas. Chamadas de Insights, elas fornecem informações valiosas e estatísticas sobre alcance das postagens, engajamentos, impressões e muito mais!

Além de dados sobre as postagens, ainda é possível ter acesso a informações demográficas e comportamentais dos seus seguidores, o que pode ser muito útil para montar uma estratégia eficiente. Use cada uma dessas informações a favor da sua marca e tenha um gerenciamento de criação de conteúdo cada vez mais acertado.

Incrível, não é mesmo? Como podemos perceber neste artigo, o Instagram é um verdadeiro universo de possibilidades. Siga as nossas dicas, envolva a sua equipe, analise os resultados e alcance o retorno desejado com essa poderosa rede social que só cresce no mercado digital.

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