O monitoramento de rede social permite que sua empresa controle os resultados de suas ações de marketing na Web em todos os sentidos. Ou seja, ao monitorar, é possível saber o que dá certo e o que precisa melhorar, o que ajuda a tomar decisões sobre seus próximos passos.

Redes sociais são muito mais do que espaços virtuais de interação entre pessoas. Elas são verdadeiros canais para fazer negócios e, por isso, devem ser levadas muito a sério. Não por acaso, 92% das empresas estão presentes em sites, como Facebook, Instagram e Twitter.

Sendo assim, para garantir que sua empresa extraia os melhores resultados de tudo que fizer em suas redes, será necessário contar com ferramentas para avaliar essas ações. Conheceremos 6 delas a partir de agora, então, fica o convite para continuar a leitura!

1. Quintly

Embora não seja a ferramenta para monitoramento de rede social mais popular, o Quintly não fica devendo em nada as outras mais “badaladas”. Com ele, é possível avaliar dados de engajamento com os posts, em dashboards que utilizam mais de 400 métricas diferentes.

Aliás, os dashboards são uma atração à parte no Quintly. Isso porque é possível criar painéis personalizados e até criar métricas com códigos próprios de programação.

De qualquer forma, pesa contra a baixa quantidade de perfis que podem ser cadastrados na versão de testes — apenas 3 — e os preços pouco convidativos.

2. RD Station Marketing

Que não se pense que, no mercado brasileiro, não existe uma solução 100% nacional em ferramentas para monitorar redes sociais. Na verdade, uma das mais completas entre todas é um produto nosso, a RD Station.

Trata-se de uma solução única, na qual sua empresa poderá automatizar diversas ações de marketing digital, inclusive nas suas redes sociais. Pela ferramenta, é possível automatizar a tarefa de publicação de postagens, o que, para profissionais do ramo, é indispensável.

Outro recurso muito útil para os social medias é o lembrete de datas comemorativas. Afinal, em redes sociais, essa é uma das formas mais certeiras de se gerar engajamento. Finalmente, pelo RD Station, é possível criar e gerir campanhas de anúncios no Facebook. Tudo em um único painel de controle. Dá para acreditar?

3. Reportei

O diferencial do Reportei fica por conta da agilidade. Afinal, a promessa da ferramenta é gerar relatórios profissionais em apenas 3 segundos. Facebook, Instagram, Google Ads, Google Analytics, LinkedIn e YouTube são as redes sociais e plataformas que podem ser monitoradas por essa ferramenta.

E se, por um lado, a versão de testes não permite uma avaliação mais precisa por causa do pouco tempo — só três dias —, em compensação, os valores dos planos são bem mais atrativos.

Em resumo, o Reportei é feito sob medida para quem quer monitorar suas redes sociais porque sua proposta é exatamente servir como uma ferramenta de relatórios de marketing digital.

4. Hootsuite

Das soluções do mercado, talvez o Hootsuite seja a que mais recursos oferece em sua versão gratuita. Pelo seu dashboard, é possível ter uma ideia bastante abrangente da repercussão de publicações em redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

Uma das facilidades é o conjunto de relatórios na forma de gráficos que mostram a performance das publicações por diferentes métricas. Ou seja, é possível medir a repercussão das postagens visualizando separadamente comentários e likes.

Se você quiser relatórios para um monitoramento ainda mais completo, pode fazer o upgrade do plano e ter acesso a insights mais aprofundados. Análise de mensagens recebidas, alcance de postagens e performance por dados demográficos são algumas das funções que podem ser agregadas com um plano pago.

Contudo, um ponto não tão positivo do Hootsuite é que a API que faz a interligação com as redes sociais não é tão estável quanto deveria ser. Isso é percebido quando é necessário adicionar uma nova rede social ou incluir pessoas em funções de administrador.

5. Cyfe

Outra ferramenta cuja versão gratuita merece destaque é o Cyfe. Sem pagar nada, sua empresa terá, por tempo ilimitado, 5 tipos de indicadores de performance de suas redes sociais.

No entanto, se você precisar ou quiser testar a versão paga, então, terá acesso a relatórios de desempenho que têm como mérito serem focados em vendas. Em outras palavras, o Cyfe ajuda a sua empresa a monitorar outras métricas além das redes sociais — que podem nos levar a avaliações baseadas apenas em “métricas de vaidade”.

Uma delas, por exemplo, e encontrada em raras ferramentas, é o monitoramento do funil de conversão. Sim, o Cyfe oferece, na versão paga, a análise de leads e clientes conforme a sua posição no funil de vendas.

Outra função interessante dos planos pagos é o monitoramento em tempo real. Como o nome já evidencia, por ele, você poderá monitorar a atividade de usuários de suas redes ao vivo. Interessante, não?

6. Google Analytics

Então, você também pensava que o clássico Google Analytics só servia para monitorar o desempenho de sites e blogs? Ok, é verdade que a sua finalidade principal é, de fato, medir a performance dessas plataformas. No entanto, o que nem todos sabem é que dá para monitorar, pelo seu dashboard, o alcance e o engajamento de posts sociais.

Isso pode ser feito ao visualizar, já no painel principal, o box “Como você atrai usuários?”. Nele, estará a origem do tráfego em seu site/blog em três dimensões:

  • direct: tráfego direto da internet, seja por busca orgânica, seja por anúncios;
  • outro: acessos cuja origem não pode ser identificada ou especificada;
  • social: a que nos interessa aqui, ou seja, os acessos que vêm de suas redes sociais.

Trata-se de uma ferramenta valiosa para quem usa as redes sociais, em especial o Facebook, como canais para aumentar o alcance das publicações em blogs. Pelo Analytics, você poderá monitorar como seus blogposts estão sendo recebidos pelos seus fãs e, ainda, saber se esses acessos estão gerando conversões.

Então, está pronto para testar as ferramentas que destacamos aqui para melhorar a captação de leads e clientes em seu negócio? Lembre-se sempre de que o monitoramento de rede social deve ser feito tendo em vista objetivos reais e tangíveis. Ganhar curtidas e comentários é muito bom, desde que gerem retorno!

Gostou do nosso post? Então, continue aprendendo! Veja agora como usar o fluxo de nutrição de leads em sua estratégia digital!