Como é feita a comunicação na sua empresa? Você sabe trabalhar as melhores plataformas junto aos seus clientes e prospects? Investir em newsletter e-mail marketing é uma excelente oportunidade para melhorar os resultados da sua organização e transformar seu negócio em uma referência de mercado.

Com um bom conhecimento sobre o seu público, planejamento e uma estratégia elaborada, você conseguirá se destacar e conquistar a confiança dessas pessoas. Quer entender mais sobre essa prática e todos os benefícios desse investimento? Continue a leitura!

O que é uma newsletter?

A newsletter e-mail marketing, também conhecida como boletim informativo, é uma mensagem enviada pela empresa para seus clientes e prospects. Ela acontece periodicamente e costuma ter um planejamento e linhas editorial e visual definidas, permitindo que a estratégia aconteça redonda e da melhor forma possível.

Ela diverge do e-mail marketing pelo seu foco. Enquanto o e-mail marketing tem um foco mais agressivo em vendas, a newsletter apresenta cunho informativo. Portanto, seu disparo consiste na disseminação de informações relevantes para o seu público, sejam dados sobre a empresa, sejam dados sobre sua área de atuação.

Comumente, a newsletter é disparada apenas para aquelas pessoas que optaram por recebê-la. Essa captação de possíveis interessados acontece por meio de um formulário online, localizado no blog ou no site da sua empresa.

Por que a newsletter é importante na estratégia de e-mail marketing?

A newsletter é uma excelente oportunidade dentro das estratégias de e-mail marketing. Isso porque são vários os benefícios que esse investimento pode trazer para a sua empresa, desde a educação do seu público até o aumento das oportunidades de venda.

É uma fonte de informação para os clientes

O primeiro grande benefício do investimento em newsletter é a possibilidade de criar um canal de informações relevantes para seus clientes.

Por meio desses e-mails, você conseguirá comunicar tudo o que for necessário ao seu público, levando novidades e informações institucionais que são importantes para o seu negócio. Ser uma fonte de informação também ajuda a melhorar a forma com que o seu cliente enxerga sua empresa. Falaremos mais sobre isso a seguir!

Ajuda na promoção de produtos e serviços

A newsletter tem um caráter institucional e, por isso, é interessante para apresentar algumas novidades para o seu público. Claro que, para ter uma estratégia realmente eficaz, é interessante que os e-mails de produtos e serviços não sejam massantes e nem frequentes.

Crie um bom relacionamento com a sua base de e-mails por meio de conteúdos variados e, quando necessário, realize a promoção de novidades em produtos e serviços.

Uma outra dica é, caso você tenha uma boa plataforma de CRM, fazer a segmentação desses leads e mandar produtos e serviços diferenciados de acordo com os interesses previamente demonstrados por cada uma dessas pessoas.

Cria vínculo com o leitor

A newsletter ajuda a criar um vínculo maior com o leitor. Ela é uma forma de conversa com os leads, o que permite que você se aproxime deles por meio de conteúdos relevantes e informações que ajudarão a persona no dia a dia.

Melhora a percepção de marca

Um outro benefício marcante da newsletter é a melhora da percepção de marca. Quando a sua empresa envia e-mails relevantes para a base, ela acaba sendo vista como uma excelente fonte de informações, além de se tornar uma referência para aquelas pessoas, dentro do seu mercado.

Por isso, o cuidado com a qualidade do material é fundamental. Analise o seu público, conheça seus interesses e escreva conteúdos que se encaixem nesses interesses.

Aumenta as oportunidades de venda

E, claro, com a melhora do relacionamento e uma percepção de marca muito mais rica, as oportunidades de venda são elevadas.

Um bom relacionamento significa aumento da fidelização dos clientes, o que, por sua vez, sinaliza aumento nos lucros do negócio.

Como criar uma boa newsletter?

Criar uma boa newsletter é o segredo para uma estratégia de sucesso. Por isso, separamos algumas dicas básicas para você colocar em prática hoje mesmo.

Produza um conteúdo de qualidade

Criar conteúdo de qualidade é a melhor maneira de engajar a sua audiência e aumentar os resultados das suas campanhas de newsletter. Avalie seu público, seus interesses e quais informações são realmente interessantes para essas pessoas.

Com esses dados em mãos, é hora de escrever conteúdos diferenciados, de qualidade, que despertarão o interesse dos leitores.

Faça testes

Fazer testes é fundamental. Analise a frequência de disparos, os títulos, os temas de conteúdos e, claro, os CTAs dos seus e-mails, para encontrar a fórmula que funciona melhor para a realidade da sua empresa.

Fique de olho no título

O título do seu e-mail, independentemente do contexto, é fundamental. Ele é o primeiro contato que o seu leitor terá com a sua mensagem e, por isso, precisa ser feito com estratégia e cuidado. Crie títulos que instigarão o leitor e o levarão ao clique.

Tenha cuidado para não se tornar um SPAM

Tornar-se um SPAM é um problema. Por isso, para evitar que a sua empresa cometa esse erro, é preciso descobrir qual é a frequência adequada de disparo de newsletter para o seu público.

Entender qual é esse número exige que você conheça o seu público, tenha um objetivo claro e um bom planejamento. É necessário realizar alguns testes para acompanhar, também, as taxas de abertura, como já explicado.

Crie um bom layout

Uma das formas de destacar sua newsletter e torná-la cada vez mais interessante é estabelecendo um layout que consiga valorizar a legibilidade sem deixar o estilo de lado.

Crie, portanto, uma identidade para a sua newsletter. Analise qual o seu público e que tipo de layout pode ser mais interessante para esse contexto, garantindo sempre a melhor experiência possível para os usuários.

A newsletter e-mail marketing é uma excelente forma de trabalhar a comunicação com o seu público. Com as dicas que apresentamos ao longo do texto, você pode começar agora mesmo a organizar um bom planejamento para trabalhar essa ação da melhor forma possível.

Quer aprender mais sobre como criar uma newsletter incrível, com conteúdos ricos e que chamem a atenção do cliente? Leia nosso artigo: "Confira agora 5 práticas incríveis de e-mail marketing copywriting".