O e-mail marketing é uma estratégia que permite um relacionamento próximo, efetivo e muito valioso com os clientes. O segredo é saber definir o conteúdo, o momento e o formato em que os materiais serão entregues, garantindo o sucesso da estratégia.

Muitas pessoas se perguntam se o e-mail marketing acabou. Afinal, será que esse tipo de estratégia ainda dá resultados? A verdade é que, com a evolução dos hábitos de consumo, as estratégias também evoluíram e o investimento em marketing continua valendo . Por isso, hoje, não basta apenas disparar um e-mail — é preciso que você tenha todo o cuidado necessário com o que está sendo enviado, quando e para quem.

No artigo de hoje, vamos esclarecer alguns pontos importantes sobre a estratégia de e-mail marketing. Continue a leitura!

Quais são os benefícios do e-mail marketing?

As estratégias de e-mail marketing trazem vários benefícios para as empresas. Para as organizações que conseguem aplicá-las corretamente, é possível estreitar o relacionamento com o cliente, segmentar o público com a construção de uma ou mais personas e até otimizar outras estratégias de marketing digital!

Permite um relacionamento próximo com o cliente

O primeiro grande benefício é a possibilidade de um relacionamento próximo com o cliente, no qual informações relevantes são trocadas por meio do disparo de e-mails e, a partir daí, a relação fica cada vez mais estreita.

Possibilita a segmentação do conteúdo a ser entregue

Uma outra vantagem muito marcante é a possibilidade de segmentação: é possível segmentar a base de e-mails, além de criar uma comunicação diferenciada, otimizada e automatizada, com variáveis que mudarão de acordo com o lead para o qual o e-mail está sendo enviado.

Otimiza as ações de marketing digital

As ações de e-mail marketing também permitem a otimização de várias estratégias de marketing digital, principalmente do marketing de conteúdo.

Nesse contexto, os e-mails podem conter conteúdos relevantes para o seu público, entregues de acordo com a segmentação com base em interesses criados nas ferramentas de automação.

Como realizar uma estratégia de e-mail marketing?

O segredo de uma boa estratégia de e-mail marketing é definir as ações com muito cuidado, garantindo que a experiência do cliente durante todo esse processo seja a melhor possível.

Dessa forma, para tirar suas ações do papel, é preciso ter alguns cuidados. Como explicamos, as mudanças no comportamento de compra do usuário interferem também nas estratégias de marketing e, por isso, é preciso adequar a forma de se comunicar.

Segmente sua base de e-mails

A segmentação da base de e-mails é o primeiro passo para conseguir uma estratégia diferenciada. Analise o seu consumidor, os seus produtos e os seus serviços e segmente por interesse, região, idade ou o que for mais interessante para a sua estratégia.

Com essa segmentação, os disparos de conteúdo podem ser diferenciados para cada grupo, aumentando as chances de conversão.

Defina uma rotina de disparos

Os disparos precisam ser bem pensados. A estratégia deve ser a garantia de que os usuários receberão uma quantidade razoável de conteúdos, sem que isso se torne incômodo para eles. Para não exagerar, defina uma rotina no seu calendário de ações.

Faça testes A/B

Os testes são fundamentais para garantir uma boa estratégia de e-mail marketing. Eles consistem em disparos com algumas informações diferentes (como título, CTA e cor do botão) para visualizar qual modelo converte mais com o seu público.

As informações coletadas com os resultados desses testes ajudarão a sua empresa a entender qual tipo de abordagem funciona melhor com o seu público e como tornar a comunicação mais precisa daqui para frente.

O e-mail marketing acabou de começar! Este é o momento de criar ações estratégicas e bem direcionadas para melhorar os resultados da sua empresa e aproveitar todos os benefícios oferecidos por essa alternativa. Se você seguir as dicas que citamos no artigo de hoje, poderá conquistar números incríveis!

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