Você já deve ter ouvido falar que o marketing boca a boca é o mais eficiente, não é mesmo? Na maioria das vezes, tudo o que uma empresa quer com as suas estratégias é virar assunto e, consequentemente, atingir um número cada vez maior de pessoas. E é exatamente aí que entra o Buzz Marketing.

Ainda não sabe do que estamos falando ou quer conhecer mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda, de uma vez por todas, o que é Buzz Marketing e como ele pode beneficiar a sua marca no mercado!

O que é Buzz Marketing?

O Buzz Marketing pode ser definido como uma ferramenta ou, até mesmo, como uma estratégia que tem como objetivo estimular a conversa dos consumidores em torno de uma marca, produto ou serviço.

Esse conceito foi derivado do termo em inglês “buzz”, que pode ser traduzido como “burburinho”. Ou seja, ele busca colocar a marca na boca do povo a partir de ações estratégicas de marketing. O Buzz Marketing pode ser feito de várias formas, seja por meio de uma campanha publicitária, seja por meio de um evento, seja por meio de qualquer outra atividade que gere engajamento o suficiente para chamar a atenção dos consumidores.

Bombardeado por mensagens publicitárias a todo momento, a verdade é que o público está cada vez mais cético com a publicidade e simplesmente ignora grande parte das propagandas que consome. Diante desse cenário, as recomendações se tornaram essenciais para as marcas atingirem o seu objetivo e o Buzz Marketing pode contribuir — e muito! — para isso.

O público-alvo

Uma campanha de Buzz Marketing trabalha, principalmente, com dois grupos de público-alvo: os pioneiros e os early adopters. Esses consumidores são os mais interessados em novidades e inovações e, consequentemente, têm maior disposição para experimentar produtos, marcas e serviços que ainda não conheciam.

Na prática, isso significa que esses dois grupos serão os primeiros a aderir a uma determinada ação de marketing digital e a começar uma discussão sobre o assunto com outros grupos de pessoas, ajudando a divulgar a marca de forma espontânea.

Os seis botões do Buzz Marketing

O Buzz Marketing trabalha com seis botões — ou estratégias — principais para as suas ações. Cada um provoca um tipo de reação no público e pode ser trabalhado de forma diferenciada. São eles:

  1. o tabu, que explora temas polêmicos, proibidos ou que ainda têm pouca aceitação na sociedade;
  2. o incomum, que trabalha com campanhas que fogem dos padrões ou apresentam algo revolucionário;
  3. o extraordinário, que tem como ferramenta uma situação ou assunto positivo, que pode ser visto de forma incrível pelo público;
  4. o chocante, que trabalha com tudo aquilo capaz de chocar e gerar comentários do público rapidamente;
  5. o hilário, que, como o nome sugere, está relacionado com campanhas engraçadas, que fazem rir;
  6. o segredo, que, por último, é o botão que desperta a curiosidade do público em saber mais.

Por que ele é importante para o engajamento nas redes?

Com a popularização das novas tecnologias e, principalmente, das redes sociais, as pessoas estão mais conectadas e, hoje, já trocam informações, opiniões e experiências sobre assuntos diversos. Da política ao esporte, tudo vira motivo de discussão na web, principalmente a eficiência das marcas.

A verdade é que toda essa facilidade para compartilhar informações transformou os hábitos de consumo das pessoas nos últimos anos. Hoje, o que um amigo ou familiar diz sobre uma empresa tem um peso considerável na decisão de compra. E é nesse momento que uma campanha de Buzz Marketing eficiente faz toda a diferença.

Diferentemente de outros formatos de publicidade mais convencionais, quando falamos em Buzz Marketing, o foco não está em vender um produto ou serviço. O objetivo é ganhar notoriedade no mercado, gerando mais engajamento com o público e reconhecimento para a marca e, só então, impactando as vendas e o desempenho da empresa.

O engajamento gerado por uma campanha eficiente de Buzz Marketing pode trazer diversos benefícios para uma empresa. Isso porque ele dá um motivo real para que as pessoas falem sobre a sua marca, compartilhem suas experiências e reforcem sua imagem positiva na mente de potenciais consumidores.

Quando esse trabalho é bem-feito, as chances de o consumidor se fidelizar com as marcas só crescem. E, além de toda a proximidade criada, ele se sente cada vez mais confiante para indicar a experiência para outras pessoas.

Quais são os exemplos de sucesso de Buzz Marketing?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre Buzz Marketing e os seus benefícios, que tal conferir alguns exemplos de sucesso que marcaram o mercado nos últimos anos? Continue a leitura e inspire-se!

Steve Jobs

Steve Jobs é o fundador da Apple e um dos maiores exemplos de Buzz Marketing que o mundo já viu. Isso porque ele conseguia cativar o público e ativar diferentes botões — como o choque e o segredo — de uma só vez durante as suas apresentações.

Em cada uma das conferências de que participava, Jobs foi criando uma técnica de se comunicar com o público realmente inovadora. Ao final da apresentação, ele começava a deixar o palco, mas, contrariando as expectativas, voltava com o bordão “one more thing”, seguido de uma notícia bombástica, um segredo ou um lançamento exclusivo.

Silvio Santos e Netflix

Falando sobre o mercado brasileiro, quem não se lembra do caso que envolveu Silvio Santos e a Netflix? Contrariando todas as expectativas, o dono da SBT fez uma propaganda gratuita e totalmente espontânea sobre os serviços de streaming do concorrente durante um dos seus programas.

O comentário inesperado gerou tanta repercussão nas redes sociais que o CEO da Netflix se pronunciou sobre o assunto e ofereceu uma assinatura vitalícia para Silvio Santos. Quer prova maior do poder do engajamento de uma marca?

Dia dos Namorados de O Boticário

O Boticário provou como o tabu pode ser trabalhado de forma positiva a favor de uma marca ao lançar, em 2015, uma campanha de dia dos namorados que mostrava casais heterossexuais e homossexuais trocando presentes.

A empresa resolveu explorar um assunto que ainda gera muita discussão no país e, com isso, rapidamente, ganhou as redes sociais. O resultado? Um maior reconhecimento de marca e um aumento de mais 3% de atuação no mercado.

Bem bacana, não é mesmo? Como podemos perceber ao longo do texto, o Buzz Marketing tem um papel fundamental no engajamento das marcas nas redes sociais e os seus resultados podem ser vistos e comprovados na prática!

Este conteúdo o ajudou? Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é Buzz Marketing, que tal conhecer outras estratégias que podem alavancar a sua marca na web? Confira nosso próximo artigo e descubra o que é marketing viral.