Você sabe o que é marketing viral? Essa estratégia não é exatamente uma novidade, mas está cada vez mais presente no planejamento das grandes empresas.

No entanto, engana-se quem pensa que basta fazer um vídeo engraçadinho. Para ter sucesso em uma ação, é necessário ter organização e uma estrutura adequada para o conteúdo.

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, apresentamos as principais dicas e orientações que você precisa conhecer sobre a utilização do marketing viral em uma estratégia digital. Continue a leitura!

Afinal, o que é o marketing viral?

Marketing viral é uma estratégia publicitária que se baseia no comportamento do público na web e, consequentemente, no compartilhamento acelerado de uma determinada mensagem.

Essa técnica tem como objetivo estimular os usuários a passarem uma campanha, um vídeo ou uma ação adiante para o seu grupo de amigos.

O conceito surgiu em 1997, quando o estudante Tim Draper, da Havard Business School, usou “marketing viral” para definir uma ação da Hotmail que usava anúncios da própria empresa em todos os e-mails enviados.

Após ficar intrigado com essa técnica de propaganda gratuita, o jovem escreveu um artigo sobre o assunto. Porém, o termo só se popularizou anos mais tarde, com o crescimento das redes sociais.

A principal ideia dentro de uma campanha de marketing viral é produzir um conteúdo que seja atrativo e interessante o suficiente para se popularizar dentro de um determinado grupo ou público-alvo. A partir disso, a mensagem começa a ser espalhada por meio do famoso “boca a boca” até viralizar.

Quais os benefícios dessa estratégia?

Prática cada vez mais comum atualmente, o marketing viral traz diversos benefícios para as marcas e tem sido cada vez mais usado em determinados mercados, como música e entretenimento. A seguir, listamos algumas das principais vantagens dessa estratégia.

Baixo custo de investimento

Quando bem executada, uma estratégia de marketing viral tem baixo custo de investimento. Isso porque, além do orçamento de produção, não é preciso gastar quase nada com divulgação.

As redes sociais se encarregam de viralizar o conteúdo gratuitamente e, na maioria das vezes, essas campanhas alcançam resultados ainda melhores do que as milionárias campanhas publicitárias tradicionais.

Porém, para que isso funcione na prática, é preciso investir muito esforço e criatividade para produzir um conteúdo de qualidade, capaz de contagiar o público.

Maior alcance da marca

O marketing viral é uma ótima oportunidade para aumentar a exposição da sua marca na web. Esse tipo de estratégia tem um alcance orgânico muito grande e essa pode ser a oportunidade ideal para atingir novos grupos de potenciais clientes.

Além de posicionar positivamente a sua marca na mente do consumidor, ainda é possível se destacar no seu segmento de atuação. Para isso, é importante oferecer um conteúdo relevante, que vale a pena recomendar aos amigos.

Feedback imediato

As redes sociais são plataformas que permitem um feedback em tempo real das suas ações. Seja a partir de indicadores simples, como o número de curtidas, seja a partir do alcance e do tempo de visualização, você consegue acompanhar se a sua campanha está realmente se transformando em um viral.

Independentemente de um retorno positivo ou negativo, a verdade é que o marketing viral faz com que muitas pessoas falem da sua marca. Assim, é preciso estar sempre atento à resposta do público, de forma a evitar o efeito contrário do esperado nos seus conteúdos.

Maior engajamento

Além da popularidade, uma campanha de marketing viral é capaz de gerar mais interações e, consequentemente, um maior engajamento do público com a sua marca. E é esse um dos principais objetivos dessa estratégia.

Se o seu conteúdo não for capaz de engajar o público, dificilmente, ele será compartilhado. No lado oposto, quando o público é estimulado a interagir, ele se torna mais receptivo à sua marca no futuro.

Como utilizar na empresa?

De nada adianta conhecer todos os benefícios de uma estratégia se você não souber como colocá-la em prática, não é mesmo? Pensando nisso, listamos as principais dicas para utilizar o marketing viral no seu negócio. Confira abaixo!

Conheça bem o seu público-alvo

Quando falamos em uma campanha de marketing viral, é normal que o conteúdo atinja um público muito variado. Apesar disso, é preciso ter sempre em mente que ela precisa ser criada e divulgada, inicialmente, tendo como base as personas da sua marca.

Conhecer o seu público-alvo é o primeiro passo para uma campanha de sucesso. Afinal, é ele quem vai dar o impulso inicial para que o seu conteúdo viralize na web. Por isso, na hora de criar uma ação, é preciso levar em consideração o perfil do seu cliente, seus gostos, interesses e preferências.

Invista em um conteúdo fácil

No marketing viral, é fundamental investir em um conteúdo que seja de fácil entendimento e acesso. Essa não é a hora de dificultar a vida do usuário com formulários ou "textões". Quanto mais simples forem a visualização e o compartilhamento, melhor para a sua estratégia.

Atualmente, é muito comum encontrar as marcas apostando cada vez mais em conteúdos audiovisuais para viralizar. Os vídeos, por exemplo, têm um ótimo alcance e podem ser acessados facilmente em qualquer dispositivo. Vale a dica para o seu negócio!

Utilize os canais de massa

Canais de massa, como as redes sociais, são os mais indicados para divulgar a sua campanha de marketing viral. Afinal, de nada adianta você criar um conteúdo incrível se ele está escondido no seu site e limitado a um número reduzido de usuários.

O YouTube se tornou o queridinho quando falamos nesse tipo de estratégia. Isso porque é possível subir o seu vídeo nessa plataforma e compartilhá-lo de forma rápida e fácil em sua página nas principais redes sociais, como o Facebook e o Instagram, e até mesmo em aplicativos de conversa, como o WhatsApp.

Não tenha o produto ou serviço como prioridade

Por último, mas não menos importante: quando uma ação de marketing viral é criada, é preciso ter sempre em mente que o foco central do conteúdo não é o produto ou serviço que a sua marca oferece. Muitas vezes, eles não são nem citados, ou são itens secundários da mensagem.

O objetivo de uma estratégia viral é envolver, impactar e chamar a atenção do público para o conteúdo de uma forma geral, sem relacioná-lo com nenhum tipo de venda ou forçar a compra de algo. Por isso, esteja atento a todas as etapas da criação e certifique-se de que sua campanha está adequada.

Agora que você já sabe o que é marketing viral e como ele pode beneficiar o seu negócio, está esperando o que para colocar essa estratégia em prática? Confira nosso próximo artigo e descubra 8 maneiras de engajar o seu público com um conteúdo!