O ROI é uma das métricas fundamentais, amplamente utilizado por profissionais de marketing digital para avaliar o sucesso de suas estratégias. Trata-se de uma ferramenta que permite obter dados precisos sobre o quanto um investimento gera em valores tangíveis, ou seja, em termos financeiros.

Já não é de hoje que, em marketing, não se pode controlar o que não se mede. Sendo assim, todo investimento implica um retorno, que deve ser medido periodicamente. É um pouco diferente, por exemplo, de um valor investido em uma aplicação financeira “a perder de vista”.

Em se tratando de ações de marketing, o tempo é um fator decisivo. Por isso, o Retorno sobre o Investimento (ROI) deve ser aferido a tempo de tomar decisões sobre o resultado. Veja, na sequência, o significado, as razões para utilizar e como aplicar o ROI em todas as suas atividades.

O conceito de ROI

Todos nós, até mesmo de forma inconsciente, fazemos uma compra ou pagamos por uma mercadoria tendo em vista o que teremos de benefício. Seja o prazer de ter uma peça de roupa nova, o ganho de tempo proporcionado por um veículo ou a segurança de uma casa, não há quem abra a carteira sem ter pelo menos uma ideia do que terá em troca.

Com o ROI, esse princípio meio inconsciente nas relações de consumo é igualmente aplicado, mas de forma mais precisa. Dessa forma, sua empresa é capaz de saber o que dá retorno, e, além disso, em quanto tempo esse retorno é percebido.

O fator tempo é, na verdade, imprescindível para que o cálculo do ROI forneça dados relevantes. Por exemplo, se sua empresa investe em uma campanha de anúncios no Google, espera que ela gere resultados em, pelo menos, um mês, certo?  

É esse o conceito a ser considerado sempre que você utilizar o cálculo para medir o retorno de seus investimentos. Afinal, se há uma verdade inquestionável nos negócios é que tempo é dinheiro.

A importância de medir

Deve-se também considerar que essa é uma métrica que cai como uma luva para ações de marketing digital. Embora possa servir para medir o sucesso do marketing offline, é fato que o cálculo do Retorno sobre o Investimento tornou-se um “queridinho” dos profissionais da segmento online.

No digital, as ações podem gerar resultados diferentes, conforme as personas definidas ou o nicho de mercado explorado. Medindo o retorno, você terá respostas para questões-chave, ou seja, decisivas para o rumo de suas atividades. Algumas das mais relevantes são:

  • de onde vem a maior parte do lucro?
  • que canais são mais efetivos e geram melhores resultados?
  • a performance das campanhas de marketing está correspondendo às expectativas?
  • o setor de vendas está funcionando bem ou não?
  • as políticas de atendimento têm gerado retorno?

Como o cálculo deve ser feito

Sabendo da sua importância e a que tipo de questões o cálculo do Retorno sobre o Investimento responde, você pode aplicar a fórmula com mais propriedade. Ela consiste em:

ROI = (Receita – Investimento / Investimento) x 100

Nesse caso, receita é tudo que você percebe como entradas financeiras em função de vendas, e investimento é o valor que sua empresa aplicou com objetivo de gerar lucro. Assim, vamos considerar uma empresa que investiu R$ 500,00 em uma campanha de anúncios que gerou receita de R$ 1.500,00.

ROI = (1500 – 500 / 500) x 100

ROI = 2 x 100

ROI = 200%

Isso significa que, para cada real investido, sua empresa faturou 2. Evidentemente, o valor bruto deve ser considerado em função do tempo. Por exemplo, um ROI de 200% pode ser muito bom para um mês, mas para um ano talvez não represente um retorno tão bom. Como vimos no início, o fator tempo é decisivo; logo, você deverá ponderar o resultado do cálculo do retorno considerando sempre sua relevância ao longo de um período.

Então, está pronto para medir o sucesso de suas atividades com mais precisão? Se tiver dúvidas ou quiser acrescentar algo, fique à vontade, deixe um comentário!