As estratégias de marketing digital se tornaram essenciais para qualquer empresa que queira expandir seu negócio e as redes sociais têm um grande papel nisso. Por isso, é muito importante que os profissionais saibam como criar uma página no Facebook para atrair novos clientes e divulgar seus serviços e produtos.

No primeiro momento, pode parecer uma tarefa complicada criar uma fanpage, mas fique tranquilo. Basta seguir todas as nossas indicações sobre personalização de foto e capa, inclusão de informações sobre a empresa e criação de novos conteúdos para facilitar o seu trabalho.

Neste post vamos mostrar um passo a passo de como criar uma página empresarial no Facebook. Confira!

Escolha uma classificação

O primeiro passo é fazer o login com a sua conta pessoal no Facebook. Acesse a área de páginas no menu da esquerda e clique em “Criar Página”.

Em seguida, você será direcionado para uma área em que terá que selecionar qual a categoria do seu negócio. Isso serve para a correta indexação da página e, caso faça uma escolha errada, você poderá alterar futuramente.

Veja, a seguir, as opções de categoria disponíveis e descubra qual se encaixa com a sua empresa.

Negócios Locais ou Local

Essa é uma opção para quem administra um negócio pequeno, de abrangência local ou pequenos empresários que têm um negócio próprio que ainda não foi expandido. Ela é indicada para estabelecimentos como mercearias, escritórios de advocacia, bares, entre outros. Mas não confunda com uma empresa pequena, já que há uma outra categoria para isso.

Empresa, Organização ou Instituição

Essa categoria é indicada para todos os profissionais que têm empresas de pequeno, médio e grande porte atuantes no mercado. Além disso, a classificação também serve para ONGs (Organizações Não-Governamentais) e partidos políticos.

Marca ou Produto

Já essa opção serve para páginas no Facebook de serviços ou produtos específicos. Ou seja, caso uma empresa tenha criado um produto e queira divulgá-lo com ações e conteúdos personalizados, essa categoria é a mais indicada.

É como se uma empresa do setor de alimentos quisesse criar uma página específica para uma nova sobremesa ou um achocolatado, por exemplo.

Artista, Banda ou Figura Pública

A categoria “Artista, Banda ou Figura Pública” é indicada para quem é um músico, artista, figura pública ou tem uma banda e deseja compartilhar conteúdo sobre esses temas.

É importante tomar cuidado para não criar uma página sobre outros artistas sem a autorização deles, já que isso pode causar sérios problemas de direitos de imagem. Escolha essa categoria para divulgar apenas sua própria arte ou banda.

Entretenimento

A categoria Entretenimento é a opção mais adequada para livros de qualquer gênero, podcasts de empresas ou pessoas, canais de televisão ou qualquer outro serviço ou produto que possa ser considerado entretenimento no mercado.

Causa ou Comunidade

Essa opção é indicada para quem deseja criar uma página no Facebook para campanhas sociais, pedidos de doação e mobilização para ações sociais. Tome cuidado para não confundir com as ONGs e verifique o que mais se encaixa no seu caso.

Se você quer divulgar, por exemplo, uma feira de adoção de animais, essa é a categoria ideal.

Configure sua Página

Agora que você entendeu como funcionam as categorias, é hora de configurar a sua página. Acompanhe o passo a passo.

Inclua as informações sobre a empresa

Nessa seção você precisará colocar informações de, no máximo, 155 caracteres sobre a sua empresa. É como se você fosse explicar o que é o seu negócio para uma pessoa que não sabe absolutamente nada do que se trata. Seja descritivo, mas sucinto.

Além disso, você também verá um espaço para colocar o link do seu site corporativo ou blog.

Defina a foto de perfil e a capa

Uma página empresarial no Facebook precisa manter uma boa aparência, com um conteúdo de qualidade e postagens que chamem a atenção dos usuários. Além disso, é fundamental que a primeira impressão de um visitante na sua fanpage seja muito boa.

Para isso, escolha fotos de perfil e de capa que sejam atrativas e tenham a ver com o seu negócio.

Para o perfil, você pode escolher a logomarca da sua corporação ou uma imagem que simbolize o seu negócio.

Em relação à capa, defina uma imagem com dimensão 828 x 315 px, que tenha uma boa qualidade e que possa conter informações adicionais. Mas tome cuidado para não "poluir" a imagem com dados desnecessários.

Adicione aos favoritos

Essa etapa é simples e serve mais como uma maneira de ajudar na organização do seu feed. É possível adicionar a sua página ao menu de favoritos do Facebook, para que você tenha um acesso mais rápido.

Ou seja, quando acessar à rede social, sua página já estará aparente com muito mais facilidade.

Defina o público favorito da página

Essa seção é muito importante para a divulgação da fanpage e dos seus conteúdos. Neste momento, você terá que selecionar um público médio e que vai ter um papel muito importante na segmentação da página.

É muito importante que você conheça o usuário que você vai dialogar e o público que você quer alcançar com as suas publicações.

Nessa categoria, quanto mais específico você for, melhor vai ser para o seu negócio. Ou seja, caso você tenha um negócio local, é uma boa opção selecionar o seu bairro ou a sua cidade como lugares de preferência. Além disso, você terá que definir a idade média do seu público.

Adicione abas personalizadas

As abas personalizadas são uma ótima maneira de customizar a sua página no Facebook. Ela pode ser feita pelo iFrame, que são documentos HTML em outro documento HTML, ou seja, é como se o conteúdo do site da sua empresa fosse puxado para dentro da sua página no Facebook.

Essa funcionalidade pode ajudar seus usuários a acharem informações sobre seus produtos e serviços.

Defina os botões de CTA

Os CTAs (Call-To-Action) são chamadas visuais ou textuais que levem o usuário a realizar uma ação.

No caso do Facebook, o botão fica abaixo da foto de capa e tem as opções "fazer reserva agora”, “ligar agora”, “comprar agora”, “assistir ao vídeo”, “enviar e-mail", "fale conosco", "enviar uma mensagem", "cadastre-se", entre outros. Escolha o que vai facilitar o contato do usuário com a sua empresa ou produto.

Percebeu como criar uma página no Facebook é mais fácil do que parece? Apesar disso, é preciso se organizar para criar uma fan page que realmente seja benéfica para o seu negócio.

Busque conhecer muito bem a sua empresa, seus serviços, produtos e, principalmente, o tipo de público que você quer alcançar e interagir. Definindo sua persona, vai ficar mais fácil de personalizar as publicações.

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