O marketing digital trouxe diversas maneiras de fazer negócios. O e-mail marketing ganhou espaço e, aos poucos, foi se tornando uma das estratégias mais interessantes para se relacionar com clientes e prospects.

Houve um tempo em que profissionais e empresários acreditavam que a estratégia de e-mail marketing havia acabado e que essa técnica tinha morrido. No entanto, com estudos e análises, ficou claro que o e-mail marketing ainda é uma ferramenta potente e que, se feito com sabedoria, pode trazer resultados incríveis para a empresa.

Pensando nisso, explicaremos o que é uma campanha de e-mail marketing, quais tipos de e-mail existem e quais são os benefícios dessa prática. Continue a leitura!

O que é uma campanha de e-mail marketing?

Uma campanha de e-mail marketing é uma estratégia voltada para o disparo de e-mails, a fim de se relacionar com o consumidor ou prospect por meio de uma comunicação direta e efetiva.

As campanhas variam de acordo com os objetivos, assim como a quantidade de disparos. O ideal é conhecer o seu público e descobrir que tipo de linguagem, frequência de e-mails e informações ele mais consome. Com base nisso, é possível direcionar uma comunicação muito mais precisa por meio de e-mails estratégicos.

Quais são os tipos de e-mail marketing?

Dentro da estratégia de e-mail marketing, existem várias opções. De acordo com o seu objetivo, é possível traçar um plano de ação em que serão distribuídos, se interessante for, os quatro tipos de e-mail marketing.

E-mail comemorativo

O primeiro tipo de e-mail é o e-mail marketing de caráter comemorativo. Nessa modalidade, são enviados conteúdos que celebram o aniversário dos clientes e datas comemorativas em geral.

É uma excelente maneira de aumentar a interação com os clientes e prospects, além de oferecer descontos interessantes e manter o relacionamento ativo.

E-mail informativo

Os e-mails informativos são responsáveis pela comunicação com os leitores. Nesse momento, são enviadas informações institucionais, avisos, convites para eventos e outros detalhes que têm caráter unicamente informativo.

E-mail promocional

Os e-mails promocionais são utilizados para oferecer produtos e descontos para o público. São comuns em e-commerces para oferecer produtos, trabalhar casos de abandono de carrinho e divulgar promoções, por exemplo.

E-mail de relacionamento

Os e-mails de relacionamento ajudam a aumentar a confiança e a relação entre empresa e clientes. Eles podem ser trabalhados no pós-venda, para garantir que o consumidor ficará satisfeito e terá o suporte necessário.

No caso do marketing de conteúdo, por exemplo, esses e-mails também podem ser educativos: é o momento em que são trocados com conteúdos diversos, oferecendo artigos, e-books e outros materiais relevantes para essas pessoas de acordo com o seu momento da jornada de compra.

Como uma campanha de e-mail marketing pode ajudar sua empresa?

O investimento em e-mail marketing é capaz de trazer diversos benefícios para as empresas. Quando feito corretamente, ele pode aumentar a eficiência das ações, otimizar os resultados e melhorar o relacionamento com os consumidores.

Eficiência e segmentação

A comunicação eficiente é uma das características mais marcantes para as ações de e-mail marketing. Com uma ferramenta de automação, por exemplo, o processo de diálogo com os consumidores e leads é muito mais eficaz e segmentado.

É possível separar os clientes e leads por interesses, produtos e serviços, além de entender quais são as fases do funil em que cada um está e, com base nisso, estruturar uma comunicação projetada para ajudá-los nesses diferentes momentos.

Redução de custos

A redução de custos também é um dos maiores atrativos para as empresas que querem investir em campanhas de e-mail marketing.

Essa estratégia é capaz de tornar o investimento em marketing algo mais viável financeiramente, podendo ser utilizada por empresas de todos os portes.

Contato direto

Um outro benefício marcante das estratégias de e-mail marketing é o contato direto com o consumidor. Quando você recebe o endereço de e-mail de um cliente ou prospect, é um ato de confiança daquela pessoa para com a sua empresa e, por isso, é preciso que os disparos sejam feitos de forma estratégica e inteligente.

O e-mail é um contato direto com uma pessoa que tem interesse na sua empresa e nas soluções que você comercializa. Por isso, é preciso que a comunicação seja feita da melhor forma possível.

Facilidade de mensuração

A facilidade de mensuração de resultados é um outro aspecto que chama a atenção de muitos empreendedores. Com uma campanha de e-mail marketing, é possível visualizar quais foram os leads que abriram ou não a mensagem, quais clicaram nos links e quais converteram.

Essa mensuração fácil e prática ajuda a entender quais informações, chamadas e tipos de conteúdo são mais atrativos para o seu público, possibilitando que você seja cada vez mais preciso.

Relacionamento com leads

O relacionamento com os leads também é um benefício marcante. Como dito, a ação de e-mail marketing trabalha um contato direto com seus consumidores.

Por isso, o relacionamento com essas pessoas se torna muito mais prático e efetivo, podendo ser realizado em diversos momentos e de diversas maneiras, como com mensagens consultivas, suporte pós-venda, renovação de contrato e muito mais.

Alto ROI

Com baixo custo e um grande potencial de sucesso, a campanha de e-mail marketing comumente resulta em um retorno sobre o investimento positivo, o que a torna ainda mais atrativa para os empresários.

Nessa estratégia, talvez o maior investimento seja a ferramenta de automação, que auxilia no processo de comunicação diferenciado e preciso por meio da segmentação.

Como criar uma campanha de e-mail marketing?

Para criar uma campanha de e-mail marketing, é preciso atentar a alguns cuidados:

  • crie títulos chamativos que estimulem o clique;
  • garanta que os assuntos sejam do interesse do seu público;
  • não se esqueça de colocar um bom CTA;
  • tenha cuidado para não fazer disparos excessivos;
  • sempre mensure os resultados das suas campanhas de e-mail marketing;
  • faça testes de assuntos e CTAs;
  • sempre segmente sua base de e-mails.

Uma campanha de e-mail marketing bem elaborada, portanto, pode trazer benefícios incríveis para as empresas. Com uma boa segmentação, uma linguagem adequada e um funil bem elaborado, é possível conquistar bons resultados e um ROI positivo.

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