Com o desenvolvimento da internet e celulares cada vez mais acessíveis à população, as redes sociais ganharam uma importância muito grande para todos os tipos de negócios. No mundo, há cerca de 7,6 bilhões de pessoas e, desse total, mais de 3,1 bilhões (42%) são usuários ativos das mídias digitais, segundo relatório da Hootsuite, do We Are Social.

O Brasil é um dos que mais usam a internet. Atualmente, o país está em terceiro lugar em tempo de uso diário. São cerca de 9 horas e 14 minutos de uso, atrás apenas da Tailândia (9 horas e 38 minutos) e Filipinas (9 horas e 24 minutos).

Neste post, vamos mostrar o ranking das 7 mídias mais utilizadas no Brasil. Confira, a seguir, a rede social mais usada!

Facebook Messenger

O Messenger é a ferramenta de mensagens instantâneas do Facebook. Em 2011, as duas plataformas foram incorporadas e, em 2016, as duas foram separadas. O Messenger serve para que os usuários entrem em contato com seus amigos do Facebook e outros contatos de maneira rápida. Após a separação das duas ferramentas, passou a ser obrigatório o download dessa rede nos smartphones.

O Messenger começou como uma rede social que tinha o objetivo principal de enviar e receber mensagens instantâneas, mas evoluiu para um canal cujas empresas utilizam para melhorar o atendimento ao cliente. Várias corporações empregam chatbots para fazer a comunicação com os consumidores. No mundo, há cerca de 1,3 bilhão de usuários dessa rede social.

Twitter

O Twitter teve a sua popularidade e seu auge atingido em meados de 2009 e 2010. A rede social começou como uma plataforma para que os usuários postassem frases de até 140 caracteres. Com o passar dos anos, ela evoluiu, passou a permitir vídeos e, atualmente, algumas empresas até fazem transmissões ao vivo. No mundo, há cerca de 335 milhões de usuários, sendo 41 milhões no Brasil.

Essa rede social é muito utilizada como uma segunda tela para as pessoas. Ou seja, muitos usuários usam o Twitter para ver a repercussão de algum evento ao vivo, de uma partida de futebol, entre outros. Nos últimos anos, a plataforma voltou a ganhar popularidade porque políticos passaram a postar informações oficiais nela. As empresas podem utilizá-la para prospectar novos leads, divulgar produtos e passar informações.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social totalmente voltada para profissionais ou usuários que têm objetivos focados no mercado de trabalho. Em vez de amigos, o site encoraja as pessoas a terem conexões com outros colaboradores de diferentes áreas em todo o mundo. Nessa rede social, é possível escrever uma espécie de currículo, com todas as suas experiências e habilidades.

Estima-se que, no mundo, haja cerca de 303 milhões de usuários, sendo 45 milhões de brasileiros. Grande parte das empresas utiliza o LinkedIn para auxiliar o processo de recrutamento de candidatos, a troca de experiências de trabalho e as atividades relacionadas ao universo corporativo. Muitas corporações também usam o site para fazer anúncios de produtos, serviços e novas vagas de emprego.

Instagram

O Instagram é o queridinho das pessoas que gostam de tirar fotos e publicar em alguma plataforma. A plataforma foi uma das primeiras a ter o acesso exclusivo por celulares. Essa rede social tem o objetivo de facilitar o compartilhamento de fotos e vídeos entre os usuários. No mundo, a estimativa é de que haja cerca de 1 bilhão de usuários, sendo 50 milhões apenas no Brasil.

Em 2012, a rede social foi comprada pelo Facebook, em uma transação que custou cerca de 1 bilhão de dólares. Isso provocou diversas mudanças no Instagram, como a possibilidade de postar fotos em diferentes dimensões e a inclusão dos stories, que são publicações que ficam visíveis por 24 horas. As empresas podem utilizar a rede para divulgar conteúdos, engajar os clientes e agregar valor à marca.

YouTube

Atualmente, o YouTube é a maior plataforma de vídeos online. Estima-se que a rede social tenha mais de 1 bilhão de horas de visualizações por dia e 1,9 bilhão de usuários ativos. O site foi criado em 2005 e fez tanto sucesso que foi comprado pelo Google no ano seguinte, em uma transação que custou aproximadamente 1,65 bilhão de dólares.

O YouTube é uma plataforma que, se for bem utilizada, pode trazer grandes benefícios para as empresas. O site pode ser usado para mostrar dicas, informações e tutoriais sobre diversos assuntos. Consolidado como uma das redes mais populares do mundo, ele ainda dá a possibilidade de os youtubers ganharem dinheiro com a monetização de vídeos e a venda de anúncios.

WhatsApp

O WhatsApp é uma das redes sociais mais conhecidas e utilizadas em todo o mundo, principalmente no Brasil. O aplicativo de mensagens instantâneas é utilizado por praticamente qualquer pessoa que tenha um smartphone. Algumas operadoras de celular perceberam a importância dele e, nas vendas de pacotes de internet, oferecem o aplicativo com uso ilimitado, ou seja, sem gastar os dados.

No Brasil, há, aproximadamente, 120 milhões de usuários ativos do “zap zap”, como é carinhosamente chamado pelos brasileiros. Apesar de ser um aplicativo de mensagens instantâneas, ele oferece a oportunidade de os usuários criarem grupos para compartilharem informações, o que o caracteriza como uma rede social. No mundo, mais de 1,5 bilhão de usuários ativos utilizam o WhatsApp.

Facebook

Finalmente chegamos ao número 1 da nossa lista. O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil e no mundo. O site criado por Mark Zuckerberg, em 2004, conta com mais de 2,2 bilhões de usuários, sendo 129 milhões por aqui. Isso faz com que os brasileiros ocupem a terceira posição dos que mais utilizam a rede, atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos.

O Facebook é uma rede social com muitas funcionalidades e bastante versátil. As empresas podem utilizá-lo para anunciar produtos e serviços nas páginas exclusivas de seus negócios, promover anúncios patrocinados e realizar um atendimento melhor ao cliente. Quando se fala em marketing digital, é quase impossível não incluir o Facebook nessas estratégias.

Com o passar do tempo, as redes sociais vêm ganhando cada vez mais importância na vida das pessoas e no mundo corporativo. As empresas já perceberam como é fundamental estar presente em todas as plataformas para que a comunicação com os clientes seja feita com qualidade e rapidez.

O Facebook ainda segue como a rede social mais impactante no Brasil e no mundo, estando presente em 98% das empresas brasileiras. Porém, vimos o Instagram, o Twitter e o WhatsApp voltando a crescer cada vez mais no país.

E aí, gostou da nossa lista sobre as mídias digitais mais utilizadas no Brasil e no mundo? Descobriu qual é a rede social mais usada? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais para que seus contatos fiquem por dentro do assunto.