Entre os vários formatos possíveis para a produção de conteúdo, o infográfico está se tornando um favorito das empresas que desenvolvem uma estratégia de Marketing Digital.

Considerado um tipo de "material rico", o infográfico pode ser definido como um conteúdo sintético que utiliza-se de texto e imagens para transmitir informações pontuais. Alguns exemplos seriam: "as principais estatísticas de vendas do varejo no natal" ou "passo a passo para começar a investir na bolsa de valores". Por ser direto e ter um aspecto visual, ele agrada a audiência e funciona como uma boa isca para gerar mais leads.

Você sabe como fazer um infográfico? É preciso seguir sete etapas essenciais:

  • Definir os objetivos do material;
  • Desenvolver a mensagem principal;
  • Pesquisar as informações;
  • Elaborar os itens;
  • Escrever um rascunho;
  • Fazer os ajustes finos no texto;
  • Criar a arte.

Neste post, vamos explicar cada uma das etapas, com dicas para produzir o melhor conteúdo possível e captar a atenção da sua audiência!

1. Definir os objetivos do material

Produzir um infográfico sem definir objetivos é mais ou menos como se você saísse em uma navegação sem um mapa. Provavelmente vai girar em círculos, sem chegar a lugar nenhum.

Bom, a dica para definir os objetivos do material é pensar em duas dimensões diferentes.

A primeira dimensão é dos seus interesses. Dentro da sua estratégia de marketing, qual é o objetivo que esse infográfico deve ajudar a atingir? Nós já mencionamos que uma das alternativas é usá-lo como isca para gerar mais leads, mas você pode encontrar outras possibilidades.

A segunda dimensão é dos interesses da sua audiência, da sua persona. O que ela deve aprender com esse conteúdo? Qual problema ela deve resolver com as informações que você vai apresentar? Se não for possível identificar o valor que o infográfico vai gerar para quem ler, então, não existe um objetivo.

2. Desenvolver a mensagem principal

Seu infográfico precisa ter uma mensagem principal, em torno da qual ele vai ser construído. Isso ajuda a decidir quais informações vão entrar no infográfico, já que ele normalmente não é um conteúdo muito extenso.

Imagine, por exemplo, que uma empresa de softwares para controle de estoque quer fazer um infográfico com dados sobre os benefícios do uso de softwares nas empresas. Existem milhares de dados sobre esse assunto; alguns deles dizem respeito aos impactos financeiros, outros dizem respeito às melhorias em processos, outros dizem respeito ao aumento na produtividade, e assim por diante.

Essa empresa precisa saber qual será sua mensagem principal para, então, selecionar aquelas informações mais adequadas.

3. Pesquisar as informações

Como você acabou de ver, quando você desenvolve a mensagem principal do infográfico, torna-se possível limitar um pouco o conjunto de informações que vão ser usadas nele.

Porém, ainda tem mais algumas dicas importantes sobre esse assunto. A principal delas é lembrar que a qualidade das informações está diretamente relacionada com a qualidade do conteúdo.

Sempre que estiver lidando com dados, é necessário extraí-los de fontes confiáveis (e citar essas fontes no final do infográfico). Além disso, esses dados também devem ser recentes, atualizados e relevantes.

Por último, procure os dados mais próximos da sua persona. Por exemplo, se estiver fazendo um infográfico sobre tendências de empreendedorismo, é melhor citar dados do Sebrae do que de alguma agência americana, porque as tendências dos EUA podem não se aplicar à realidade do mercado brasileiro.

4. Elaborar os itens

Agora que você já tem as informações de que precisa, a próxima etapa de como fazer um infográfico é elaborar os itens que vão compor o conteúdo. Não confunda os itens com as informações que você pesquisou no item anterior; as informações ajudam a construir os itens, mas elas são apenas pequenos retalhos. É preciso elaborar os itens para costurar esses retalhos em um todo que faça sentido.

Por exemplo, se você estiver criando um infográfico sobre o sistema carcerário brasileiro, você pode mostrar tanto informações positivas quanto negativas sobre o assunto? Sim, pode, desde que a construção dos itens dê sentido para essa mistura. E lembre-se de que esse sentido é definido pela mensagem principal do conteúdo, que você desenvolveu lá na segunda etapa.

5. Escrever um rascunho

Não existe muito a dizer sobre essa etapa. A primeira vez que você escrever o infográfico sempre será apenas um rascunho. Ele nunca fica pronto "de primeira"; simples assim. A proposta é reescrever algumas vezes, tentando ser tão objetivo e focado na informação quanto possível.

6. Fazer os ajustes finos no texto

Depois de chegar a um bom resultado com seus rascunhos, provavelmente ainda será preciso fazer ajustes. O ideal é que cada tópico tenha aproximadamente o mesmo tamanho em texto. Então, se algum deles fugiu à média, para mais ou para menos, esse é o momento de corrigir.

Para os tópicos que ficaram muito curtos, você pode complementar com mais informações daquelas que você pesquisou na terceira etapa. Para os tópicos que ficaram muito longos, se não é mais possível enxugar o texto, reorganize a informação em dois itens diferentes.

7. Criar a arte

Sem a parte visual, não existe infográfico, não é mesmo? Então, criar a arte é uma etapa essencial de fazer um infográfico, ainda que seja a última.

Dois fatores devem ser observados. O primeiro é que a arte deve conversar com o texto. Um deve ser complementar ao outro. Isso é muito visível naqueles infográficos de passo a passo, em que a imagem ajuda o leitor a entender o que ele precisa fazer em cada etapa.

O segundo fator é a própria identidade visual da empresa. Se o infográfico é parte da sua estratégia de marketing digital, ele tem que seguir a mesma identidade visual usada em todos os outros elementos dessa estratégia. Portanto, não faz sentido querer usar cores ou fontes que não estão associadas com a empresa.

Essas são as sete etapas de como fazer um infográfico, que tem tudo para ser o maior sucesso com a sua audiência. Depois, não se esqueça de adotar as técnicas certas também para promover esse conteúdo, como colocar pop-ups no site ou divulgar nas redes sociais da empresa.

O que achou do processo de criação de infográfico? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta ou opinião nos comentários!