SEO local é toda otimização feita em uma página ou em um blog com o objetivo de facilitar que pessoas os encontrem em buscas numa determinada região. Dessa forma, os clientes encontram o que precisam nas proximidades e as empresas ampliam sua influência, graças à geolocalização.

Embora possa parecer o contrário, ao focar em estratégias para aumentar o alcance para apenas uma região, como o SEO local, sua empresa dá um salto de qualidade. Isso porque os algoritmos do Google estão privilegiando cada vez mais soluções próximas, tendo em vista o crescimento da busca mobile. Afinal, as pesquisas apontam que 86% dos usuários buscam os produtos que desejam comprar via smartphone.

Quer saber como aderir a essa estratégia? Então, acompanhe atentamente!

Produza um conteúdo local

Como você deve saber, o marketing de conteúdo tem como base as palavras-chave. Inseridas estrategicamente em artigos, descrições de vídeos e em outros tipos de publicações, funcionam como um ímã para atrair as pessoas que fazem buscas. Nesse aspecto, quando seus materiais são redigidos com palavras que remetam a uma localidade, enquadram-se em uma estratégia de SEO local.

Vamos supor que você tenha uma loja de calçados. Uma coisa é publicar, em um blog, textos com determinadas palavras-chave, como “calçados femininos” ou “tênis para corrida”. Outra é concentrar a produção em textos que usem alguns termos, como “loja de calçados centro de São Paulo” ou “tênis para corrida no Flamengo”.

Dessa forma, privilegie um conteúdo que faça sempre referência a um local. Quanto mais específicas forem as palavras-chave, melhor — ou seja, prefira aquelas do tipo “long tail”.

Boas posições na busca orgânica do Google também dependem da quantidade de backlinks relevantes que direcionam para sua página. Se esses links tiverem como origem negócios locais, melhor ainda. Os robôs do maior motor de busca do mundo são bastante diligentes quando varrem a Web em busca de sites que ofereçam soluções. Por isso, quando outras páginas vinculadas a uma certa região apontam para a sua, indicam que sua empresa é uma referência, portanto, tem autoridade local.

Esses backlinks, por sua vez, devem ser conquistados de maneira natural. Forçar a barra com flood de palavras-chave em sites de pouca credibilidade, além de não trazer resultados, expõe o seu próprio site a ser penalizado com perda de posições no SERP.

Crie uma página no Google Meu Negócio

Uma alternativa simples, prática e 100% gratuita para aumentar a visibilidade da sua página em buscas para uma região é montar um site na plataforma Google Meu Negócio. Perceba que, em geral, micro e pequenas empresas nem sempre investem em sites mais profissionais. O pessoal do Google percebeu essa demanda reprimida e lançou uma ferramenta para a criação simplificada de páginas.

Como vantagem, você ainda garante presença em resultados NET, aqueles em que aparece uma ficha resumida do negócio, com nome, endereço e telefone. Não se pode deixar de destacar, evidentemente, a total gratuidade desse recurso, que pode ser acessado até por leigos. Em poucos minutos, você terá um site simples, mas funcional e, não menos importante, pronto para aparecer com destaque por privilegiar o SEO local.

E aí, o conteúdo foi útil? Para ter acesso a artigos em seu feed, siga nossas redes sociais!