A automação de marketing tem como principal objetivo estreitar a relação entre a empresa e o cliente e agir de forma personalizada com os consumidores que interagem com você. Por isso, é fundamental saber quais são e como utilizar as melhores ferramentas de automação de marketing no seu negócio.

Uma das maneiras de fazer um atendimento personalizado é entendendo o estágio de venda em que o lead se encontra para poder apresentar, de maneira automatizada, as informações que serão úteis.

Neste post, vamos apresentar as vantagens das 7 melhores ferramentas de automação de marketing. Confira!

1. Mailchimp

O Mailchimp é uma das ferramentas gratuitas mais conhecidas e que proporcionam um grande número de funcionalidades. Com ela, é possível produzir campanhas altamente profissionais e personalizáveis. Além do plano grátis, há um plano Pro marketer, que disponibiliza outras funcionalidades para o seu trabalho e pode ultrapassar o valor de 5 mil dólares por mês.

Um dos pontos positivos do Mailchimp é a possibilidade de criar uma estratégia de e-mail marketing para as pessoas que não têm uma vasta experiência nesse tipo de trabalho. Para empresas iniciantes, essa ferramenta oferece um ótimo custo-benefício. Além disso, ela possibilita a criação de e-mails personalizados, segmentação de leads e criação de fluxos de nutrição.

2. Mautic

Para quem deseja investir em estratégias de Inbound Marketing, como criação de landing pages, lead scoring, integração com CRMs, monitoramento de contatos, plugins e integrações e plataformas de redes sociais, o Mautic é uma ótima opção. Essa ferramenta tem um baixo custo e proporciona diversas funcionalidades para os profissionais que trabalham com ela.

Uma dessas funcionalidades é a capacidade de disparar milhares de e-mails de marketing na mesma hora. Como o seu software tem o código aberto, um dos poucos investimentos que você precisará fazer é com a hospedagem ou caso queira fazer o disparo de mais de 100 mil e-mails durante o período de um mês.

3. Hubspot Marketing

A Hubspot é uma das empresas referências em Inbound no mercado. Ela já promoveu inúmeros eventos sobre o assunto e proporcionou a capacitação de milhares de profissionais em todo o país. Além disso, ela detém uma ferramenta chamada Hubspot Marketing, pensada para auxiliar na criação de estratégias em todas as etapas do Inbound Marketing.

A ferramenta tem diversos pacotes, desde os gratuitos até alguns que chegam a 2,4 mil dólares ao mês. A Hubspot Marketing proporciona um dashboard totalmente customizável de acordo com a preferência de cada cliente. Além disso, ela é ótima para quem tem uma grande quantidade de leads.

Essa ferramenta é boa para ser usada por quem já tem um conhecimento avançado de Inbound, já que vai ser possível aproveitar as ferramentas de lead scoring e os vários critérios para usos de fluxos de automação. A Hubspot também tem uma integração com o Wordpress, e tudo com o menor número de configurações técnicas possível.

4. RD Station Marketing

Concorrente direta da Hubspot, a RD Station Marketing está entre as ferramentas mais conceituadas e utilizadas no Brasil. Sua proposta é oferecer serviços que façam o seu negócio crescer cada vez mais. Os planos oferecidos vão do básico (R$ 369/mês) ao Enterprise (R$ 1.989/mês), além de cobrarem um valor à parte nas mensalidades por um pacote de implementação obrigatório.

Todas as funcionalidades de que uma equipe precisa para gerenciar estratégias de Inbound Marketing são oferecidas pela RD Station. Ela dá a possibilidade de fazer análises de SEO, o gerenciamento de leads, gestão de contatos e a condução de fluxos de nutrição por e-mail, com suporte lead tracking e lead scoring.

5. SharpSpring

A SharpSpring é uma ferramenta de automação criada no Brasil e que vem ganhando bastante popularidade nos últimos anos no mercado de marketing digital. Um de seus principais pontos fortes é a possibilidade de criação de fluxos de automação de e-mails de acordo com o comportamento do consumidor. Ela também possibilita abandonar o carrinho de loja online sem cobrar mais nada por isso.

Além disso, ela ajuda a integrar os softwares CRM da própria plataforma ou de outras, dando a oportunidade de alinhar as equipes de marketing e vendas da empresa. A SharpSpring dá suporte a praticamente todas as ferramentas para você implementar estratégias de Inbound Marketing no seu negócio.

6. LeadLovers

A LeadLovers é uma ferramenta que tem a capacidade de aumentar consideravelmente as vendas dos seus negócios por meio de uma gestão de automação de marketing eficiente. Ela tem um valor bem abaixo de suas concorrentes e planos que variam em decorrência do tempo de contratação do serviço.

A LeadLovers proporciona uma facilidade de contratação dos pacotes e oferece um editor de e-mail relativamente simples. É possível contratar seus serviços com um plano mensal e fazer um teste antes de adquirir a ferramenta por um tempo maior. Ela é muito boa para empresas que querem conseguir mais leads, engajá-los e mensurar os resultados obtidos.

7. Pipz

O Pipz é um software que ainda tem baixa popularidade no mundo, mas nem por isso fica muito atrás de suas concorrentes no mercado. Com essa ferramenta de automação de marketing, é possível organizar a jornada de compras e fidelizar o seu cliente, além de atuar ativamente nas vendas de seus serviços ou produtos.

Um dos pontos fortes do Pipz é a possibilidade de integrar o software ao WordPress e facilitar o gerenciamento das etapas de venda e marketing. Essa ferramenta tem todas as funcionalidades que suas concorrentes apresentam, com a vantagem de você poder solicitar uma demo antes da contratação.

Percebeu como é importante conhecer o mercado em que a sua empresa está inserida, conhecer as estratégias de marketing digital e, principalmente, as melhores ferramentas de automação? Antes de definir qual software você vai contratar no seu negócio, é fundamental entender quais são as suas necessidades e qual ferramenta poderá supri-las. Não escolha o serviço pelo preço ou pela fama, mas opte pelo que mais vai auxiliá-lo no mercado.

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