O marketing digital trouxe várias oportunidades para as empresas. Um dos benefícios mais marcantes é a possibilidade de conversar diretamente com o seu público, permitindo um diálogo bilateral e cheio de informações valiosas.

Afinal, quem melhor do que o seu consumidor para dar feedbacks e dizer o que espera da sua empresa?

Com essa proximidade, surgiram diversos canais de comunicação — entre eles, o Twitter. O uso de Twitter para empresas se tornou uma tendência muito forte, uma vez que é possível ter um contato próximo com seu público, solucionar problemas e até ficar de olho em novas oportunidades de negócio.

Quer aprender mais sobre o tema e ficar por dentro de todos os benefícios dessa plataforma? Continue a leitura.

O que é e como funciona o Twitter para empresas?

O Twitter é uma plataforma denominada microblogging, em que os usuários têm um espaço de escrita de, no máximo, 280 caracteres por publicação.

Nessa ferramenta, é possível se comunicar com o seu público por meio dos chamados tweets, que comportam os formatos de texto, imagens, vídeos e gifs.

No Twitter, o fluxo de comunicação é contínuo e aparece em ordem cronológica. Isso significa que os seus tweets precisam ter o timing correto porque, em poucas horas, as mensagens já não estarão mais em uma posição privilegiada da timeline dos seus seguidores.

O lado bom é que a ferramenta oferece um registro público de todas as suas interações e atualizações, permitindo que as conversas e mensagens sejam acessadas sempre que necessário por meio do Search.

Como usar a plataforma e engajar os clientes?

O Twitter, assim como as demais redes sociais, surgiu para estimular o engajamento entre empresa e clientes, permitindo uma comunicação muito mais rica e direta.

Para fazer bom uso dessa ferramenta, portanto, é preciso atentar a alguns detalhes, fundamentais para o sucesso da sua estratégia de marketing digital. Veja!

Faça uma postagem de tamanho adequado

Uma das características mais marcantes do Twitter é sua comunicação mais leve, com menos informação e muito mais agilidade. Como mencionamos, as publicações têm um tamanho máximo de 280 caracteres, o que torna o diálogo mais rápido e simples.

Além disso, a rede tem uma grande abertura para o uso de uma comunicação mais informal, caso seja do interesse da sua empresa.

Nessa plataforma, os memes reinam e os usuários apresentam uma tendência maior a engajar com essas publicações, o que pode aumentar o alcance da sua marca.

O ideal, no entanto, é fazer uso de memes que realmente façam sentido para o seu negócio, garantindo que aquele diálogo não ficará “forçado”.

No caso de empresas com uma abordagem mais séria, a rede também tem espaço para a comunicação mais tradicional. O ideal, portanto, é entender o perfil do seu público e com que tipo de conteúdo ele se envolve mais.

Interaja com seu público

Uma das vantagens do Twitter para empresas é a possibilidade de interagir de forma rápida e simples com o seu público, permitindo uma aproximação dessas pessoas.

Utilize hashtags interessantes para garantir que o alcance dos seus tweets aumente. Dessa forma, você conseguirá atingir outros perfis além dos seus seguidores, permitindo inclusive que essas pessoas tomem conhecimento da sua empresa e da mensagem que você está passando.

Sempre que um usuário mencionar a sua empresa, perguntar alguma coisa ou fazer um comentário a respeito do seu negócio, não deixe de responder e garantir um diálogo enriquecedor.

Analise os feedbacks dos seus consumidores

O Twitter é uma rede social na qual as pessoas tendem a expressar sua opinião sobre produtos e serviços abertamente. Sendo assim, uma das estratégias mais importantes do uso dessa plataforma é a mensuração e análise dos feedbacks dos seus consumidores.

Existem plataformas que permitem que você receba notificações sempre que uma pessoa mencionar sua empresa, mesmo sem marcar o seu perfil.

Dessa forma, você conseguirá chegar a esse consumidor muito mais rápido, ajudando-o a resolver possíveis problemas, tirar dúvidas e, claro, agradecer pelo feedback que está ali exposto.

A análise atenciosa e estratégica desses feedbacks pode ajudar a identificar oportunidades de negócio e melhorias dentro da sua empresa, fazendo com que você se adapte às necessidades do seu público, reforce seu diferencial competitivo e se destaque da concorrência.

Fique de olho nos melhores horários para postar no Twitter

Assim como outras plataformas, o Twitter tem uma lista de melhores horários para publicações. A média é de que as interações são maiores entre 13h e 15h, de segunda a quinta feira.

No entanto, cada empresa tem um público e, para descobrir quais são os melhores momentos para o seu negócio, é preciso fazer testes e encontrar os picos mais interessantes para a sua empresa.

Para realizar esse teste, experimente publicar a mesma informação em horários distintos, analisando como é a sua audiência nesses diferentes períodos.

Analise a quantidade diária de publicações

Apesar de permitir uma comunicação muito mais fluida e rápida, o Twitter também exige uma atenção em relação à quantidade de publicações diárias.

A média considerada uma boa prática é de 14 publicações por dia, evitando sempre que possível não ultrapassar uma publicação por hora durante a semana. A média aos fins de semana tende a cair para sete publicações diárias.

Esses números, como explicamos no tópico anterior, são referentes a uma média considerada boa prática.

No entanto, para saber exatamente como ajustar à sua realidade, é preciso realizar testes diversos e identificar as quantidades que fazem sentido para a sua empresa.

Fique de olho nas menções sobre a concorrência

Outra característica muito interessante do Twitter é a possibilidade de acompanhar de perto menções realizadas sobre a sua concorrência. Como mencionamos, algumas ferramentas permitem que você acompanhe palavras-chave específicas em tempo real.

Nesse sentido, supondo que você acompanhe o nome do seu concorrente, ao ver um cliente reclamando dos produtos ou serviços dele, você pode não só levantar informações estratégicas para a sua empresa, como também tentar captar esse cliente por meio de um diálogo consultivo e leve.

O Twitter para empresas traz diversos benefícios e, se usado corretamente, pode fazer a sua empresa melhorar consideravelmente o relacionamento com os clientes, aumentando também o alcance da marca e os lucros do negócio.

Para aprender mais sobre redes sociais e como elas podem ser fundamentais no processo de aquisição de clientes e manutenção desse relacionamento, leia também nosso artigo Marketing de influência: o que é e como pode ajudar a sua empresa.