O mercado evoluiu e, devido a essa transformação, apareceram várias empresas com soluções semelhantes, dando ao consumidor cada vez mais opções de escolha. Por isso, para que a sua empresa consiga a notoriedade que merece, é preciso inovar nas estratégias, garantindo que os resultados alcançados sejam os melhores possíveis.

Pensando nisso, alguns negócios começaram a investir em uma estratégia chamada vendarketing, que promete transformar a forma de fazer marketing e vendas, aumentando as vendas e conquistando cada vez mais clientes.

Se o seu objetivo é transformar seu negócio em um sucesso, reduzindo as objeções de compra e aumentando as taxas de conversão, este artigo é para você.

Continue a leitura para entender mais sobre a estratégia, seus benefícios e como aplicá-la na sua empresa.

Afinal, o que é vendarketing?

O vendarketing é a junção das equipes de marketing e vendas. Essa estratégia busca otimizar os resultados das duas equipes e estimular o trabalho em conjunto, garantindo que os objetivos da empresa sejam alcançados dentro do prazo estipulado.

Nesse contexto, a sua empresa terá os dois times trabalhando juntos, com metas coletivas para garantir que o trabalho esteja alinhado.

Você conhece os benefícios?

O vendarketing traz diversos benefícios para as empresas. Essa estratégia, que consiste na união de dois times muito importantes para os negócios, é capaz de resolver os grandes questionamentos de todos os empresários, ajudando-os a otimizar os resultados e aumentar os lucros do negócio.

1. Alinhamento da estratégia

O primeiro grande benefício é o alinhamento das estratégias de marketing e vendas.

Esses dois setores são complementares e, ao trabalharem em conjunto, podem auxiliar a empresa na conquista dos objetivos comerciais, aumentando a lucratividade e garantindo a satisfação dos clientes com uma comunicação mais assertiva, bem como um atendimento mais elaborado.

2. Aumento da taxa de conversão

Com a união das duas equipes, é possível aumentar as vendas.

Imagine que o seu time de vendas passa por diversas dificuldades no momento da compra, como objeções que atrapalham a conversão em vendas.

Por ser a linha de frente no contato com os clientes, o time de vendas passa essas dificuldades para o time de marketing, que agora trabalhará uma comunicação mais assertiva, batendo nesses pontos que dificultam o processo de compra, e aumentando as taxas de conversão.

3. Redução das objeções de compra

Como explicado, por meio de um bom trabalho do time de marketing, que vai considerar as observações levantadas pela equipe de vendas, ocorre uma educação cada vez maior no mercado, preparando os seus clientes para o momento de compra.

Ao reduzir as objeções de compra, o time de vendas pode ser mais efetivo e consultivo no dia a dia, favorecendo inclusive a fidelização dos clientes.

4. Aumento da rentabilidade da empresa

E, claro, como resultado de todos os benefícios citados, a maior vantagem do aumento da rentabilidade da empresa. Ao reduzir as objeções de compra e desenvolver uma comunicação muito mais efetiva com os clientes, a sua empresa pode não só se tornar uma referência no mercado, como também um verdadeiro sucesso.

Como funciona na prática?

Para colocar o vendarketing em prática, é preciso ter atenção nos detalhes. Por se tratar da junção de setores da empresa, existem alguns cuidados necessários para garantir que ambas as partes estejam de acordo e devidamente esclarecidas com relação ao que precisa ser feito e quais os objetivos com o trabalho.

1. Crie um SLA

O SLA, Service Level Agreement, é um documento que auxilia na união de diferentes departamentos que passam a trabalhar em conjunto.

Neste material, serão definidas as ações de cada time, as obrigações conjuntas, as metas e métricas a serem acompanhadas e todas as informações relevantes capazes de tornar a comunicação cada vez mais transparente e assertiva.

2. Promova reuniões que envolvam as duas equipes

O segundo passo é promover reuniões capazes de envolver as duas equipes. Nesse momento, você vai deixar que os times falem sobre suas maiores dores e dificuldades no dia a dia, para entender onde esses pontos acabam convergindo e como estruturar um plano de ação que otimize a performance e o resultado das duas equipes.

Essa reunião também ajudará a ter insights interessantes, uma vez que os resultados dos trabalhos de ambas equipes interferem diretamente no objetivo geral da empresa.

Por isso, é interessante que esse momento de conversa seja uma área neutra, na qual o brainstorm pode acontecer de forma fluída e tranquila.

3. Crie metas em conjunto

Com o alinhamento das ações de vendas e marketing, o vendarketing permite a criação de metas em conjunto para essas equipes. Isso significa que, de maneira direta, as atividades de cada um dos times influenciam nos resultados de ambos, estimulando inclusive maior dedicação das equipes no trabalho em conjunto.

4. Defina os papéis de cada time

Mesmo que as metas sejam em conjunto, é preciso definir quais serão os papéis de cada time, e como serão as rotinas internas para garantir a otimização dos resultados. É preciso que cada uma das equipes saiba claramente quais são suas tarefas no dia a dia, além de terem uma rotina bem definida de alinhamento.

Crie, também, a possibilidade de tirar dúvidas e fazer pequenos realinhamentos diariamente, caso os colaboradores julguem necessário.

Como é o profissional dessa área?

Para ser um profissional de marketing ou de vendas que integre as duas áreas, é preciso desenvolver algumas habilidades.

A primeira delas é a capacidade de trabalhar em equipe. Times diferentes possuem visões diferentes sobre os mais diversos assuntos e, por isso, ser capaz de analisar e entender cada uma delas é fundamental.

Uma outra característica que merece ser considerada é a organização. O profissional que trabalhará em vendarketing precisa ser organizado para conseguir analisar tantas tarefas de diferentes setores.

Essa é uma estratégia extremamente eficiente, quando feito corretamente. Ao reduzir as objeções de compra, é possível melhorar os números da empresa, diminuir os esforços do time de vendas e aumentar a lucratividade do negócio.

O segredo para uma boa estratégia é manter as duas equipes alinhadas, com uma comunicação transparente e assertiva. Feito isso, você estará no caminho certo.

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