O que a sua empresa faz para melhorar os resultados das estratégias de marketing? Com o aumento da concorrência e as mudanças de comportamento dos consumidores, é preciso ter estratégias diferenciadas para garantir que você realmente está se comunicando com o cliente, reforçando seu diferencial competitivo e elevando as chances de fechar negócio.

Uma tendência que está chegando às empresas é o vendarketing, uma estratégia que une as equipes de vendas e marketing para garantir o alinhamento da estratégia e a redução das objeções de compra. Quer aprender mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

O que é vendarketing?

O vendarketing é uma estratégia de gestão de empresas que permite a união das equipes de vendas e marketing por um objetivo comum: o aumento das vendas.

Nesse momento, são analisados os números de vendas, as objeções enfrentadas pela equipe e as maiores dificuldades no momento de concluir a transação. Do outro lado, também é analisado o trabalho do time de marketing, para entender quais ações estão sendo executadas para garantir que o usuário chegue mais preparado ao momento de compra.

A ideia é que as estratégias fiquem cada vez mais alinhadas, fazendo com que o time de marketing trabalhe justamente nas maiores dificuldades do time de vendas, evitando que os clientes tenham muitas objeções de compra na hora de fechar negócio.

Quais são os benefícios do vendarketing?

Com a interação entre os dois times, é possível conquistar vários benefícios para o dia a dia da empresa. As estratégias alinhadas trazem resultados muito favoráveis e, por isso, tornam-se tão interessantes.

Aumento das taxas de conversão

O primeiro resultado marcante das ações de vendarketing é o aumento das taxas de conversão. Isso acontece porque, quando o time de marketing começa a trabalhar diretamente nas objeções de compra dos clientes, os consumidores chegam mais preparados para o momento de compra, aumentando, assim, as taxas de conversão.

Melhora do relacionamento com os clientes

Com um time de marketing focado no cliente e uma equipe de vendas que não tem tantas objeções de compras para lidar no dia a dia, é possível melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar a retenção desse público.

Isso acontece porque, quando o cliente está pronto para a compra, graças às estratégias de marketing, o time de vendas tem tempo para ser mais consultivo e criar um atendimento diferenciado e focado nos consumidores, o que aumenta a simpatia do público pela empresa e melhora o relacionamento com os clientes.

Redução das objeções de compra

Um dos maiores desafios do time de vendas é a redução das objeções de compra. Afinal, muitos consumidores podem chegar ao momento da venda ainda despreparados, cheios de dúvidas e desafios, até finalmente fecharem negócio.

Por isso, quando o vendarketing é colocado em prática, o time de marketing fica responsável por criar uma comunicação capaz de preparar esses consumidores para o momento da compra, reduzindo as objeções e aumentando a conversão ao fim da jornada.

Aumento da lucratividade do seu negócio

Com a redução das objeções de compra e o aumento da conversão, a lucratividade do negócio também é elevada. O segredo para manter bons números é garantir a otimização dos processos diariamente, entendendo quais são os desafios que as equipes enfrentam todos os dias e como resolvê-los com praticidade e eficiência.

Como aplicar o vendarketing na sua empresa?

Agora que você conhece os benefícios do vendarketing, é hora de aprender a aplicá-lo na sua empresa. Com muito cuidado e atenção, o vendarketing unirá as equipes e transformará as metas e os objetivos individuais de cada time em algo completo, complexo e compartilhado, de modo que as duas equipes realmente trabalharão em conjunto para conquistar os resultados esperados.

Mensure os resultados de vendas e marketing

O primeiro passo é criar uma rotina de mensuração de resultados, tanto de marketing quanto de vendas. Nesse momento, é preciso analisar o cenário atual da empresa e identificar quais são as maiores dificuldades de cada time e se as equipes estão conseguindo conquistar as metas pré-definidas para cada uma delas, individualmente.

Faça reuniões unindo as duas equipes

Abrir um espaço de conversa e compartilhamento de informações relevantes é fundamental. Por isso, realize reuniões envolvendo as duas equipes, garantindo que os profissionais trocarão informações sobre o dia a dia, as maiores dificuldades e, claro, insights para encontrar as melhores soluções para aperfeiçoar o rendimento no trabalho.

Essa interação ajudará não só na hora de definir metas, mas também no dia a dia de trabalho, quando as equipes podem trocar informações para garantir que os resultados esperados sejam alcançados da melhor forma possível.

Analise as dificuldades de cada time

Apesar de os dois times estarem envolvidos no processo de compra, cada um tem uma realidade diferente. Por isso, é preciso analisar as dificuldades de cada uma das equipes individualmente, para encontrar um modelo de trabalho que funcione para os dois grupos.

Descubra quais são as maiores necessidades de cada time, se os profissionais têm todas as ferramentas e a infraestrutura necessária para a realização de suas tarefas e o que pode ser otimizado para melhorar o dia a dia dos funcionários.

Elabore estratégias e metas em conjunto

Uma das ações que ajudam a manter a equipe unida é a possibilidade de elaborar estratégias e metas em conjunto, fazendo com que os dois times realmente estejam comprometidos com o objetivo geral da empresa. Nesse momento, ouça a realidade de ambos os times e encontre uma meta que realmente inclua as duas equipes da melhor forma possível.

Acompanhe as métricas juntas e separadamente, para descobrir em qual das equipes está a maior dificuldade e como otimizar essa estratégia nos próximos meses.

O vendarketing, portanto, é uma estratégia que vai além do time de marketing exclusivamente. Ele é a junção das equipes mais envolvidas com o processo de compra do cliente — os times de vendas e marketing — que, ao trabalharem juntos, permitem que os usuários estejam cada vez mais preparados para o processo de compra, aumentando as vendas e reduzindo a dificuldade da equipe comercial no dia a dia.

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