Muitos empresários se perguntam como aparecer em primeiro no Google e se esse investimento realmente traz resultados para a empresa. A verdade é que, para atrair cada vez mais pessoas para o seu negócio, você precisa ser visto. E qual a melhor forma de ser visto, se não quando os próprios usuários buscam por palavras-chave que se relacionam com seu mercado de atuação?

Pensando nisso, separamos algumas informações fundamentais para quem quer conquistar um lugar de destaque no Google e aumentar a rentabilidade do negócio. Quer aprender mais sobre isso? Continue a leitura e descubra como aparecer em primeiro lugar na pesquisa do Google e lucrar cada vez mais!

Por que estar na primeira página do Google?

Mas, afinal, por que tantas pessoas querem aprender a ter destaque nos resultados de pesquisa do Google?

A verdade é que, graças à internet, os comportamentos do usuário mudaram. Hoje, antes de fazer uma compra, é comum que realizem uma pesquisa para descobrir quais são as melhores opções do mercado, valores e outras informações referentes à essas dúvidas.

Por isso, se a sua empresa quer ter destaque e aumentar a competitividade de mercado, é preciso estar presente nos primeiros resultados de busca, onde comumente se concentram as maiores taxas de clique.

O que é SEO e como ele pode ajudar você a ranquear?

Se você está se perguntando “como colocar meu site no Google”, precisa conhecer o SEO.

A estratégia de SEO (Search Engine Optimization) visa transformar os conteúdos produzidos pela sua empresa em materiais otimizados, tanto para o usuário quanto para o Google.

Dessa forma, temos duas vertentes de SEO que precisam ser consideradas: tornar a experiência do usuário a melhor possível e seguir os padrões de exigência do próprio Google para se tornarem relevantes. Quanto mais relevante seu site for, maiores as chances de você conquistar boas posições no ranqueamento.

Por que conteúdo é tão importante para ranquear bem?

Dentre as diversas estratégias de como aparecer no Google, o conteúdo acaba se tornando uma das mais atrativas.

Isso acontece porque, quanto mais conteúdos diferenciados e de qualidade a sua empresa disponibiliza para os usuários, mais relevante sua empresa se torna tanto para o seu público quanto para os mecanismos de busca.

Assim, o Google passa a ver seu negócio como uma referência, uma vez que ele se dedica a produzir conteúdos especializados e diferenciados para seu público.

Como obter sucesso nas buscas do Google?

Chega de se perguntar “como fazer meu site aparecer no Google?”. É hora de colocar a mão na massa e estruturar uma boa estratégia de SEO para obter os resultados esperados. Conheça as 6 mais importantes maneiras de fazer isso!

1. Ofereça conteúdo de qualidade e otimizado

O primeiro grande diferencial que a sua empresa precisa ter é o oferecimento de conteúdos de qualidade, capazes de educar o mercado e melhorar o entendimento dos leitores a respeito daquele determinado assunto.

Nesse conteúdo, busque trabalhar a palavra-chave da melhor forma possível. Responda a todas as dúvidas do seu público sobre aquele assunto, usando tanto do recurso de texto como de vídeos e imagens explicativas.

Focar em estratégias de link building também é muito importante. Nesse momento, você deve fazer esforços para conseguir que sites relevantes para o seu público façam menção à sua empresa e, principalmente, direcionem um link para uma de suas páginas que contenha uma palavra-chave estratégica.

Esses links podem vir de forma orgânica, por causa de um conteúdo relevante e diferenciado produzido pela sua empresa. Outra forma de conquistá-los é entrando em contato diretamente com esses sites e blogs para perguntar se eles poderiam fazer essa menção, uma vez que você possui conteúdos relevantes e complementares aos deles.

3. Expanda conteúdos já existentes

Expandir os conteúdos já existentes é fundamental. Muitas empresas possuem vários artigos disponíveis no blog, mas que não estão dando todo o seu resultado potencial.

Por isso, analise quais são os artigos em uma posição de ranqueamento não tão interessante e com baixo volume de cliques e expanda-os, tornando-os mais completos e mais atrativos para o usuário.

4. Conheça seu público

Conhecer o seu público também é um passo fundamental para melhorar os resultados da sua empresa, principalmente considerando as estratégias de SEO.

Nesse estudo, você aprenderá alguns fatores relevantes que vão guiar a sua produção de conteúdo nos próximos meses:

  • quais são as maiores dúvidas dos seus consumidores;
  • qual linguagem usar nos seus conteúdos;
  • quais os formatos de conteúdo mais relevantes para o seu público;
  • quais as objeções de compra do seu público.

5. Faça uma boa pesquisa de palavras-chave

Conhecer o seu público ajudará também a nortear a pesquisa de palavras-chave. Descubra quais são os termos de busca mais relevantes para o seu negócio, baseando-se não só nas pesquisas mas também no que as pessoas que você deseja atingir costumam buscar.

Trabalhe sinônimos e garanta que as palavras-chave escolhidas pelo seu negócio sejam estratégicas.

Essas palavras ajudarão a melhorar os resultados da sua empresa nos mecanismos de busca, uma vez que conteúdos relevantes sobre esses temas, com palavras-chave bem trabalhadas, ajudam o Google a identificar seu negócio como uma referência naquele assunto.

6. Crie uma rotina de mensuração

Ter uma rotina de mensuração é uma estratégia fundamental. De nada adianta fazer tantas ações se você não souber mensurar o que está trazendo resultado e o que está dando prejuízo.

Por isso, crie uma rotina, seja ela semanal, quinzenal ou mensal, para acompanhar os resultados que estão sendo alcançados pelas ações de marketing digital da sua empresa. Com isso, é possível descobrir quais conteúdos performam mais, quais estão performando no mesmo nível e em quais palavras-chave focar.

Com essas dicas de como aparecer em primeiro no Google, sua empresa poderá otimizar os resultados e atrair cada vez mais clientes para o negócio. O segredo de uma boa estratégia é realizar testes e descobrir quais são os tipos de conteúdo, palavras-chave e materiais que mais atraem seu público, aumentando seu alcance.

Para aprender mais sobre o tema e tornar sua empresa muito mais rentável, confira nosso artigo o que é SEO? e aprenda a aplicá-lo de forma muito mais completa no seu negócio!